O brincar e o conhecer: o lugar do sujeito
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15036 |
Resumo: | A presente pesquisa de mestrado estuda a relação entre o brincar e o conhecer e suas implicações para o processo de constituição do sujeito. Nosso objetivo é investigar em que medida a falta ou a presença do espaço do brincar, o qual permite o desenvolvimento da capacidade simbólica na criança, pode interferir na relação do sujeito com o conhecer. A partir do referencial teórico da psicanálise e da psicopedagogia, debruçamo-nos sobre os pressupostos teóricos sobre o brincar e estudamos crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa etapa as crianças vivenciam intensas mudanças no seu processo de escolarização quando boa parte do espaço/tempo para as atividades lúdicas desaparece e um outro ritmo se instaura. A metodologia utilizada é a pesquisa-intervenção, aliada ao método clínico que embasa os princípios da pesquisa pela psicanálise. O atendimento de três crianças foi realizado em uma clínica social psicopedagógica ao longo de um ano. Nas sessões as crianças tiveram livre acesso a diversos materiais, jogos e brinquedos, podendo fazer suas escolhas. Foram observadas e registradas em um diário de campo as formas de manifestação do brincar. A partir do material registrado um dos casos foi analisado. O estudo do caso evidenciou que o espaço do brincar contribuiu para o processo de subjetivação da criança e para a construção do conhecimento |
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O brincar e o conhecer: o lugar do sujeitoBrincarConstrução do conhecimentoSubjetividadeBrincadeiraAprendizagemSubjetividadeEnsino fundamentalPsicologia educacionalPsicopedagogiaPsicologia da criançaPlayingConstruction of knowledgeSubjectivityA presente pesquisa de mestrado estuda a relação entre o brincar e o conhecer e suas implicações para o processo de constituição do sujeito. Nosso objetivo é investigar em que medida a falta ou a presença do espaço do brincar, o qual permite o desenvolvimento da capacidade simbólica na criança, pode interferir na relação do sujeito com o conhecer. A partir do referencial teórico da psicanálise e da psicopedagogia, debruçamo-nos sobre os pressupostos teóricos sobre o brincar e estudamos crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa etapa as crianças vivenciam intensas mudanças no seu processo de escolarização quando boa parte do espaço/tempo para as atividades lúdicas desaparece e um outro ritmo se instaura. A metodologia utilizada é a pesquisa-intervenção, aliada ao método clínico que embasa os princípios da pesquisa pela psicanálise. O atendimento de três crianças foi realizado em uma clínica social psicopedagógica ao longo de um ano. Nas sessões as crianças tiveram livre acesso a diversos materiais, jogos e brinquedos, podendo fazer suas escolhas. Foram observadas e registradas em um diário de campo as formas de manifestação do brincar. A partir do material registrado um dos casos foi analisado. O estudo do caso evidenciou que o espaço do brincar contribuiu para o processo de subjetivação da criança e para a construção do conhecimentoThe present research work studies the relation between the playing and the knowing and its implications for the process of constitution of the subject. Our objective is to investigate to what extent the lack or the presence of playing space, which allows the development of the symbolic capacity in the child, can interfere in the relation of the subject to the knowledge. Based on the theoretical framework of psychoanalysis and psychopedagogy, we focus on the theoretical assumptions about playing and studying children in the early years of elementary school. At this stage, the children experience intense changes in their schooling process when much of the space/time for playful activities disappears and another rhythm is established. The methodology used is the intervention research, allied to the clinical method that bases the principles of the research on psychoanalysis. The care of three children was carried out in a psychopedagogical social clinic for one year. During the sessions, the children had free access to various materials, games and toys, and they could make their choices. The forms of manifestation of playing were observed and recorded in a field diary. From the recorded material, one of the cases was analyzed. Such case showed that the playing space contributed to the process of subjectivation of the child and to the construction of knowledge76 f.Coutinho, Luciana GageiroPisetta, Maria Angélica Augusto de MelloVasconcellos, Ana Celina Junqueira de Aquino Barreto deCorrêa, Bety Ribeiro2020-09-30T12:53:58Z2020-09-30T12:53:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCORRÊA, Bety Ribeiro. O brincar e o conhecer: o lugar do sujeito. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15036http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-04T18:51:30Zoai:app.uff.br:1/15036Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-04T18:51:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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