Para além dos registros escritos: a fotografia como documento e seu papel na memória social e na história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Brenner
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32249
Resumo: O presente trabalho aborda a relação entre memória social e história e apresenta a fotografia como documento e de que maneira ela se desenrola nesse contexto. O objetivo que norteou a pesquisa é de que modo a chamada fotografia social contribui para o registro e a reconstrução da memória social. Para tanto, destacou-se as características de disputa e seletividade inerentes à história e à memória, evidenciando as diferentes narrativas que existem entre a construção do passado oficializado pela história e a que foi experienciada no coletivo. No âmbito da Ciência da Informação, são apresentadas definições de documento tanto em fontes gerais quanto em específicas, a fim de estabelecer a fotografia como tal. As discussões do papel da fotografia para os estudos de memória e história foram enfatizadas utilizando as fotografias de cunho social: a fotografia de rua, o fotojornalismo e a fotografia documental, destacando o papel de fotógrafos no registro do cotidiano e na apropriação de imagens na preservação imagética de lugares, eventos e personagens e na re(construção) de narrativas. Para tal, o estudo se baseia em autores como Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Carvalho e Reis (2007), Renault e Araújo (2022), Newhall (1993), Guran (2012), entre outros. Apoiado nesses autores, como conclusão temos que a fotografia apresenta requisitos suficientes para se configurar como documento e é fonte com grande potencial de uso para os estudos de memória e história.
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