Brincar: ... por quê?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1377 |
Resumo: | O brincar é atividade atrelada à infância. Além de este ser fonte de divertimento para as crianças, também é recurso estruturante do psiquismo. Porém as modalidades do brincar manifestas nas brincadeiras foram se modificando ao longo dos anos e, atualmente, são influenciadas pelos avanços tecnológicos. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo abordar a temática do brincar. Inicialmente, discorre sobre as características históricas e culturais do brinquedo e do brincar. Em seguida, refere à função do brincar à constituição psíquica, como atividade constituída e constituinte da subjetividade. A partir destas duas leituras iniciais, é possível avaliar o quanto o brincar é fundamental para muitos aspectos inerentes à infância. No terceiro capítulo faz-se uma reflexão sobre a relação existente entre o brincar e a tecnologia, na atualidade. Considera-se que os movimentos discursivos culturais e o advento da tecnologia produziram mudanças importantes nas modalidades do brincar e no comportamento das crianças. |
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O brincar é atividade atrelada à infância. Além de este ser fonte de divertimento para as crianças, também é recurso estruturante do psiquismo. Porém as modalidades do brincar manifestas nas brincadeiras foram se modificando ao longo dos anos e, atualmente, são influenciadas pelos avanços tecnológicos. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo abordar a temática do brincar. Inicialmente, discorre sobre as características históricas e culturais do brinquedo e do brincar. Em seguida, refere à função do brincar à constituição psíquica, como atividade constituída e constituinte da subjetividade. A partir destas duas leituras iniciais, é possível avaliar o quanto o brincar é fundamental para muitos aspectos inerentes à infância. No terceiro capítulo faz-se uma reflexão sobre a relação existente entre o brincar e a tecnologia, na atualidade. Considera-se que os movimentos discursivos culturais e o advento da tecnologia produziram mudanças importantes nas modalidades do brincar e no comportamento das crianças. |
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