Proposta de adequação do porto de Itaguaí à convenção internacional de tratamento de água de lastro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33343 |
Resumo: | O tanque de lastro é um compartimento dentro de um navio, que armazena água, responsável por promover maior estabilidade e segurança a embarcação, a qual, mediante as necessidades de operação do navio, é bombeada no tanque ou descartada ao mar. Esse descarte pode provocar diversos impactos ao ambiente marinho por seu potencial de introdução de espécies potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, podendo influenciar na dinâmica do ecossistema em que se instalam. Desta forma, diversas diretrizes internacionais (IMO – Organização Marítima Internacional) e nacionais (NORMAM-20/DPC – Norma de Autoridade Marítima para o Gerenciamento da Água de Lastro de Navios da Diretoria de Portos e Costas) foram criadas para mitigar esse problema. A fim de promover um estudo sobre formas de mitigação de transferências de espécies invasoras, este trabalho exemplifica tecnologias para tratamento de águas de lastro e propõe, tendo como estudo de caso o Porto de Itaguaí localizado no Rio de Janeiro, , tendo sido considerados: filtração, uso de ozônio e aplicação de luz ultravioleta como formas de tratamento. Os dados iniciais indicam o ozônio como opção mais viável, com custos iniciando na ordem de 1,88 (Filtração), 0,55 (ozônio) e 0,59 R$/m3 (Ultravioleta). Destas o uso de uma barcaça com equipamentos operando com uso de Ozônio foi considerada a de maior atratividade técnica econômica |
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Proposta de adequação do porto de Itaguaí à convenção internacional de tratamento de água de lastroÁgua de lastroEspécies invasorasOzônioÁgua de lastroTratamento da águaImpacto ambientalPorto de Itaguaí (RJ)Ballast waterInvasive speciesOzoneO tanque de lastro é um compartimento dentro de um navio, que armazena água, responsável por promover maior estabilidade e segurança a embarcação, a qual, mediante as necessidades de operação do navio, é bombeada no tanque ou descartada ao mar. Esse descarte pode provocar diversos impactos ao ambiente marinho por seu potencial de introdução de espécies potencialmente prejudiciais ao meio ambiente, podendo influenciar na dinâmica do ecossistema em que se instalam. Desta forma, diversas diretrizes internacionais (IMO – Organização Marítima Internacional) e nacionais (NORMAM-20/DPC – Norma de Autoridade Marítima para o Gerenciamento da Água de Lastro de Navios da Diretoria de Portos e Costas) foram criadas para mitigar esse problema. A fim de promover um estudo sobre formas de mitigação de transferências de espécies invasoras, este trabalho exemplifica tecnologias para tratamento de águas de lastro e propõe, tendo como estudo de caso o Porto de Itaguaí localizado no Rio de Janeiro, , tendo sido considerados: filtração, uso de ozônio e aplicação de luz ultravioleta como formas de tratamento. Os dados iniciais indicam o ozônio como opção mais viável, com custos iniciando na ordem de 1,88 (Filtração), 0,55 (ozônio) e 0,59 R$/m3 (Ultravioleta). Destas o uso de uma barcaça com equipamentos operando com uso de Ozônio foi considerada a de maior atratividade técnica econômicaThe ballast tank is a compartment inside a ship, which stores water, responsible for promoting greater stability and safety to the vessel, which, depending on the vessel's operating needs, is pumped into the tank or discharged overboard. This discharge can cause several impacts to the marine environment for the potential to introduce species that can be harmful to the environment, and may influence the dynamics of the ecosystem in which they are introduced. In this way, several international (IMO - International Maritime Organization) and national guidelines (NORMAM-20 / DPC - Maritime Authority Standard for the Management of Ballast Water for Ships of the Directorate of Ports and Coasts) were created to mitigate this problem. In order to promote a study on ways to mitigate the transfer of invasive species, this work exemplifies technologies for ballast water treatment and proposes, using a case study of the Port of Itaguaí located in Rio de Janeiroe, been considered: filtration, use of ozone and application of ultraviolet light as forms of treatment. Initial data indicate ozone as the most viable option, with costs starting at 1.88 (Filtration), 0.55 (ozone) and 0.59 R$/m3 (Ultraviolet). Of these, the use of one barge with equipment operating with ozone was considered the most economically attractive technique73 f.Teixeira, Marcos AlexandreCardoso Júnior, Ricardo Abranches FelixSilva, Ivenio Moreira daLepsch, Jéssica Hotz2024-07-16T18:01:27Z2024-07-16T18:01:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEPSCH, Jéssica Hotz. Proposta de adequação do porto de Itaguaí à convenção internacional de tratamento de água de lastro. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33343CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-16T18:01:32Zoai:app.uff.br:1/33343Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:55:06.462331Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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