A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabio da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4906
Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o uso do método interativo Peer Instruction (Instrução pelos Colegas ou IpC) originalmente desenvolvidos para o ensino superior no ensino médio. Tal método tem sido aplicado em diversas universidades pelo mundo aumentando não só o rendimento como também a motivação dos estudantes. Já existem algumas tentativas de aplicá-lo no ensino médio e nosso objetivo é testar o método em turmas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o intuito de medir a receptividade dos alunos ao método, aplicou-se um teste de percepção sobre as aulas de física no início das primeiras aulas e um questionário de receptividade no fim da última aula
id UFF-2_58ec753d22d4ae8e70eabe3017808c9d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4906
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instructionEnsino de físicaEnsino médioMétodos interativosInstrução pelos Colegas (IPC)Ensino de físicaEnsino médioMétodo interativoInstrução pelos colegas (IPC)Interactive methodsPeer instructionPhysical educationHigh schoolO objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o uso do método interativo Peer Instruction (Instrução pelos Colegas ou IpC) originalmente desenvolvidos para o ensino superior no ensino médio. Tal método tem sido aplicado em diversas universidades pelo mundo aumentando não só o rendimento como também a motivação dos estudantes. Já existem algumas tentativas de aplicá-lo no ensino médio e nosso objetivo é testar o método em turmas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o intuito de medir a receptividade dos alunos ao método, aplicou-se um teste de percepção sobre as aulas de física no início das primeiras aulas e um questionário de receptividade no fim da última aulaThe purpose of this work is to make a study on the use of interactive method Peer Instruction originally developed for higher education in high school. This method has been applied in several universities around the world increasing not only the yield but also the motivation of students. There are some attempts to apply it in high school and our goal is to test the method in classes of a high school institution in the metropolitan area of Rio de Janeiro. In order to measure the responsiveness of the students the method was applied to a perception test on physics classes at the beginning of the first classes and a receptivity questionnaire at the end of the last classOliveira, Thiago RodriguesDechoum, KaledJonathan, DanielPereira, Fabio da Silva2017-10-20T20:00:07Z2017-10-20T20:00:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4906http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T14:42:13Zoai:app.uff.br:1/4906Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:27.765983Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
title A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
spellingShingle A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
Pereira, Fabio da Silva
Ensino de física
Ensino médio
Métodos interativos
Instrução pelos Colegas (IPC)
Ensino de física
Ensino médio
Método interativo
Instrução pelos colegas (IPC)
Interactive methods
Peer instruction
Physical education
High school
title_short A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
title_full A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
title_fullStr A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
title_full_unstemmed A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
title_sort A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
author Pereira, Fabio da Silva
author_facet Pereira, Fabio da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Thiago Rodrigues
Dechoum, Kaled
Jonathan, Daniel
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fabio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Métodos interativos
Instrução pelos Colegas (IPC)
Ensino de física
Ensino médio
Método interativo
Instrução pelos colegas (IPC)
Interactive methods
Peer instruction
Physical education
High school
topic Ensino de física
Ensino médio
Métodos interativos
Instrução pelos Colegas (IPC)
Ensino de física
Ensino médio
Método interativo
Instrução pelos colegas (IPC)
Interactive methods
Peer instruction
Physical education
High school
description O objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o uso do método interativo Peer Instruction (Instrução pelos Colegas ou IpC) originalmente desenvolvidos para o ensino superior no ensino médio. Tal método tem sido aplicado em diversas universidades pelo mundo aumentando não só o rendimento como também a motivação dos estudantes. Já existem algumas tentativas de aplicá-lo no ensino médio e nosso objetivo é testar o método em turmas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o intuito de medir a receptividade dos alunos ao método, aplicou-se um teste de percepção sobre as aulas de física no início das primeiras aulas e um questionário de receptividade no fim da última aula
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-20T20:00:07Z
2017-10-20T20:00:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4906
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823555258613760