Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a uma proposta didática utilizando-se de conceitos de mecânica e eletromagnetismo através da proposição de uma mini usina hidrelétrica. Além de propiciar um ambiente em que ocorra uma aprendizagem significativa, propõe também a argumentação em sala de aula. A análise de argumentos dentro de uma sala de aula de ciências pode ser uma atividade bastante complexa. Com o intuito de contribuir nesta análise, muitos pesquisadores utilizam um padrão. Criado por Toulmin, o modelo possui características que possibilita a organização das falas dos alunos e do professor em cada etapa do processo argumentativo, facilitando a investigação. A argumentação em sala de aula é um agente facilitador da aprendizagem significativa, como proposto por David Paul Ausubel, em 1963. O autor define a aprendizagem significativa como sendo um processo através do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica existente na estrutura cognitiva de quem aprende, chamada de “subsunçor”. Nos estudos de Araújo e Abib (2003) são destacados dois aspectos fundamentais sobre o uso das atividades experimentais: o estímulo à participação efetiva dos estudantes e a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante e rico em situações novas e desafiadoras. A partir dos estudos apresentados, foi planejada uma sequência didática para estudantes de física da terceira série do ensino médio com o objetivo de discutir sobre como ocorre o processo de geração de energia elétrica nas usinas e montar um protótipo de uma usina hidrelétrica. |
id |
UFF-2_5648f604758207836edb13dbf4983b93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/23673 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétricaFísicaAprendizagem SignificativaArgumentaçãoExperimentaçãoGeração de energia elétricaAprendizagem significativaArgumentação em sala de aulaExperimentaçãoProdução intelectualPhysicsMeaningful LearningArgumentationExperimentationO presente trabalho refere-se a uma proposta didática utilizando-se de conceitos de mecânica e eletromagnetismo através da proposição de uma mini usina hidrelétrica. Além de propiciar um ambiente em que ocorra uma aprendizagem significativa, propõe também a argumentação em sala de aula. A análise de argumentos dentro de uma sala de aula de ciências pode ser uma atividade bastante complexa. Com o intuito de contribuir nesta análise, muitos pesquisadores utilizam um padrão. Criado por Toulmin, o modelo possui características que possibilita a organização das falas dos alunos e do professor em cada etapa do processo argumentativo, facilitando a investigação. A argumentação em sala de aula é um agente facilitador da aprendizagem significativa, como proposto por David Paul Ausubel, em 1963. O autor define a aprendizagem significativa como sendo um processo através do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica existente na estrutura cognitiva de quem aprende, chamada de “subsunçor”. Nos estudos de Araújo e Abib (2003) são destacados dois aspectos fundamentais sobre o uso das atividades experimentais: o estímulo à participação efetiva dos estudantes e a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante e rico em situações novas e desafiadoras. A partir dos estudos apresentados, foi planejada uma sequência didática para estudantes de física da terceira série do ensino médio com o objetivo de discutir sobre como ocorre o processo de geração de energia elétrica nas usinas e montar um protótipo de uma usina hidrelétrica.The present work refers to a didactic proposal using the concepts of mechanics and electromagnetism through the preparation of a mini hydroelectric power plant. In addition to providing an environment in which learning takes place, it also proposes argumentation in the classroom. An analysis of arguments within a science classroom can be a very complex activity. In order to contribute to this analysis, many researchers use a pattern. Created by Toulmin, the model has characteristics that make it possible to organize the speeches of students and teachers at each stage of the argumentative process, facilitating investigation. Argumentation in the classroom is a facilitating agent of approximate learning, as proposed by David Paul Ausubel, in 1963. The author defines appropriate learning as a process through which new information is related, in a substantive (non-literal) way. ) and non-arbitrary, a relevant aspect of certain specific information in the cognitive structure of the learner, called “subsumer”. In the studies by Araújo and Abib (2003), two fundamental aspects of the use of experimental activities are highlighted: the encouragement of effective student participation and the construction of a motivating, pleasant, stimulating environment rich in new and challenging situations. Based on the studies they provide, a didactic sequence was planned for physics students in the third grade of high school, with the aim of discussing how the process of generating electricity in the plants takes place and assembling a prototype of a hydroelectric plant.Universidade Federal FluminenseNiteróiBarrelo Jr, NelsonBarrelo Jr, NelsonAlmeida, Lucia da Cruz deCarvalho, Fernando Luiz de CamposDias, Thayná Martins2021-11-16T16:49:06Z2021-11-16T16:49:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDias, Thayna Martins. Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T16:49:06Zoai:app.uff.br:1/23673Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-16T16:49:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica |
title |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica Dias, Thayná Martins Física Aprendizagem Significativa Argumentação Experimentação Geração de energia elétrica Aprendizagem significativa Argumentação em sala de aula Experimentação Produção intelectual Physics Meaningful Learning Argumentation Experimentation |
title_short |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica |
title_full |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica |
title_sort |
Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica |
author |
Dias, Thayná Martins |
author_facet |
Dias, Thayná Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barrelo Jr, Nelson Barrelo Jr, Nelson Almeida, Lucia da Cruz de Carvalho, Fernando Luiz de Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Thayná Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Aprendizagem Significativa Argumentação Experimentação Geração de energia elétrica Aprendizagem significativa Argumentação em sala de aula Experimentação Produção intelectual Physics Meaningful Learning Argumentation Experimentation |
topic |
Física Aprendizagem Significativa Argumentação Experimentação Geração de energia elétrica Aprendizagem significativa Argumentação em sala de aula Experimentação Produção intelectual Physics Meaningful Learning Argumentation Experimentation |
description |
O presente trabalho refere-se a uma proposta didática utilizando-se de conceitos de mecânica e eletromagnetismo através da proposição de uma mini usina hidrelétrica. Além de propiciar um ambiente em que ocorra uma aprendizagem significativa, propõe também a argumentação em sala de aula. A análise de argumentos dentro de uma sala de aula de ciências pode ser uma atividade bastante complexa. Com o intuito de contribuir nesta análise, muitos pesquisadores utilizam um padrão. Criado por Toulmin, o modelo possui características que possibilita a organização das falas dos alunos e do professor em cada etapa do processo argumentativo, facilitando a investigação. A argumentação em sala de aula é um agente facilitador da aprendizagem significativa, como proposto por David Paul Ausubel, em 1963. O autor define a aprendizagem significativa como sendo um processo através do qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento específica existente na estrutura cognitiva de quem aprende, chamada de “subsunçor”. Nos estudos de Araújo e Abib (2003) são destacados dois aspectos fundamentais sobre o uso das atividades experimentais: o estímulo à participação efetiva dos estudantes e a construção de um ambiente motivador, agradável, estimulante e rico em situações novas e desafiadoras. A partir dos estudos apresentados, foi planejada uma sequência didática para estudantes de física da terceira série do ensino médio com o objetivo de discutir sobre como ocorre o processo de geração de energia elétrica nas usinas e montar um protótipo de uma usina hidrelétrica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-16T16:49:06Z 2021-11-16T16:49:06Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Dias, Thayna Martins. Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021. https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Dias, Thayna Martins. Aprendizagem significativa: sequência didática sobre geração de energia elétrica. 2021. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1825433278035787776 |