Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Luciana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1533
Resumo: A qualidade de uma instituição de ensino depende da boa organização e funcionamento dos processos principais e de apoio. O processo principal de uma instituição de ensino é o ensino-aprendizagem que para atingir seu melhor desempenho precisa de processos gerenciais de apoio que atendam aos requisitos dos conceitos de gestão pela qualidade. O objetivo deste trabalho foi elaborar um diagnóstico que sirva como um plano para pôr em prática melhorias nos processos principais do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Para realizá-lo foram utilizadas na coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas com os representantes da coordenação e departamento de turismo. No diagnóstico do departamento foram identificadas diversas oportunidades de melhorias com base nos critérios de excelência, adotados pela categoria de premiação do Prêmio Qualidade Rio e a partir destas foi possível elaborar um quadro para cada critério de excelência, apresentando propostas de melhorias para os processos gerenciais relacionados com cada critério
id UFF-2_5694d0e1fbcf63ebfc4e2460d94a0a73
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1533
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal FluminenseQualidadeCritérios de excelênciaEnsino superiorTurismoQualidade totalUniversidade Federal FluminenseQualityExcellence criteriaHigher educationA qualidade de uma instituição de ensino depende da boa organização e funcionamento dos processos principais e de apoio. O processo principal de uma instituição de ensino é o ensino-aprendizagem que para atingir seu melhor desempenho precisa de processos gerenciais de apoio que atendam aos requisitos dos conceitos de gestão pela qualidade. O objetivo deste trabalho foi elaborar um diagnóstico que sirva como um plano para pôr em prática melhorias nos processos principais do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Para realizá-lo foram utilizadas na coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas com os representantes da coordenação e departamento de turismo. No diagnóstico do departamento foram identificadas diversas oportunidades de melhorias com base nos critérios de excelência, adotados pela categoria de premiação do Prêmio Qualidade Rio e a partir destas foi possível elaborar um quadro para cada critério de excelência, apresentando propostas de melhorias para os processos gerenciais relacionados com cada critérioThe quality of an educational institution relies upon the organization and the operation of the main processes as well as the support processes. The major process of an educational institution is the teaching-learning process which, in order to achieve its best, requires managerial support processes that meet the requirements of quality-management concepts. This paper aims at elaborating a diagnosis that can be used as a plan to bring improvements of the main processes of the Tourism Department at UFF into effect. To carry out such project, documental survey and interviews with representatives from the coordination and tourism department have been utilized during data collection. During the diagnosis, several opportunities for improvements have been identified. Such improvements would be based upon excellence criteria. Those criteria are currently adopted by Prêmio Qualidade Rio, and through those we were able to elaborate a table for each and every excellence criterium, showing propositions for improving managerial processes related to each criteriumSoares, Carlos Alberto LidiziaQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesTrentin, FábiaBolzan, Luciana2016-03-21T16:51:26Z2016-03-21T16:51:26Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1533CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T16:59:15Zoai:app.uff.br:1/1533Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-13T16:59:15Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
spellingShingle Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
Bolzan, Luciana
Qualidade
Critérios de excelência
Ensino superior
Turismo
Qualidade total
Universidade Federal Fluminense
Quality
Excellence criteria
Higher education
title_short Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_full Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_fullStr Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_full_unstemmed Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
title_sort Diagnóstico dos processos gerenciais para implementação de um programa de qualidade no Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense
author Bolzan, Luciana
author_facet Bolzan, Luciana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Carlos Alberto Lidizia
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Trentin, Fábia
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolzan, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Critérios de excelência
Ensino superior
Turismo
Qualidade total
Universidade Federal Fluminense
Quality
Excellence criteria
Higher education
topic Qualidade
Critérios de excelência
Ensino superior
Turismo
Qualidade total
Universidade Federal Fluminense
Quality
Excellence criteria
Higher education
description A qualidade de uma instituição de ensino depende da boa organização e funcionamento dos processos principais e de apoio. O processo principal de uma instituição de ensino é o ensino-aprendizagem que para atingir seu melhor desempenho precisa de processos gerenciais de apoio que atendam aos requisitos dos conceitos de gestão pela qualidade. O objetivo deste trabalho foi elaborar um diagnóstico que sirva como um plano para pôr em prática melhorias nos processos principais do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Para realizá-lo foram utilizadas na coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas com os representantes da coordenação e departamento de turismo. No diagnóstico do departamento foram identificadas diversas oportunidades de melhorias com base nos critérios de excelência, adotados pela categoria de premiação do Prêmio Qualidade Rio e a partir destas foi possível elaborar um quadro para cada critério de excelência, apresentando propostas de melhorias para os processos gerenciais relacionados com cada critério
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2016-03-21T16:51:26Z
2016-03-21T16:51:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1533
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838821517099008