Aprimoramento da argumentação por meio de atividades experimentais com abordagem sociocultural no ensino de corrosão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Natália de Paiva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barros, Denis Felipe de, Assis, Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8835
Resumo: Esta pesquisa analisa a interação entre os alunos e entre o professor e os alunos, mediante a aplicação de uma sequência didática pautada em atividades experimentais sobre o tema corrosão, com o intuito de verificar de que forma essa interação entre os sujeitos contribui para o aprimoramento dos argumentos dos alunos com relação aos conceitos abordados. Os instrumentos de análise foram constituídos pelas transcrições das videogravações das aulas, pelas respostas dos grupos de alunos às questões associadas aos experimentos realizados no decorrer das aulas, e pelas respostas das duplas de alunos às questões da atividade avaliativa realizada ao final do processo. Os resultados da análise mostraram que tal interação possibilitou um espaço de diálogo em que os alunos participaram ativamente, culminando em um aprimoramento da sua argumentação..
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spelling Aprimoramento da argumentação por meio de atividades experimentais com abordagem sociocultural no ensino de corrosãoImprovement of argumentation through experimental activities with a sociocultural approach in teaching corrosionensino de química; argumentação; experimentaçãochemistry teaching; argumentation; experimentationEsta pesquisa analisa a interação entre os alunos e entre o professor e os alunos, mediante a aplicação de uma sequência didática pautada em atividades experimentais sobre o tema corrosão, com o intuito de verificar de que forma essa interação entre os sujeitos contribui para o aprimoramento dos argumentos dos alunos com relação aos conceitos abordados. Os instrumentos de análise foram constituídos pelas transcrições das videogravações das aulas, pelas respostas dos grupos de alunos às questões associadas aos experimentos realizados no decorrer das aulas, e pelas respostas das duplas de alunos às questões da atividade avaliativa realizada ao final do processo. Os resultados da análise mostraram que tal interação possibilitou um espaço de diálogo em que os alunos participaram ativamente, culminando em um aprimoramento da sua argumentação..This research analyzes the interaction between students and between teacher and students, by applying a didactic sequence based on experimental activities on the subject of corrosion, in order to verify how this interaction between subjects contributes to the improvement of students' arguments regarding the concepts covered. The instruments of analysis were constituted by the transcriptions of the video recordings of the classes, the responses of the groups of students to the questions associated with the experiments carried out during the classes, and the responses of the pairs of students to the questions of the evaluative activity carried out at the end of the process. The results of the analysis showed that such interaction enabled a space for dialogue in which the students actively participated, culminating in an improvement of the arguments of them.Universidade Federal do ParáDiniz, Natália de PaivaBarros, Denis Felipe deAssis, Alice2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/883510.18542/amazrecm.v16i37.8835Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 37 (2020); 270-288Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 37 (2020); 270-2882317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8835/6703/*ref*/ASSIS, A. Leitura, argumentação e ensino de Física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula. 2005. 286f. 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