Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27001 |
Resumo: | Introdução: As reflexões sobre a realização de práticas educativas em saúde junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES) levaram a questão norteadora deste estudo: quais são as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde? Objetivou-se: identificar na literatura científica as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Metodologia: revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A busca foi realizada nos seguintes recursos informacionais: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DECs) combinados com operadores booleanos: família OR cuidadores AND criança OR saúde da criança OR crianças com deficiência AND educação em saúde OR promoção da saúde, e as palavras-chave: crianças com deficiência; saúde da criança; família; educação em saúde. O recorte temporal aplicado foi dos últimos 10 anos, a partir do ano de 2009. Resultados: foram selecionados seis artigos que geraram duas categorias: 1) O uso de materiais impressos como estratégia de prática educativa; e 2) O uso de processos de ensino como estratégia de prática educativa. Conclusão: as intervenções como o uso de folders e cartilhas educativas, roda de conversa, simulação realística e a demonstração de procedimentos são possíveis estratégias a serem utilizadas na educação em saúde voltada aos familiares de CRIANES. |
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Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativaCrianças com deficiênciaSaúde da criançaFamíliaEducação em saúdeCriançaChildren with disabilitiesChild healthFamilyHealth educationIntrodução: As reflexões sobre a realização de práticas educativas em saúde junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES) levaram a questão norteadora deste estudo: quais são as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde? Objetivou-se: identificar na literatura científica as práticas de educação em saúde realizadas junto aos familiares de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Metodologia: revisão integrativa da literatura, a qual tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A busca foi realizada nos seguintes recursos informacionais: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciência da Saúde (DECs) combinados com operadores booleanos: família OR cuidadores AND criança OR saúde da criança OR crianças com deficiência AND educação em saúde OR promoção da saúde, e as palavras-chave: crianças com deficiência; saúde da criança; família; educação em saúde. O recorte temporal aplicado foi dos últimos 10 anos, a partir do ano de 2009. Resultados: foram selecionados seis artigos que geraram duas categorias: 1) O uso de materiais impressos como estratégia de prática educativa; e 2) O uso de processos de ensino como estratégia de prática educativa. Conclusão: as intervenções como o uso de folders e cartilhas educativas, roda de conversa, simulação realística e a demonstração de procedimentos são possíveis estratégias a serem utilizadas na educação em saúde voltada aos familiares de CRIANES.Introduction: The reflections about the practice of health education with family members of Children with Special Health Needs (CRIANES) led the guiding question of this study: what are the health education practices carried out with relatives of children with special health needs? The objective was: to identify in the scientific literature the health education practices carried out with the families of Children with Special Health Needs. Methodology: integrative literature review, which aims to gather and summarize the scientific knowledge already produced on the investigated theme. . The search was performed on the following information resources: BVS (Virtual Health Library) and Scielo (Scientific Electronic Library Online). The following Health Science Descriptors (DECs) combined with Boolean operators were used: family OR caregivers AND child OR child health OR children with disabilities AND health education OR health promotion, and the keywords: children with disabilities; child health; family; health education. The temporal cut applied was from the last 10 years, from 2009. Results: six articles were selected that generated two categories: 1) The use of printed materials as a strategy of educational practice; and 2) The use of teaching processes as a strategy for educational practice. Conclusion: interventions such as the use of educational folders and booklets, the conversation wheel, realistic simulation and the demonstration of procedures are possible strategies to be used in health education aimed at family members of CRIANES.47 p.Silva, Liliane Faria dahttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295Silveira, Ana Luiza Dorneles dahttp://lattes.cnpq.br/9862893379399340Aguiar, Rosane Cordeiro Burla dehttp://lattes.cnpq.br/0948243727690203http://lattes.cnpq.br/7000315985755883Oliveira, Ingrid Araújo da Rocha2022-11-18T14:11:28Z2022-11-18T14:11:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Ingrid Araújo da Rocha. Práticas educativas junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: uma revisão integrativa. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27001CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-18T14:11:31Zoai:app.uff.br:1/27001Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-18T14:11:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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