A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP], Correia, José Nivaldo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/7
http://hdl.handle.net/11449/134497
Resumo: This article is part of a study that seeks to understand the main barriers to the inclusion of visually   impaired   students   in   learning   Physics.   Analyzing  modern physics classes, we examine the difficulties in communication between teachers and visually impaired students. Our study emphasizes the analyses of empirical­sensory and semantic structures of speech, indicating factors that may hamper  students’ understanding in the classroom. We recommend alternative procedures that aim to facilitate the effective participation of students with visual impairment in the communication process, such as:  elimination of the interdependent   audiovisual structure and the exploration of the communicational potentialities of a speech based on empirical structures whose accessibility does not depend on visual skills.
id UNSP_5a29dcbd90b029780fae43b2766abcde
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134497
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física ModernaCommunication as a barrier to the inclusion of visually impaired students in Modern Physics classesCommunicationInclusionModern physicsPhysics teachingVisual impairmentDeficiência visualEnsino de físicaFísica modernaComunicaçãoInclusãoThis article is part of a study that seeks to understand the main barriers to the inclusion of visually   impaired   students   in   learning   Physics.   Analyzing  modern physics classes, we examine the difficulties in communication between teachers and visually impaired students. Our study emphasizes the analyses of empirical­sensory and semantic structures of speech, indicating factors that may hamper  students’ understanding in the classroom. We recommend alternative procedures that aim to facilitate the effective participation of students with visual impairment in the communication process, such as:  elimination of the interdependent   audiovisual structure and the exploration of the communicational potentialities of a speech based on empirical structures whose accessibility does not depend on visual skills.O presente artigo encontra­se inserido dentro de um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de física moderna, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico­sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que visam dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo, das quais se destacam: a destituição da estrutura empírica audiovisual interdependente e a exploração das potencialidades comunicacionais das linguagens constituídas de estruturas empíricas de acesso visualmente independente.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha SolteiraUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Nardi, Roberto [UNESP]Correia, José Nivaldo [UNESP]2016-03-02T12:57:00Z2016-03-02T12:57:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1-18application/pdfhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/7Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-18, 2010.1806-5104http://hdl.handle.net/11449/134497ISSN1806-5104-2010-10-02-01-18.pdf44499477834749453417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:08:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:11:41.977137Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
Communication as a barrier to the inclusion of visually impaired students in Modern Physics classes
title A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
spellingShingle A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Communication
Inclusion
Modern physics
Physics teaching
Visual impairment
Deficiência visual
Ensino de física
Física moderna
Comunicação
Inclusão
title_short A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
title_full A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
title_fullStr A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
title_full_unstemmed A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
title_sort A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna
author Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_facet Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
Correia, José Nivaldo [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
Correia, José Nivaldo [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Nardi, Roberto [UNESP]
Correia, José Nivaldo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
Inclusion
Modern physics
Physics teaching
Visual impairment
Deficiência visual
Ensino de física
Física moderna
Comunicação
Inclusão
topic Communication
Inclusion
Modern physics
Physics teaching
Visual impairment
Deficiência visual
Ensino de física
Física moderna
Comunicação
Inclusão
description This article is part of a study that seeks to understand the main barriers to the inclusion of visually   impaired   students   in   learning   Physics.   Analyzing  modern physics classes, we examine the difficulties in communication between teachers and visually impaired students. Our study emphasizes the analyses of empirical­sensory and semantic structures of speech, indicating factors that may hamper  students’ understanding in the classroom. We recommend alternative procedures that aim to facilitate the effective participation of students with visual impairment in the communication process, such as:  elimination of the interdependent   audiovisual structure and the exploration of the communicational potentialities of a speech based on empirical structures whose accessibility does not depend on visual skills.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:57:00Z
2016-03-02T12:57:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/7
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-18, 2010.
1806-5104
http://hdl.handle.net/11449/134497
ISSN1806-5104-2010-10-02-01-18.pdf
4449947783474945
3417921730250572
url http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/7
http://hdl.handle.net/11449/134497
identifier_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-18, 2010.
1806-5104
ISSN1806-5104-2010-10-02-01-18.pdf
4449947783474945
3417921730250572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129593978126336