Determinantes de Valor Agregado das Instituições de Ensino Superior no Brasil via modelo LOGIT/PROBIT ordenado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13476
Resumo: O objetivo desta monografia é determinar, a partir de um modelo econométrico, quais são as variáveis que mais contribuem para o valor agregado de um curso de graduação, ou simplesmente, o “efeito curso”. Os dados utilizados são provenientes do Enade 2008 e a variável dependente do modelo é o Indicador de Diferença de Desempenho (IDD), que fornece informações comparativas dos desempenhos de seus concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. As variáveis independentes refletem as características de cada instituição de ensino como a infraestrutura (salas de aula, laboratórios, bibliotecas), os aspectos pedagógicos e as características dos docentes como titulação e regime de trabalho. Além destas características, foram incluídas características dos alunos, como renda familiar e educação do pai. Com base no modelo ajustado sobre todas estas variáveis independentes, as variáveis que mais afetam o efeito do curso são relativas ao curso, principalmente os aspectos pedagógicos e a titulação dos docentes. Estimando o modelo com as variáveis que estão no controle dos coordenadores, ou seja, as variáveis relativas ao curso, o fator que mais contribui para o aumento do efeito curso é a infraestrutura para os cursos das instituições federais, os aspectos pedagógicos para os cursos estaduais; os aspectos pedagógicos e o número de docentes doutores para as instituições privadas. O tipo de dedicação do docente ao curso (horista, parcial ou integral) não afeta de forma significativa o efeito do curso nas instituições privadas
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