Para além dos registros escritos: a fotografia como documento e seu papel na memória social e na história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32249 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a relação entre memória social e história e apresenta a fotografia como documento e de que maneira ela se desenrola nesse contexto. O objetivo que norteou a pesquisa é de que modo a chamada fotografia social contribui para o registro e a reconstrução da memória social. Para tanto, destacou-se as características de disputa e seletividade inerentes à história e à memória, evidenciando as diferentes narrativas que existem entre a construção do passado oficializado pela história e a que foi experienciada no coletivo. No âmbito da Ciência da Informação, são apresentadas definições de documento tanto em fontes gerais quanto em específicas, a fim de estabelecer a fotografia como tal. As discussões do papel da fotografia para os estudos de memória e história foram enfatizadas utilizando as fotografias de cunho social: a fotografia de rua, o fotojornalismo e a fotografia documental, destacando o papel de fotógrafos no registro do cotidiano e na apropriação de imagens na preservação imagética de lugares, eventos e personagens e na re(construção) de narrativas. Para tal, o estudo se baseia em autores como Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Carvalho e Reis (2007), Renault e Araújo (2022), Newhall (1993), Guran (2012), entre outros. Apoiado nesses autores, como conclusão temos que a fotografia apresenta requisitos suficientes para se configurar como documento e é fonte com grande potencial de uso para os estudos de memória e história. |
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Para além dos registros escritos: a fotografia como documento e seu papel na memória social e na históriaMemória socialHistóriaFotografia como documentoFotografiaMemória socialDocumentaçãoCollective memoryHistoryPhotography as a documentO presente trabalho aborda a relação entre memória social e história e apresenta a fotografia como documento e de que maneira ela se desenrola nesse contexto. O objetivo que norteou a pesquisa é de que modo a chamada fotografia social contribui para o registro e a reconstrução da memória social. Para tanto, destacou-se as características de disputa e seletividade inerentes à história e à memória, evidenciando as diferentes narrativas que existem entre a construção do passado oficializado pela história e a que foi experienciada no coletivo. No âmbito da Ciência da Informação, são apresentadas definições de documento tanto em fontes gerais quanto em específicas, a fim de estabelecer a fotografia como tal. As discussões do papel da fotografia para os estudos de memória e história foram enfatizadas utilizando as fotografias de cunho social: a fotografia de rua, o fotojornalismo e a fotografia documental, destacando o papel de fotógrafos no registro do cotidiano e na apropriação de imagens na preservação imagética de lugares, eventos e personagens e na re(construção) de narrativas. Para tal, o estudo se baseia em autores como Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Carvalho e Reis (2007), Renault e Araújo (2022), Newhall (1993), Guran (2012), entre outros. Apoiado nesses autores, como conclusão temos que a fotografia apresenta requisitos suficientes para se configurar como documento e é fonte com grande potencial de uso para os estudos de memória e história.This study approaches the relationship between collective memory and history and presents photography as a document and how it is related in this context. The objective that guided the research is how the so-called social photography contributes to the recording and reconstruction of social memory. Therefore the features of dispute and selectivity inherent to history and in the formation of memory, demonstrating the different narratives that exist between the construction of the past made official by history and that which was experienced in the collective. Within the scope of Information Science, document definitions are presented in both general and specific sources, in order to establish photography as such. Discussions on the role of photography in memory and history studies were emphasized using social photography: street photography, photojournalism and documentary photography, highlighting the role of photographers in recording everyday life and in the appropriation of images in order to preserve places, events and characters and in the re(construction) of narratives. For that, the study is based on authors such as Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Carvalho e Reis (2007), Renault e Araújo (2022), Newhall (1993), Guran (2012), among others. Supported by these authors, as a conclusion we have that photography presents sufficient requirements to be configured as a document and it is a source with great potential for use in the study of memory67 p.Juvêncio, Carlos HenriqueRibeiro, Brenner2024-02-08T14:36:50Z2024-02-08T14:36:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Brenner. Para além dos registros escritos: a fotografia como documento e seu papel na memória social e na história. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32249CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-08T14:36:54Zoai:app.uff.br:1/32249Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:44.397672Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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