Etnomatemática e Decolonialidade : um horizonte para uma educação libertária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25030 |
Resumo: | A presente pesquisa monográfica visa discutir, sobre alguns aspectos com ênfase na Etnomatemática por meio da análise bibliográfica como metodologia; trago também um pouco sobre a minha trajetória. E correlaciono a Etnomatemática com Decolonialidade. Percebemos como resultados que a Etnomatemática e a Decolonialidade sempre estiveram ligadas desde sua origem. Conclui-se que a disposição da Etnomatemática defende a empatia, ou seja, o reconhecimento do outro, sua cultura, suas práticas e suas raízes. Reconhecendo que dessa forma aprimora-se o olhar pedagógico no intuito de auxiliar no processo de formação e pensamento crítico dos indivíduos, o que é o resultado de uma troca de conhecimentos e vivencias. |
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Etnomatemática e Decolonialidade : um horizonte para uma educação libertáriaEtnomatemática; Pesquisa Bibliográfica; DecolonialidadeEtnomatemáticaEthnomathematics; Bibliographic Research; DecolonialityA presente pesquisa monográfica visa discutir, sobre alguns aspectos com ênfase na Etnomatemática por meio da análise bibliográfica como metodologia; trago também um pouco sobre a minha trajetória. E correlaciono a Etnomatemática com Decolonialidade. Percebemos como resultados que a Etnomatemática e a Decolonialidade sempre estiveram ligadas desde sua origem. Conclui-se que a disposição da Etnomatemática defende a empatia, ou seja, o reconhecimento do outro, sua cultura, suas práticas e suas raízes. Reconhecendo que dessa forma aprimora-se o olhar pedagógico no intuito de auxiliar no processo de formação e pensamento crítico dos indivíduos, o que é o resultado de uma troca de conhecimentos e vivencias.The present monographic research aims to discuss, on some aspects with emphasis on Ethnomathematics through bibliographic analysis as a methodology; I also bring a little about my trajectory. And I correlate Ethnomathematics with Decoloniality. We perceive as results that Ethnomathematics and Decoloniality have always been linked since their origin. It is concluded that the disposition of Ethnomathematics defends empathy, that is, the recognition of the other, his culture, his practices and his roots. Recognizing that in this way the pedagogical look is improved in order to assist in the process of training and critical thinking of individuals, which is the result of an exchange of knowledge and experiences.Fantinato, Maria Cecilia de Castello BrancoAlves, Carolina Luiz2022-05-16T12:06:42Z2022-05-16T12:06:42Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25030CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-16T12:06:46Zoai:app.uff.br:1/25030Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:31.456103Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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A presente pesquisa monográfica visa discutir, sobre alguns aspectos com ênfase na Etnomatemática por meio da análise bibliográfica como metodologia; trago também um pouco sobre a minha trajetória. E correlaciono a Etnomatemática com Decolonialidade. Percebemos como resultados que a Etnomatemática e a Decolonialidade sempre estiveram ligadas desde sua origem. Conclui-se que a disposição da Etnomatemática defende a empatia, ou seja, o reconhecimento do outro, sua cultura, suas práticas e suas raízes. Reconhecendo que dessa forma aprimora-se o olhar pedagógico no intuito de auxiliar no processo de formação e pensamento crítico dos indivíduos, o que é o resultado de uma troca de conhecimentos e vivencias. |
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