O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emili Senra da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17036
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar as estratégias e manobras utilizadas por jovens negros de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes para fugir da rotulação de envolvimento-com o crime (CECCHETTO, MUNIZ e MONTEIRO, 2018a) através da busca por ascensão social utilizando o pré-vestibular como passaporte de distinção social, fuga do rótulo e incorporação de um novo habitus (BOURDIEU, 2007). Utilizou-se literatura sociológica para reflexões sobre rotulação, violências e identidade social além da metodologia qualitativa por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas
id UFF-2_27e160eb94d1f1f0d9ee5509ec88d709
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17036
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos GoytacazesJuventudesViolênciasEstigmaEducaçãoControlePré-vestibularIdentidade socialJuventude negraYouthsViolenceStigmaEducationSocial controlO presente artigo tem como principal objetivo demonstrar as estratégias e manobras utilizadas por jovens negros de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes para fugir da rotulação de envolvimento-com o crime (CECCHETTO, MUNIZ e MONTEIRO, 2018a) através da busca por ascensão social utilizando o pré-vestibular como passaporte de distinção social, fuga do rótulo e incorporação de um novo habitus (BOURDIEU, 2007). Utilizou-se literatura sociológica para reflexões sobre rotulação, violências e identidade social além da metodologia qualitativa por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadasThe main objective of this article is to demonstrate the strategies and maneuvers used by young blacks of a social pré-vestibular in Campos dos Goytacazes to escape the labeling of involvement-with crime (CECCHETTO, MUNIZ and MONTEIRO, 2018) through the search for social ascension using the pre-vestibular as a passport for social distinction, escaping the label, and incorporating a new habitus (BOURDIEU, 2007). Sociological literature was used to reflect on labeling, violence, and social identity in addition to the qualitative methodology through participative observation and semi-structured interviewsMonteiro, Rodrigo de AraujoSilveira, Raquel Brum Fernandes deCecchetto, FátimaSilva, Claudio Araujo de Souza eSilva, Emili Senra da2021-03-08T17:44:30Z2021-03-08T17:44:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Emili Senra da. O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes. Campos dos Goytacazes, 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/17036Aluno de graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T18:02:18Zoai:app.uff.br:1/17036Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-31T18:02:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
title O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
spellingShingle O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
Silva, Emili Senra da
Juventudes
Violências
Estigma
Educação
Controle
Pré-vestibular
Identidade social
Juventude negra
Youths
Violence
Stigma
Education
Social control
title_short O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
title_full O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
title_fullStr O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
title_full_unstemmed O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
title_sort O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes
author Silva, Emili Senra da
author_facet Silva, Emili Senra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Rodrigo de Araujo
Silveira, Raquel Brum Fernandes de
Cecchetto, Fátima
Silva, Claudio Araujo de Souza e
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emili Senra da
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes
Violências
Estigma
Educação
Controle
Pré-vestibular
Identidade social
Juventude negra
Youths
Violence
Stigma
Education
Social control
topic Juventudes
Violências
Estigma
Educação
Controle
Pré-vestibular
Identidade social
Juventude negra
Youths
Violence
Stigma
Education
Social control
description O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar as estratégias e manobras utilizadas por jovens negros de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes para fugir da rotulação de envolvimento-com o crime (CECCHETTO, MUNIZ e MONTEIRO, 2018a) através da busca por ascensão social utilizando o pré-vestibular como passaporte de distinção social, fuga do rótulo e incorporação de um novo habitus (BOURDIEU, 2007). Utilizou-se literatura sociológica para reflexões sobre rotulação, violências e identidade social além da metodologia qualitativa por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-08T17:44:30Z
2021-03-08T17:44:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Emili Senra da. O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes. Campos dos Goytacazes, 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17036
Aluno de graduação
identifier_str_mv SILVA, Emili Senra da. O desenvolvimento do envolvido: estratégias de ascensão social de jovens negros de classes populares de um pré-vestibular social em Campos dos Goytacazes. Campos dos Goytacazes, 2020. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2020.
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838702661009408