Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social – SUAS: contradições, desafios e perspectivas a sua implementação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23324 |
Resumo: | A dissertação apresentada objetivou realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os trabalhos acadêmicos que analisam experiências em torno da educação permanente para os trabalhadores inseridos na área da assistência social. Em um primeiro momento, com base em estudo bibliográfico, realizamos uma breve contextualização de como se estabeleceu o sistema de Seguridade Social brasileiro, com foco na política de assistência social constituída em um país de formação capitalista dependente. Discorremos então sobre a importância da intervenção do Estado capitalista por meio de ações, programas e projetos governamentais, apontando a dialética que compõe as políticas sociais brasileiras associadas a um contexto mais amplo de produção e reprodução capitalista. Buscamos apontar, ainda, aspectos da interface entre trabalho e assistência social, a fim de compreender a relação desta política com a dinâmica da reprodução de vida das camadas mais empobrecidas da classe trabalhadora. Por fim, em um terceiro momento, realizamos pesquisa bibliográfica dos trabalhos acadêmicos (tese, dissertações e trabalhos apresentados em eventos) que relatam experiências de educação permanente no Sistema Único da Assistência Social - SUAS. Como resultados, chegamos ao levantamento e análise de 12 trabalhos, dentre teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos, constatando ainda a necessidade de acompanhamento e balanços locais, regionais e nacional sobre a implementação da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS - PNEP/SUAS. Como conclusões parciais do presente estudo, indicamos, frente às experiências relatadas, a necessidade de defendermos a educação permanente como uma estratégia que pode vir a proporcionar melhorias na qualidade dos serviços prestados à população usuária, sem considerá-la como uma panaceia para a melhoria do SUAS, bem como, a necessidade de alocação de recursos públicos para a efetivação do SUAS em sua plenitude. |
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Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social – SUAS: contradições, desafios e perspectivas a sua implementaçãoPolítica pública de assistência socialEducação permanenteTrabalho no SUASAssistência socialPolítica públicaEducação permanentePublic social work politicsEducation permanentWork in SUASA dissertação apresentada objetivou realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os trabalhos acadêmicos que analisam experiências em torno da educação permanente para os trabalhadores inseridos na área da assistência social. Em um primeiro momento, com base em estudo bibliográfico, realizamos uma breve contextualização de como se estabeleceu o sistema de Seguridade Social brasileiro, com foco na política de assistência social constituída em um país de formação capitalista dependente. Discorremos então sobre a importância da intervenção do Estado capitalista por meio de ações, programas e projetos governamentais, apontando a dialética que compõe as políticas sociais brasileiras associadas a um contexto mais amplo de produção e reprodução capitalista. Buscamos apontar, ainda, aspectos da interface entre trabalho e assistência social, a fim de compreender a relação desta política com a dinâmica da reprodução de vida das camadas mais empobrecidas da classe trabalhadora. Por fim, em um terceiro momento, realizamos pesquisa bibliográfica dos trabalhos acadêmicos (tese, dissertações e trabalhos apresentados em eventos) que relatam experiências de educação permanente no Sistema Único da Assistência Social - SUAS. Como resultados, chegamos ao levantamento e análise de 12 trabalhos, dentre teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos, constatando ainda a necessidade de acompanhamento e balanços locais, regionais e nacional sobre a implementação da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS - PNEP/SUAS. Como conclusões parciais do presente estudo, indicamos, frente às experiências relatadas, a necessidade de defendermos a educação permanente como uma estratégia que pode vir a proporcionar melhorias na qualidade dos serviços prestados à população usuária, sem considerá-la como uma panaceia para a melhoria do SUAS, bem como, a necessidade de alocação de recursos públicos para a efetivação do SUAS em sua plenitude.The presented dissertation focuses on the bibliographical study of the academic works which analyse the experiences encountered during the continuous education of the employees incorporated in the social work area. Firstly, based on a bibliographical study, we conducted a short summary of the Brazilian system of Social Security, focusing on how the politics behind the social works have been established in a Capitalist dependent country. Then we discussed the importance of the intervention of the capitalist State through actions, programs and government projects, pointing to the dialectics that compose the Brazilian social policies associated in a broader context of production and capitalist reproduction. We then concentrated on highlighting, the aspects of the interface between work and social work, in order to understand the relationship between these politics and the dynamic life reproduction of the most impoverished layers of the hard-working class. Lastely, we made a bibliographical inquiry into the academic works (theory, dissertations and works presented in events) that report experiences of continuous education in the Only System of the Social work -SUAS. Our results included the incorporation and analysis of 12 works, among theories, dissertations and works presented in events. Above all we found the at most need of the implementation of National politics of Continuous Education of SUAS - PNEP/SUAS into the local, regional and national scheme .With the partial conclusions of the present study in mind, we indicate with reference to the reported experiences, the necessity of defending continuous education as a strategy that might come to provide improvements in the capacity of the services that have been suitable for the user population.153fNiteróiPereira, Larissa DahmerVale, Andréa Araújo doCorleto, Alejandra PastoriniLopes, Fabiola Moreira2021-09-23T13:24:55Z2021-09-23T13:24:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Fabiola Moreira. Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social – SUAS: contradições, desafios e perspectivas a sua implementação. 2018. 153f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23324Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-23T13:24:55Zoai:app.uff.br:1/23324Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:13.678475Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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