Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27001
Resumo: Introdução: As reflexões sobre a realização de práticas educativas em saúde junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES) levaram a questão norteadora deste estudo: quais são as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde? Objetivou-se: identificar na literatura científica as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Metodologia: revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A busca foi realizada nos seguintes recursos informacionais: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DECs) combinados com operadores booleanos: família OR cuidadores AND criança OR saúde da criança OR crianças com deficiência AND educação em saúde OR promoção da saúde, e as palavras-chave: crianças com deficiência; saúde da criança; família; educação em saúde. O recorte temporal aplicado foi dos últimos 10 anos, a partir do ano de 2009. Resultados: foram selecionados seis artigos que geraram duas categorias: 1) O uso de materiais impressos como estratégia de prática educativa; e 2) O uso de processos de ensino como estratégia de prática educativa. Conclusão: as intervenções como o uso de folders e cartilhas educativas, roda de conversa, simulação realística e a demonstração de procedimentos são possíveis estratégias a serem utilizadas na educação em saúde voltada aos familiares de CRIANES.
id UFF-2_56dc183fdd72aac43f0c966f857c55bf
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27001
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativaCrianças com deficiênciaSaúde da criançaFamíliaEducação em saúdeCriançaChildren with disabilitiesChild healthFamilyHealth educationIntrodução: As reflexões sobre a realização de práticas educativas em saúde junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES) levaram a questão norteadora deste estudo: quais são as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde? Objetivou-se: identificar na literatura científica as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Metodologia: revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A busca foi realizada nos seguintes recursos informacionais: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DECs) combinados com operadores booleanos: família OR cuidadores AND criança OR saúde da criança OR crianças com deficiência AND educação em saúde OR promoção da saúde, e as palavras-chave: crianças com deficiência; saúde da criança; família; educação em saúde. O recorte temporal aplicado foi dos últimos 10 anos, a partir do ano de 2009. Resultados: foram selecionados seis artigos que geraram duas categorias: 1) O uso de materiais impressos como estratégia de prática educativa; e 2) O uso de processos de ensino como estratégia de prática educativa. Conclusão: as intervenções como o uso de folders e cartilhas educativas, roda de conversa, simulação realística e a demonstração de procedimentos são possíveis estratégias a serem utilizadas na educação em saúde voltada aos familiares de CRIANES.Introduction: The reflections about the practice of health education with family members of Children with Special Health Needs (CRIANES) led the guiding question of this study: what are the health education practices carried out with relatives of children with special health needs? The objective was: to identify in the scientific literature the health education practices carried out with the families of Children with Special Health Needs. Methodology: integrative literature review, which aims to gather and summarize the scientific knowledge already produced on the investigated theme. . The search was performed on the following information resources: BVS (Virtual Health Library) and Scielo (Scientific Electronic Library Online). The following Health Science Descriptors (DECs) combined with Boolean operators were used: family OR caregivers AND child OR child health OR children with disabilities AND health education OR health promotion, and the keywords: children with disabilities; child health; family; health education. The temporal cut applied was from the last 10 years, from 2009. Results: six articles were selected that generated two categories: 1) The use of printed materials as a strategy of educational practice; and 2) The use of teaching processes as a strategy for educational practice. Conclusion: interventions such as the use of educational folders and booklets, the conversation wheel, realistic simulation and the demonstration of procedures are possible strategies to be used in health education aimed at family members of CRIANES.47 p.Silva, Liliane Faria dahttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295Silveira, Ana Luiza Dorneles dahttp://lattes.cnpq.br/9862893379399340Aguiar, Rosane Cordeiro Burla dehttp://lattes.cnpq.br/0948243727690203http://lattes.cnpq.br/7000315985755883Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha2022-11-18T14:11:28Z2022-11-18T14:11:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Ingrid Araújo da Rocha. Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27001CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-18T14:11:31Zoai:app.uff.br:1/27001Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-18T14:11:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
title Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
spellingShingle Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha
Crianças com deficiência
Saúde da criança
Família
Educação em saúde
Criança
Children with disabilities
Child health
Family
Health education
title_short Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
title_full Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
title_fullStr Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
title_full_unstemmed Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
title_sort Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
author Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha
author_facet Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Liliane Faria da
http://lattes.cnpq.br/9071782541107295
Silveira, Ana Luiza Dorneles da
http://lattes.cnpq.br/9862893379399340
Aguiar, Rosane Cordeiro Burla de
http://lattes.cnpq.br/0948243727690203
http://lattes.cnpq.br/7000315985755883
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças com deficiência
Saúde da criança
Família
Educação em saúde
Criança
Children with disabilities
Child health
Family
Health education
topic Crianças com deficiência
Saúde da criança
Família
Educação em saúde
Criança
Children with disabilities
Child health
Family
Health education
description Introdução: As reflexões sobre a realização de práticas educativas em saúde junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES) levaram a questão norteadora deste estudo: quais são as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde? Objetivou-se: identificar na literatura científica as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Metodologia: revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A busca foi realizada nos seguintes recursos informacionais: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DECs) combinados com operadores booleanos: família OR cuidadores AND criança OR saúde da criança OR crianças com deficiência AND educação em saúde OR promoção da saúde, e as palavras-chave: crianças com deficiência; saúde da criança; família; educação em saúde. O recorte temporal aplicado foi dos últimos 10 anos, a partir do ano de 2009. Resultados: foram selecionados seis artigos que geraram duas categorias: 1) O uso de materiais impressos como estratégia de prática educativa; e 2) O uso de processos de ensino como estratégia de prática educativa. Conclusão: as intervenções como o uso de folders e cartilhas educativas, roda de conversa, simulação realística e a demonstração de procedimentos são possíveis estratégias a serem utilizadas na educação em saúde voltada aos familiares de CRIANES.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18T14:11:28Z
2022-11-18T14:11:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha. Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27001
identifier_str_mv Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha. Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838828234276864