Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Thayná Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673
Resumo: O presente trabalho refere-se a uma proposta didática utilizando-se de conceitos de mecânica e eletromagnetismo através da proposição de uma mini usina hidrelétrica. Além de propiciar um ambiente em que ocorra uma aprendizagem significativa, propõe também a argumentação em sala de aula. A análise de argumentos dentro de uma sala de aula de ciências pode ser uma atividade bastante complexa. Com o intuito de contribuir nesta análise, muitos pesquisadores utilizam um padrão. Criado por Toulmin, o modelo possui características que possibilita a organização das falas dos alunos e do professor em cada etapa do processo argumentativo, facilitando a investigação. A argumentação em sala de aula é um agente facilitador da aprendizagem significativa, como proposto por David Paul Ausubel, em 1963. O autor define a aprendizagem significativa como sendo um processo através do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica existente na estrutura cognitiva de quem aprende, chamada de “subsunçor”. Nos estudos de Araújo e Abib (2003) são destacados dois aspectos fundamentais sobre o uso das atividades experimentais: o estímulo à participação efetiva dos estudantes e a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante e rico em situações novas e desafiadoras. A partir dos estudos apresentados, foi planejada uma sequência didática para estudantes de física da terceira série do ensino médio com o objetivo de discutir sobre como ocorre o processo de geração de energia elétrica nas usinas e montar um protótipo de uma usina hidrelétrica.
id UFF-2_5648f604758207836edb13dbf4983b93
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23673
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétricaFísicaAprendizagem SignificativaArgumentaçãoExperimentaçãoGeração de energia elétricaAprendizagem significativaArgumentação em sala de aulaExperimentaçãoProdução intelectualPhysicsMeaningful LearningArgumentationExperimentationO presente trabalho refere-se a uma proposta didática utilizando-se de conceitos de mecânica e eletromagnetismo através da proposição de uma mini usina hidrelétrica. Além de propiciar um ambiente em que ocorra uma aprendizagem significativa, propõe também a argumentação em sala de aula. A análise de argumentos dentro de uma sala de aula de ciências pode ser uma atividade bastante complexa. Com o intuito de contribuir nesta análise, muitos pesquisadores utilizam um padrão. Criado por Toulmin, o modelo possui características que possibilita a organização das falas dos alunos e do professor em cada etapa do processo argumentativo, facilitando a investigação. A argumentação em sala de aula é um agente facilitador da aprendizagem significativa, como proposto por David Paul Ausubel, em 1963. O autor define a aprendizagem significativa como sendo um processo através do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica existente na estrutura cognitiva de quem aprende, chamada de “subsunçor”. Nos estudos de Araújo e Abib (2003) são destacados dois aspectos fundamentais sobre o uso das atividades experimentais: o estímulo à participação efetiva dos estudantes e a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante e rico em situações novas e desafiadoras. A partir dos estudos apresentados, foi planejada uma sequência didática para estudantes de física da terceira série do ensino médio com o objetivo de discutir sobre como ocorre o processo de geração de energia elétrica nas usinas e montar um protótipo de uma usina hidrelétrica.The present work refers to a didactic proposal using the concepts of mechanics and electromagnetism through the preparation of a mini hydroelectric power plant. In addition to providing an environment in which learning takes place, it also proposes argumentation in the classroom. An analysis of arguments within a science classroom can be a very complex activity. In order to contribute to this analysis, many researchers use a pattern. Created by Toulmin, the model has characteristics that make it possible to organize the speeches of students and teachers at each stage of the argumentative process, facilitating investigation. Argumentation in the classroom is a facilitating agent of approximate learning, as proposed by David Paul Ausubel, in 1963. The author defines appropriate learning as a process through which new information is related, in a substantive (non-literal) way. ) and non-arbitrary, a relevant aspect of certain specific information in the cognitive structure of the learner, called “subsumer”. In the studies by Araújo and Abib (2003), two fundamental aspects of the use of experimental activities are highlighted: the encouragement of effective student participation and the construction of a motivating, pleasant, stimulating environment rich in new and challenging situations. Based on the studies they provide, a didactic sequence was planned for physics students in the third grade of high school, with the aim of discussing how the process of generating electricity in the plants takes place and assembling a prototype of a hydroelectric plant.Universidade Federal FluminenseNiteróiBarrelo Jr, NelsonBarrelo Jr, NelsonAlmeida, Lucia da Cruz deCarvalho, Fernando Luiz de CamposDias, Thayná Martins2021-11-16T16:49:06Z2021-11-16T16:49:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDias, Thayna Martins. Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T16:49:06Zoai:app.uff.br:1/23673Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:23.965059Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
title Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
spellingShingle Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
Dias, Thayná Martins
Física
Aprendizagem Significativa
Argumentação
Experimentação
Geração de energia elétrica
Aprendizagem significativa
Argumentação em sala de aula
Experimentação
Produção intelectual
Physics
Meaningful Learning
Argumentation
Experimentation
title_short Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
title_full Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
title_fullStr Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
title_sort Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
author Dias, Thayná Martins
author_facet Dias, Thayná Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrelo Jr, Nelson
Barrelo Jr, Nelson
Almeida, Lucia da Cruz de
Carvalho, Fernando Luiz de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Thayná Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Aprendizagem Significativa
Argumentação
Experimentação
Geração de energia elétrica
Aprendizagem significativa
Argumentação em sala de aula
Experimentação
Produção intelectual
Physics
Meaningful Learning
Argumentation
Experimentation
topic Física
Aprendizagem Significativa
Argumentação
Experimentação
Geração de energia elétrica
Aprendizagem significativa
Argumentação em sala de aula
Experimentação
Produção intelectual
Physics
Meaningful Learning
Argumentation
Experimentation
description O presente trabalho refere-se a uma proposta didática utilizando-se de conceitos de mecânica e eletromagnetismo através da proposição de uma mini usina hidrelétrica. Além de propiciar um ambiente em que ocorra uma aprendizagem significativa, propõe também a argumentação em sala de aula. A análise de argumentos dentro de uma sala de aula de ciências pode ser uma atividade bastante complexa. Com o intuito de contribuir nesta análise, muitos pesquisadores utilizam um padrão. Criado por Toulmin, o modelo possui características que possibilita a organização das falas dos alunos e do professor em cada etapa do processo argumentativo, facilitando a investigação. A argumentação em sala de aula é um agente facilitador da aprendizagem significativa, como proposto por David Paul Ausubel, em 1963. O autor define a aprendizagem significativa como sendo um processo através do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica existente na estrutura cognitiva de quem aprende, chamada de “subsunçor”. Nos estudos de Araújo e Abib (2003) são destacados dois aspectos fundamentais sobre o uso das atividades experimentais: o estímulo à participação efetiva dos estudantes e a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante e rico em situações novas e desafiadoras. A partir dos estudos apresentados, foi planejada uma sequência didática para estudantes de física da terceira série do ensino médio com o objetivo de discutir sobre como ocorre o processo de geração de energia elétrica nas usinas e montar um protótipo de uma usina hidrelétrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16T16:49:06Z
2021-11-16T16:49:06Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dias, Thayna Martins. Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Dias, Thayna Martins. Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823604809072640