Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/ |
Resumo: | Este é um trabalho de pesquisa artesanal, e não foi feito como numa espécie de linha de produção acadêmica. Houve, em cinco anos, escolhas de materiais, ferramentas, transformações, pandemia, ajustes, mudanças de rotas, dificuldades, rotas de colisão e muitas descobertas. A presente pesquisa procurou compreender de que modo o Programa Etnomatemática, a teoria decolonial e a filosofia da capoeira, colocadas em composição, poderiam apontam caminhos que permitam um Giro Curricular. Esboçar esse Giro implica numa mudança de rota curricular, colocando em pauta e, de fato, em prática, as Leis n.os 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino. Para a realização da pesquisa, procuramos, primeiramente, traçar um panorama das teorias curriculares e dos documentos curriculares nacionais. Para melhor compreender a filosofia da capoeira, realizamos entrevistas-diálogos com cinco mestres de capoeira, um de cada região brasileira, e que são presidentes das federações de capoeira de seus estados. Em diálogo com as Epistemologias do Sul, lançamos mão de aproximações com metodologias não-extrativistas para olharmos para os diálogos estabelecidos com os Mestres de Capoeira. Estas entrevistasdiálogos possibilitaram identificar que no entrelaçamento dos saberes da filosofia da capoeira, do Programa Etnomatemática, das teorias decoloniais e das Epistemologias do Sul surgem possibilidades de uma organização curricular que não seja pautada apenas na tradição cientificista eurocêntrica, mas que, por meio de um Giro Curricular, permita caminhos para enfrentamento do racismo estrutural. |
id |
USP_50d04ac6f3652e36ce76ca98e3c8e800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-23052023-110228 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeiraCurricular turn: decoloniality, epistemologies of the south and the ethnomathematics program in roda de capoeiraCapoeiraCapoeiraDecolonial turnDecolonialidadeDecolonialityEpistemologias do sulEthnomathematicsEtnomatemáticaGiro curricularSouth epistemologiesEste é um trabalho de pesquisa artesanal, e não foi feito como numa espécie de linha de produção acadêmica. Houve, em cinco anos, escolhas de materiais, ferramentas, transformações, pandemia, ajustes, mudanças de rotas, dificuldades, rotas de colisão e muitas descobertas. A presente pesquisa procurou compreender de que modo o Programa Etnomatemática, a teoria decolonial e a filosofia da capoeira, colocadas em composição, poderiam apontam caminhos que permitam um Giro Curricular. Esboçar esse Giro implica numa mudança de rota curricular, colocando em pauta e, de fato, em prática, as Leis n.os 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino. Para a realização da pesquisa, procuramos, primeiramente, traçar um panorama das teorias curriculares e dos documentos curriculares nacionais. Para melhor compreender a filosofia da capoeira, realizamos entrevistas-diálogos com cinco mestres de capoeira, um de cada região brasileira, e que são presidentes das federações de capoeira de seus estados. Em diálogo com as Epistemologias do Sul, lançamos mão de aproximações com metodologias não-extrativistas para olharmos para os diálogos estabelecidos com os Mestres de Capoeira. Estas entrevistasdiálogos possibilitaram identificar que no entrelaçamento dos saberes da filosofia da capoeira, do Programa Etnomatemática, das teorias decoloniais e das Epistemologias do Sul surgem possibilidades de uma organização curricular que não seja pautada apenas na tradição cientificista eurocêntrica, mas que, por meio de um Giro Curricular, permita caminhos para enfrentamento do racismo estrutural.This is a handmade research, and which was not done as a kind of academic production line. There were, in five years, material choices, tools, transformations, a pandemic, adjustments, route changes, difficulties, collision routes and many discoveries. The present research sought to understand how the ethnomathematics program, the decolonial theory and the philosophy of Capoeira together could point out ways that allow a Decolonial Turn. Outlining this turn implies a change in the curricular route, putting laws number 10,639/03 and 11,645/08 into practice, which make the study of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture mandatory in educational establishments. To carry out the research, we sought to draw an overview of curricular theories and national curricular documents. To understand the philosophy of Capoeira better, we conducted dialogue-interviews with five Capoeira masters, one from each Brazilian region who are presidents of the Capoeira federations in their states. Taking the south epistemologies into account, we used non-extractivist methodologies approaches to look at the dialogues established with the capoeira masters. These dialogues made it possible to identify that by intertwining the knowledge between the philosophy of Capoeira, the ethnomathematics program, the theories of colonies and the south epistemologies, new possibilities of a curricular organization emerge. A curriculum not only based on the Eurocentric scientistic tradition, but one that paves the way to confront structural racism possible, through a Decolonial Turn.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Cristiane Coppe deSilva, Kleber William Alves da2023-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-23T19:57:49Zoai:teses.usp.br:tde-23052023-110228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-23T19:57:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira Curricular turn: decoloniality, epistemologies of the south and the ethnomathematics program in roda de capoeira |
title |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira |
spellingShingle |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira Silva, Kleber William Alves da Capoeira Capoeira Decolonial turn Decolonialidade Decoloniality Epistemologias do sul Ethnomathematics Etnomatemática Giro curricular South epistemologies |
title_short |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira |
title_full |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira |
title_fullStr |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira |
title_full_unstemmed |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira |
title_sort |
Giro curricular: decolonialidade, epistemologias do sul e o programa etnomatemática na roda de capoeira |
author |
Silva, Kleber William Alves da |
author_facet |
Silva, Kleber William Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Cristiane Coppe de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kleber William Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira Capoeira Decolonial turn Decolonialidade Decoloniality Epistemologias do sul Ethnomathematics Etnomatemática Giro curricular South epistemologies |
topic |
Capoeira Capoeira Decolonial turn Decolonialidade Decoloniality Epistemologias do sul Ethnomathematics Etnomatemática Giro curricular South epistemologies |
description |
Este é um trabalho de pesquisa artesanal, e não foi feito como numa espécie de linha de produção acadêmica. Houve, em cinco anos, escolhas de materiais, ferramentas, transformações, pandemia, ajustes, mudanças de rotas, dificuldades, rotas de colisão e muitas descobertas. A presente pesquisa procurou compreender de que modo o Programa Etnomatemática, a teoria decolonial e a filosofia da capoeira, colocadas em composição, poderiam apontam caminhos que permitam um Giro Curricular. Esboçar esse Giro implica numa mudança de rota curricular, colocando em pauta e, de fato, em prática, as Leis n.os 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino. Para a realização da pesquisa, procuramos, primeiramente, traçar um panorama das teorias curriculares e dos documentos curriculares nacionais. Para melhor compreender a filosofia da capoeira, realizamos entrevistas-diálogos com cinco mestres de capoeira, um de cada região brasileira, e que são presidentes das federações de capoeira de seus estados. Em diálogo com as Epistemologias do Sul, lançamos mão de aproximações com metodologias não-extrativistas para olharmos para os diálogos estabelecidos com os Mestres de Capoeira. Estas entrevistasdiálogos possibilitaram identificar que no entrelaçamento dos saberes da filosofia da capoeira, do Programa Etnomatemática, das teorias decoloniais e das Epistemologias do Sul surgem possibilidades de uma organização curricular que não seja pautada apenas na tradição cientificista eurocêntrica, mas que, por meio de um Giro Curricular, permita caminhos para enfrentamento do racismo estrutural. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-23052023-110228/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257363753467904 |