O trabalho do assistente social na escola do serviço penitenciário : espaço de Educação Permanente aos servidores penitenciários do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143211 |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso "O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA DO SERVIÇO PENITENCIÁRIO: espaço de Educação Permanente aos servidores penitenciários do Rio Grande do Sul" aborda o trabalho do Assistente Social na gestão da formação, ancorado na concepção da Política de Educação Permanente do Conselho Federal de Serviço Social – Conselho Regional de Serviço Social (CFESS-CRESS), junto aos servidores penitenciários na Escola do Serviço Penitenciário do Rio Grande do Sul. Objetiva auxiliar na instrumentalização desses trabalhadores para o desenvolvimento de processos de trabalho críticos e emancipatórios. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório através de revisão bibliográfica, relato de experiência, coleta e análise documental, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo, a partir do material produzido durante o período de desenvolvimento do estágio curricular obrigatório e dos documentos legais que subsidiam o trabalho da Escola do Serviço Penitenciário do Rio Grande do Sul, expedidos pelo Ministério da Justiça (MJ)/ Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que orientam os processos de formação nas Escolas do Serviço Penitenciário. Nesta análise, busca-se evidenciar as interlocuções com a Educação Permanente, visando destacar as possibilidades de implementação desta formação por meio da concepção da Política de Educação Permanente do CFESS-CRESS. Apresenta-se a Escola do Serviço Penitenciário e o trabalho do Assistente Social nesse espaço. A partir da experiência de Estágio Curricular Obrigatório colocam-se as possibilidades de práticas de Educação Permanente na formação dos servidores penitenciários do estado do Rio Grande do Sul, sendo o Assistente Social um dos profissionais que pode realizar a gestão deste processo, na Escola do Serviço Penitenciário. Percebe-se que o processo de inserção no espaço sócio ocupacional, a construção e a implementação do projeto de intervenção no espaço analisado são desafios para os profissionais e trabalhadores. Os espaços de gestão da formação são estratégicos para a construção de uma nova ordem societária mais justa e igualitária. Vê-se nas Escolas do Serviço Penitenciário um relevante espaço de trabalho e de gestão dos processos que facilitarão o acesso dos trabalhadores aos espaços de construções coletivas que favorecem a organização política desses, possibilitando com isso a solidificação e ampliação de direitos da classe trabalhadora. |
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Silveira, Francyele Melgarejo MontenegroLewgoy, Alzira Maria Baptista2016-07-02T02:24:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/143211000994453O Trabalho de Conclusão de Curso "O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA DO SERVIÇO PENITENCIÁRIO: espaço de Educação Permanente aos servidores penitenciários do Rio Grande do Sul" aborda o trabalho do Assistente Social na gestão da formação, ancorado na concepção da Política de Educação Permanente do Conselho Federal de Serviço Social – Conselho Regional de Serviço Social (CFESS-CRESS), junto aos servidores penitenciários na Escola do Serviço Penitenciário do Rio Grande do Sul. Objetiva auxiliar na instrumentalização desses trabalhadores para o desenvolvimento de processos de trabalho críticos e emancipatórios. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório através de revisão bibliográfica, relato de experiência, coleta e análise documental, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo, a partir do material produzido durante o período de desenvolvimento do estágio curricular obrigatório e dos documentos legais que subsidiam o trabalho da Escola do Serviço Penitenciário do Rio Grande do Sul, expedidos pelo Ministério da Justiça (MJ)/ Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), que orientam os processos de formação nas Escolas do Serviço Penitenciário. Nesta análise, busca-se evidenciar as interlocuções com a Educação Permanente, visando destacar as possibilidades de implementação desta formação por meio da concepção da Política de Educação Permanente do CFESS-CRESS. Apresenta-se a Escola do Serviço Penitenciário e o trabalho do Assistente Social nesse espaço. A partir da experiência de Estágio Curricular Obrigatório colocam-se as possibilidades de práticas de Educação Permanente na formação dos servidores penitenciários do estado do Rio Grande do Sul, sendo o Assistente Social um dos profissionais que pode realizar a gestão deste processo, na Escola do Serviço Penitenciário. Percebe-se que o processo de inserção no espaço sócio ocupacional, a construção e a implementação do projeto de intervenção no espaço analisado são desafios para os profissionais e trabalhadores. Os espaços de gestão da formação são estratégicos para a construção de uma nova ordem societária mais justa e igualitária. Vê-se nas Escolas do Serviço Penitenciário um relevante espaço de trabalho e de gestão dos processos que facilitarão o acesso dos trabalhadores aos espaços de construções coletivas que favorecem a organização política desses, possibilitando com isso a solidificação e ampliação de direitos da classe trabalhadora.The conclusions work “THE WORK OF THE SOCIAL WORK AT THE SCHOOL OF PENITENTIARY DEPARTMENT: space of permanent education to the department penitentiary workers to the state Rio Grande do Sul” talk about the work of the social work at the menegment training, sustained at the guidelines of the Política de Educação Permanente do Conselho Federal de Serviço Social – Conselho Regional de Serviço Social (CFESS-CRESS), together with these workers at the school of penitentiary department of the Rio Grande do Sul. Objective to help the instrumentalization of these workers to the development of critics and emancipatory work process. The methodology used was exploratory study through bibliographic revision, experience report, gather and analysis documental, using the analysis of content, form the produce material during the period of the supervised pratice and the legal documents that support the work of the School of Penitentiary Department Rio Grande do Sul, issued by Ministério da Justiça (MJ)/ Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), that guide the formation process at the schools of penitentiary department. At this analysis, look for highlight the interlocutions with the permanent education, in order to point the possibilities of the implementation of these formation through the guidelines of the Política de Educação Permanente do CFESS-CRESS. It introduces the school of penitentiary department and the work of social worker at these field; from the experience on the supervised pratice are pointed possibilities of permanent education practice at the formation on the workers of the department penitentiary on the Rio Grande do Sul, being the social worker one of the professionals that can realize the management of these process, in these occupational social space. It is noticed that the insertion process at these occupational social space, the construction and the implementation of the intervention in the analysed space are challenges for the professionals and workers. The areas of management training are strategic for the construction of a new, more just and egalitarian social order. We see the schools of Prison Service a relevant workspace management processes that facilitate the access of workers to the spaces of colletive buildings that favor political organization of these, allowing it to solidify and expand the rights of the working class.application/pdfporPrisõesTrabalhoEducação permanentePolíticas públicasWorkSocial workSchool of penitentiary departmentPermanent educationSupervised pratice social workO trabalho do assistente social na escola do serviço penitenciário : espaço de Educação Permanente aos servidores penitenciários do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014Serviço Socialgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994453.pdf000994453.pdfTexto completoapplication/pdf329899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143211/1/000994453.pdf188472e4f9ff81e1c9e0ff2170e64f64MD51TEXT000994453.pdf.txt000994453.pdf.txtExtracted Texttext/plain131429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143211/2/000994453.pdf.txtf01b9fc6115b730ae8b03668b479daa3MD52THUMBNAIL000994453.pdf.jpg000994453.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143211/3/000994453.pdf.jpg40f17c4db41bc44b6915f6dfd4867430MD5310183/1432112018-10-26 10:08:16.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143211Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:08:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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