Desenvolvendo o envolvido: o projeto de pré-vestibular social de um colégio em Macaé como forma de ascensão das classes populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Alfradique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14452
Resumo: É lugar comum para a sociologia ter a trajetória das classes populares em busca de ascensão social como foco de pesquisa. Contudo, no presente trabalho, debruçou-se sobre a fuga do rótulo estigmatizante de “envolvido X não envolvido” e “sucesso X fracasso escolar” por parte das juventudes, tendo os pré-vestibulares sociais como ponte para alcançar o que se almeja: mudar a sua condição social pelo viés da educação. Ser/estar envolvido é algo de difícil concretude. Ao falar de envolvimento, o primeiro questionamento que deve ser feito é o seguinte: considerado por quem? Através de pesquisas realizadas com diferentes grupos pôde-se notar que de acordo com determinados grupos sociais a perspectiva do envolvimento muda. Esta se metamorfoseia a partir de quem a julga. E falar em julgamento envolve uma perspectiva social dotada de moralidade. E um dos alvos mais comuns da rotulação são as juventudes pobres, de periferias e subúrbios. Fazendo um delineado firme sobre essas juventudes estigmatizadas, apresentar-se-á as manobras utilizadas pelos mesmos para driblar a rotulação de envolvimento e camuflar uma identidade tida como deteriorada (GOFFMAN, 1891) para adquirir os capitais necessários para ascensão, provindos exclusivamente do ensino superior. Este trabalho fora realizado através de observação participante em um pré-vestibular social localizado em Macaé, RJ. Esta pesquisa foi financiada pela FAPERJ na condição de auxílio de Iniciação Científica
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