Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antonio Paulo Duarte dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6309
Resumo: A procura por parte dos alunos com alguma deficiência sensorial às classes comuns do ensino regular tem aumentado cada vez mais. Entretanto, muitos professores não se veem preparados para receber esses alunos. Pior do que a apreensão de trabalhar com esses alunos é não ter comprometimento e acabar excluindo e marginalizando-os. Nesse trabalho buscamos traçar um quadro sobre as principais recomendações e/ou orientações para um ensino de Física inclusivo, com o intuito de tomá-lo como ponto de partida na proposição de recursos didáticos alternativos. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física na perspectiva da inclusão, nos principais veículos de divulgação dos resultados da pesquisa em ensino de Física (revistas e eventos nacionais). Além disso, descrevemos os principais aspectos que caracterizam as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica, bem como apresentamos as principais recomendações e orientações decorrentes da pesquisa em Ciências em prol da inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física. Configura-se como resultado dessa monografia a apresentação de dois kits experimentais que exploram com mais ênfase o tato e audição para a abordagem do tema Energia Mecânica. Apesar do potencial dos kits não ter sido avaliado quanto ao seu favorecimento à percepção e à compreensão do conteúdo científico por alunos cegos, entendemos que na escassez de recursos didáticos facilitadores para aprendizagem dos deficientes visuais, essa monografia apresenta contribuições
id UFF-2_55eda9be1b4749346ed300f3b3ec1f93
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6309
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de físicaFísicaInclusãoEnergiaKits experimentaisEnsino médioDeficiência visualEnsino de físicaEnergia (física)InclusãoPessoa com deficiênciaPhysicsInclusionEnergyExperimental kitsHigh schoolVisual impairmentA procura por parte dos alunos com alguma deficiência sensorial às classes comuns do ensino regular tem aumentado cada vez mais. Entretanto, muitos professores não se veem preparados para receber esses alunos. Pior do que a apreensão de trabalhar com esses alunos é não ter comprometimento e acabar excluindo e marginalizando-os. Nesse trabalho buscamos traçar um quadro sobre as principais recomendações e/ou orientações para um ensino de Física inclusivo, com o intuito de tomá-lo como ponto de partida na proposição de recursos didáticos alternativos. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física na perspectiva da inclusão, nos principais veículos de divulgação dos resultados da pesquisa em ensino de Física (revistas e eventos nacionais). Além disso, descrevemos os principais aspectos que caracterizam as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica, bem como apresentamos as principais recomendações e orientações decorrentes da pesquisa em Ciências em prol da inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física. Configura-se como resultado dessa monografia a apresentação de dois kits experimentais que exploram com mais ênfase o tato e audição para a abordagem do tema Energia Mecânica. Apesar do potencial dos kits não ter sido avaliado quanto ao seu favorecimento à percepção e à compreensão do conteúdo científico por alunos cegos, entendemos que na escassez de recursos didáticos facilitadores para aprendizagem dos deficientes visuais, essa monografia apresenta contribuiçõesThe demand from students with any sensory impairment to common regular education classes has increased more and more. However, many teachers are not prepared to receive these students. Worse than the seizure to work with these students is not having commitment and end up excluding and marginalizing them. In this work we seek to draw a picture on the main recommendations and/or guidelines for inclusive Physical education, with the aim at taking it as a starting point in proposing alternative teaching resources. To this end, we made a literature review on the Physics teaching in perspective of the inclusion, in the main vehicles for the dissemination of research results on Physics teaching (periodics and national events). In addition, we describe the main aspects that characterize the current trends for the Physics teaching in basic education, as well as present the main guidelines and recommendations arising from the research in science in favor of the inclusion of students with visual impairments in Physics classes. It appears as a result of this monograph the presentation of two experimental kits that explore with more emphasis on tact and audition for the approach to the topic mechanical energy. Despite the potential of the kits has not been evaluated as to its favoritism to the perception and understanding of the scientific content for blind students, we understand that the shortage of educational resources for learning facilitators for the visually impaired, this monograph presents contributionsAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, Eden VieiraVenezuela, Pedro Paulo de MelloSantos, Antonio Paulo Duarte dos2018-04-17T20:48:46Z2018-04-17T20:48:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6309openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T18:05:56Zoai:app.uff.br:1/6309Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:42.355113Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
title Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
spellingShingle Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
Santos, Antonio Paulo Duarte dos
Física
Inclusão
Energia
Kits experimentais
Ensino médio
Deficiência visual
Ensino de física
Energia (física)
Inclusão
Pessoa com deficiência
Physics
Inclusion
Energy
Experimental kits
High school
Visual impairment
title_short Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
title_full Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
title_fullStr Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
title_full_unstemmed Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
title_sort Energia mecânica e sua conservação: kits experimentais na perspectiva da inclusão de deficientes visuais em aulas de física
author Santos, Antonio Paulo Duarte dos
author_facet Santos, Antonio Paulo Duarte dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Eden Vieira
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Antonio Paulo Duarte dos
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Inclusão
Energia
Kits experimentais
Ensino médio
Deficiência visual
Ensino de física
Energia (física)
Inclusão
Pessoa com deficiência
Physics
Inclusion
Energy
Experimental kits
High school
Visual impairment
topic Física
Inclusão
Energia
Kits experimentais
Ensino médio
Deficiência visual
Ensino de física
Energia (física)
Inclusão
Pessoa com deficiência
Physics
Inclusion
Energy
Experimental kits
High school
Visual impairment
description A procura por parte dos alunos com alguma deficiência sensorial às classes comuns do ensino regular tem aumentado cada vez mais. Entretanto, muitos professores não se veem preparados para receber esses alunos. Pior do que a apreensão de trabalhar com esses alunos é não ter comprometimento e acabar excluindo e marginalizando-os. Nesse trabalho buscamos traçar um quadro sobre as principais recomendações e/ou orientações para um ensino de Física inclusivo, com o intuito de tomá-lo como ponto de partida na proposição de recursos didáticos alternativos. Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física na perspectiva da inclusão, nos principais veículos de divulgação dos resultados da pesquisa em ensino de Física (revistas e eventos nacionais). Além disso, descrevemos os principais aspectos que caracterizam as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica, bem como apresentamos as principais recomendações e orientações decorrentes da pesquisa em Ciências em prol da inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física. Configura-se como resultado dessa monografia a apresentação de dois kits experimentais que exploram com mais ênfase o tato e audição para a abordagem do tema Energia Mecânica. Apesar do potencial dos kits não ter sido avaliado quanto ao seu favorecimento à percepção e à compreensão do conteúdo científico por alunos cegos, entendemos que na escassez de recursos didáticos facilitadores para aprendizagem dos deficientes visuais, essa monografia apresenta contribuições
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-04-17T20:48:46Z
2018-04-17T20:48:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6309
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823562297704448