Perspectivas do pensamento computacional na BNCC e o ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27384 |
Resumo: | A educação, na medida que forma para a cidadania, modifica as relações e características da realidade em que se insere, sendo então um modificador do paradigma vivido pelas sociedades ao mesmo que tempo que incorpora este paradigma em sua metodologia. Nesse sentido, o cenário tecnológico vivido na contemporaneidade cada vez mais busca o protagonismo do aluno e apropriação de tecnologias digitais, dando espaço para paradigmas como o focado em habilidades STEAM, que articula diversos saberes e perspectivas, dentre elas o pensamento computacional, expressivamente difundido nos currículos de países desenvolvidos e considerado benéfico para o ensino de ciências e biologia a partir de sua definição mais famosa. Levando em conta a tentativa de renovação curricular no Brasil que visa incorporar tendências formativas internacionais e o potencial interdisciplinar entre pensamento computacional e biologia descrito por Wing (2006), este trabalho tem como objetivo analisar a presença desta perspectiva nas orientações curriculares de biologia expressas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo uma primeira aproximação. O método utilizado foi o bibliográfico documental, com busca de trabalhos publicados em plataformas de buscas acadêmicas. Nesse sentido, como resultado o trabalho versa sobre habilidades STEAM como paradigma e traça a trajetória do pensamento computacional e currículos de biologia no Brasil, buscando entender suas mudanças, características e reformas até a implementação da renovação curricular orientada pela BNCC. Prosseguindo, o trabalho discute se há o entrelaçamento do pensamento computacional e o ensino de biologia na BNCC, analisando como os componentes do ensino de biologia estão dispostos no documento, além de tanger a recepção dos professores e possíveis articulações entre a BNCC e formação docente. A análise da BNCC mostrou que não há ligações claras entre pensamento computacional e ensino de biologia, mas as lacunas no documento merecem ser trabalhadas e revistas para uma possível aproximação |
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Perspectivas do pensamento computacional na BNCC e o ensino de biologiaEducação STEAMPensamento computacionalBNCCEnsino de biologiaSTEAM educationComputational thinkingBNCCBiology teachingA educação, na medida que forma para a cidadania, modifica as relações e características da realidade em que se insere, sendo então um modificador do paradigma vivido pelas sociedades ao mesmo que tempo que incorpora este paradigma em sua metodologia. Nesse sentido, o cenário tecnológico vivido na contemporaneidade cada vez mais busca o protagonismo do aluno e apropriação de tecnologias digitais, dando espaço para paradigmas como o focado em habilidades STEAM, que articula diversos saberes e perspectivas, dentre elas o pensamento computacional, expressivamente difundido nos currículos de países desenvolvidos e considerado benéfico para o ensino de ciências e biologia a partir de sua definição mais famosa. Levando em conta a tentativa de renovação curricular no Brasil que visa incorporar tendências formativas internacionais e o potencial interdisciplinar entre pensamento computacional e biologia descrito por Wing (2006), este trabalho tem como objetivo analisar a presença desta perspectiva nas orientações curriculares de biologia expressas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecendo uma primeira aproximação. O método utilizado foi o bibliográfico documental, com busca de trabalhos publicados em plataformas de buscas acadêmicas. Nesse sentido, como resultado o trabalho versa sobre habilidades STEAM como paradigma e traça a trajetória do pensamento computacional e currículos de biologia no Brasil, buscando entender suas mudanças, características e reformas até a implementação da renovação curricular orientada pela BNCC. Prosseguindo, o trabalho discute se há o entrelaçamento do pensamento computacional e o ensino de biologia na BNCC, analisando como os componentes do ensino de biologia estão dispostos no documento, além de tanger a recepção dos professores e possíveis articulações entre a BNCC e formação docente. A análise da BNCC mostrou que não há ligações claras entre pensamento computacional e ensino de biologia, mas as lacunas no documento merecem ser trabalhadas e revistas para uma possível aproximaçãoEducation, to the extent that it forms citizenship, modifies the relationships and characteristics of the reality in which it operates, thus being a modifier of the paradigm experienced by societies at the same time that it incorporates this paradigm into its methodology. In this sense, the technological scenario experienced in contemporary times increasingly seeks student protagonism and appropriation of digital technologies, giving space to paradigms such as the one focused on STEAM skills, which articulates different knowledge and perspectives, among them computational thinking, expressively widespread in Curricula of countries inspired and considered hybrids for the teaching of science and biology based on its most famous definition. Taking into account the attempt at curriculum renewal in Brazil that aims to incorporate international training trends and the interdisciplinary potential between computational thinking and biology described by Wing (2006), this work aims to analyze the presence of this perspective in the curricular orientations of biology expressed by the Base National Common Curricular (BNCC), establishing a first approximation. The method used was the documentary bibliography, with a search for works published in academic search platforms. In this sense, as a result, the work deals with STEAM skills as a paradigm and traces the trajectory of computational thinking and biology curricula in Brazil, seeking to understand its changes, characteristics and reforms until the implementation of the curricular change guided by the BNCC. Continuing, the work discusses whether there is an intertwining of computational thinking and the teaching of biology at the BNCC, analyzing how the components of teaching biology are accessible in the document, in addition to touching on the reception of teachers and possible articulations between the BNCC and teacher training. An analysis of the BNCC showed that there are no clear links between computational thinking and biology teaching, but the gaps in the document deserve to be worked on and revised for a possible approximation.51 p.Brandão, Marcohttp://lattes.cnpq.br/5153966367209899Araújo, KennedySouza, Thaís V. de Azeredohttp://lattes.cnpq.br/5258360179349899Silva, Jessyca Rodrigues2022-12-21T14:43:52Z2022-12-21T14:43:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Jessyca Rodrigues. Perspectivas do pensamento computacional na BNCC e o ensino de biologia. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27384CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:34:33Zoai:app.uff.br:1/27384Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:02.580275Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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