O Atendimento Educacional Especializado e a criação de um livro de história infantil com o tema "Sala de Recursos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Violante, Marta Cristina Malheiro do Nascimento Barbio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29953
Resumo: Este estudo é fruto de uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/CMPDI, realizada na Universidade Federal Fluminense/UFF, tendo como objetivo principal a criação de uma história autoral, “Aventuras na Sala de Recursos”, um produto sugestivo de investimentos em políticas públicas que colaborem para a quebra do preconceito, trabalhando a diversidade e inclusão na Educação Infantil. Baseados na experiência da autora e em pesquisa bibliográfica sobre o tema, percebeu-se a necessidade de um material literário apropriado para mostrar às crianças pequenas como é e o que acontece na Sala de Recursos Multifuncionais, presentes nas instituições de ensino da Rede Municipal de Educação de Niterói, através do lúdico. Assim, iniciou-se a criação de uma história , que conta a interação de um menino com deficiência física na escola, que usa uma cadeira de rodas para se locomover, mas os colegas de turma não entendem como ele participará das atividades, preso a esta cadeira. A história também conta o dilema das crianças de não entenderem porque o personagem Gabriel precisa ser atendido na Sala de Recursos. Por não conhecerem tal espaço, tampouco a professora do Atendimento Educacional Especializado, ficam imaginando muitas coisas, boas, ruins e engraçadas. Para tal, utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente, foram estabelecidas reflexões no que se referem à mediação do professor da Sala de Recursos frente ao Atendimento Educacional Especializado (BRASIL, 2008), os estudos de Vygotsky(1999), Ausubel (1980) e Feurstein (2014), a legislação que regulamenta as Salas de Recursos (BRASIL,2010b), a legislação que regulamenta as políticas públicas (BRASIL,1996) e estudos sobre a importância da Literatura Infantil e sua importância no aprendizado (CADEMARTORI,2010; PAIVA; OLIVEIRA,2010), que serviram de base teórica para a criação da história. Todo o desenvolvimento do trabalho se baseia em uma perspectiva inclusiva com a intenção de pesquisa e oferta de um material inédito que possa contribuir para a quebra do preconceito e a falta de informação, assim como estímulo ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças da Educação Infantil. Logo após, propõe-se a produção do livro de história infantil e, finalmente, o reconhecimento efetivo do material através da aplicação do produto com os alunos na UMEI Hilka de Araújo Peçanha. Produto: Livro autoral sobre o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos para crianças da Educação Infantil.
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spelling O Atendimento Educacional Especializado e a criação de um livro de história infantil com o tema "Sala de Recursos"Literatura infantil. Sala de Recursos. AEE.Educação inclusiva, Educação especial, Literatura infantil , Recurso didáticoChildren's literature. Resource Room. AEEEste estudo é fruto de uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão/CMPDI, realizada na Universidade Federal Fluminense/UFF, tendo como objetivo principal a criação de uma história autoral, “Aventuras na Sala de Recursos”, um produto sugestivo de investimentos em políticas públicas que colaborem para a quebra do preconceito, trabalhando a diversidade e inclusão na Educação Infantil. Baseados na experiência da autora e em pesquisa bibliográfica sobre o tema, percebeu-se a necessidade de um material literário apropriado para mostrar às crianças pequenas como é e o que acontece na Sala de Recursos Multifuncionais, presentes nas instituições de ensino da Rede Municipal de Educação de Niterói, através do lúdico. Assim, iniciou-se a criação de uma história , que conta a interação de um menino com deficiência física na escola, que usa uma cadeira de rodas para se locomover, mas os colegas de turma não entendem como ele participará das atividades, preso a esta cadeira. A história também conta o dilema das crianças de não entenderem porque o personagem Gabriel precisa ser atendido na Sala de Recursos. Por não conhecerem tal espaço, tampouco a professora do Atendimento Educacional Especializado, ficam imaginando muitas coisas, boas, ruins e engraçadas. Para tal, utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente, foram estabelecidas reflexões no que se referem à mediação do professor da Sala de Recursos frente ao Atendimento Educacional Especializado (BRASIL, 2008), os estudos de Vygotsky(1999), Ausubel (1980) e Feurstein (2014), a legislação que regulamenta as Salas de Recursos (BRASIL,2010b), a legislação que regulamenta as políticas públicas (BRASIL,1996) e estudos sobre a importância da Literatura Infantil e sua importância no aprendizado (CADEMARTORI,2010; PAIVA; OLIVEIRA,2010), que serviram de base teórica para a criação da história. Todo o desenvolvimento do trabalho se baseia em uma perspectiva inclusiva com a intenção de pesquisa e oferta de um material inédito que possa contribuir para a quebra do preconceito e a falta de informação, assim como estímulo ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças da Educação Infantil. Logo após, propõe-se a produção do livro de história infantil e, finalmente, o reconhecimento efetivo do material através da aplicação do produto com os alunos na UMEI Hilka de Araújo Peçanha. Produto: Livro autoral sobre o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos para crianças da Educação Infantil.This study is the result of a research carried out in the Professional Masters Course in Diversity and Inclusion/CMPDI, carried out at the Fluminense Federal University/UFF, with the main objective of creating an authorial story, “Adventures in the Resource Room”, a suggestive product of investments in public policies that collaborate to break prejudice, working on diversity and inclusion in Early Childhood Education. Based on the author's experience and on bibliographic research on the subject, the need for appropriate literary material to show young children how it is and what happens in the Multifunctional Resource Room, present in the teaching institutions of the Municipal Education Network, was realized. of Niterói, through play. Thus, the creation of a story began, which tells the interaction of a boy with a physical disability at school, who uses a wheelchair to get around, but his classmates do not understand how he will participate in the activities, attached to this chair. The story also tells the children's dilemma of not understanding why the character Gabriel needs to be attended to in the Resource Room. Because they don't know this space, nor the Specialized Educational Service teacher, they keep imagining many things, good, bad and funny. For this, we use bibliographical and field research. Initially, reflections were established regarding the mediation of the Resource Room teacher in relation to the Specialized Educational Service (BRASIL, 2008), the studies by Vygotsky(1999), Ausubel (1980) and Feurstein (2014), the legislation that regulates the Resource Rooms (BRASIL, 2010b), the legislation that regulates public policies (BRASIL, 1996) and studies on the importance of Children's Literature and its importance in learning (CADEMARTORI, 2010; PAIVA; OLIVEIRA, 2010), which served as theoretical basis for the creation of history. The entire development of the work is based on an inclusive perspective with the intention of researching and offering new material that can contribute to breaking down prejudice and lack of information, as well as stimulating the cognitive, affective and social development of children in Education Children's Soon after, the production of a children's history book is proposed and, finally, the effective recognition of the material through the application of the product with students at UMEI Hilka de Araújo Peçanha. Product: Author's book about the Specialized Educational Service in the Resource Room for Children in Early Childhood Education141 p.Meireles, Rosana Maria do Prado LuzYamasaki, Alice AkemiTorres, Maria Carmem EulerXavier, AlineCruz, Osilene Maria de Sá e Silva daViolante, Marta Cristina Malheiro do Nascimento Barbio2023-08-14T20:11:53Z2023-08-14T20:11:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIOLANTE, Marta Cristina Malheiro do Nascimento Barbio. O Atendimento Educacional Especializado e a criação de um livro de história infantil com o tema "Sala de Recursos". 2021. 141 f. 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