A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4906 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o uso do método interativo Peer Instruction (Instrução pelos Colegas ou IpC) originalmente desenvolvidos para o ensino superior no ensino médio. Tal método tem sido aplicado em diversas universidades pelo mundo aumentando não só o rendimento como também a motivação dos estudantes. Já existem algumas tentativas de aplicá-lo no ensino médio e nosso objetivo é testar o método em turmas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o intuito de medir a receptividade dos alunos ao método, aplicou-se um teste de percepção sobre as aulas de física no início das primeiras aulas e um questionário de receptividade no fim da última aula |
id |
UFF-2_58ec753d22d4ae8e70eabe3017808c9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4906 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instructionEnsino de físicaEnsino médioMétodos interativosInstrução pelos Colegas (IPC)Ensino de físicaEnsino médioMétodo interativoInstrução pelos colegas (IPC)Interactive methodsPeer instructionPhysical educationHigh schoolO objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o uso do método interativo Peer Instruction (Instrução pelos Colegas ou IpC) originalmente desenvolvidos para o ensino superior no ensino médio. Tal método tem sido aplicado em diversas universidades pelo mundo aumentando não só o rendimento como também a motivação dos estudantes. Já existem algumas tentativas de aplicá-lo no ensino médio e nosso objetivo é testar o método em turmas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o intuito de medir a receptividade dos alunos ao método, aplicou-se um teste de percepção sobre as aulas de física no início das primeiras aulas e um questionário de receptividade no fim da última aulaThe purpose of this work is to make a study on the use of interactive method Peer Instruction originally developed for higher education in high school. This method has been applied in several universities around the world increasing not only the yield but also the motivation of students. There are some attempts to apply it in high school and our goal is to test the method in classes of a high school institution in the metropolitan area of Rio de Janeiro. In order to measure the responsiveness of the students the method was applied to a perception test on physics classes at the beginning of the first classes and a receptivity questionnaire at the end of the last classOliveira, Thiago RodriguesDechoum, KaledJonathan, DanielPereira, Fabio da Silva2017-10-20T20:00:07Z2017-10-20T20:00:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4906http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T14:42:13Zoai:app.uff.br:1/4906Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:27.765983Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction |
title |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction |
spellingShingle |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction Pereira, Fabio da Silva Ensino de física Ensino médio Métodos interativos Instrução pelos Colegas (IPC) Ensino de física Ensino médio Método interativo Instrução pelos colegas (IPC) Interactive methods Peer instruction Physical education High school |
title_short |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction |
title_full |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction |
title_fullStr |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction |
title_full_unstemmed |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction |
title_sort |
A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction |
author |
Pereira, Fabio da Silva |
author_facet |
Pereira, Fabio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Rodrigues Dechoum, Kaled Jonathan, Daniel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fabio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino médio Métodos interativos Instrução pelos Colegas (IPC) Ensino de física Ensino médio Método interativo Instrução pelos colegas (IPC) Interactive methods Peer instruction Physical education High school |
topic |
Ensino de física Ensino médio Métodos interativos Instrução pelos Colegas (IPC) Ensino de física Ensino médio Método interativo Instrução pelos colegas (IPC) Interactive methods Peer instruction Physical education High school |
description |
O objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o uso do método interativo Peer Instruction (Instrução pelos Colegas ou IpC) originalmente desenvolvidos para o ensino superior no ensino médio. Tal método tem sido aplicado em diversas universidades pelo mundo aumentando não só o rendimento como também a motivação dos estudantes. Já existem algumas tentativas de aplicá-lo no ensino médio e nosso objetivo é testar o método em turmas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o intuito de medir a receptividade dos alunos ao método, aplicou-se um teste de percepção sobre as aulas de física no início das primeiras aulas e um questionário de receptividade no fim da última aula |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-20T20:00:07Z 2017-10-20T20:00:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4906 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823555258613760 |