A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13111 |
Resumo: | A tese trata das mediações culturais que influenciaram na construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre 1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da instituição sócio-política chamada MPB |
id |
UFF-2_5a3061e852ff33aef926916da9ab0f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13111 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)Mediação culturalCrítica musicalHistória da música popular brasileiraHistória popularMúsica popular brasileiraCulturaMediaçãoA tese trata das mediações culturais que influenciaram na construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre 1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da instituição sócio-política chamada MPBThe research deals with the cultural mediations that influenced the construction of Brazilian Popular Music (MPB) in the period between 1968 and 1982. In addition to he analyzes that prioritized the path of musical movements and / or the successful artists, the research seeks to show that the symbolic and commercial success of MPB is also due to other factors which made the approach music with the public. By providing the circulation of goods, cultural mediators facilitated public access to it, reaffirming values dear to the project of different media that profited from this activity. To illustrate the concept of cultural mediation, we examined the fascicles “História da Música Popular Brasileira”, from Editora Abril, who presented a booklet with a biography and analysis of the work of the artist and an LP with major music; articles written by the journalists called the “new wave” of the music critics: Ana Maria Bahiana, Nelson Motta and Tárik de Souza, and “Circuito Universitário”, a serie of concerts of MPB which visited capitals and university towns of southeastern Brazil. In many ways, the three cases constitute important spaces of mediation which helped in the dissemination of music, artists and practices that included the construction of socio-political institution called MPB270 f.NiteróiRollemberg, DeniseQuadrat, SamanthaNaves, SantuzaNapolitano, MarcosDias, Marcia TostaLamarão, Luisa Quarti2020-03-16T23:50:18Z2020-03-16T23:50:18Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13111Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-14T21:03:27Zoai:app.uff.br:1/13111Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:19.302596Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) |
title |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) |
spellingShingle |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) Lamarão, Luisa Quarti Mediação cultural Crítica musical História da música popular brasileira História popular Música popular brasileira Cultura Mediação |
title_short |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) |
title_full |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) |
title_fullStr |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) |
title_full_unstemmed |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) |
title_sort |
A crise é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982) |
author |
Lamarão, Luisa Quarti |
author_facet |
Lamarão, Luisa Quarti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rollemberg, Denise Quadrat, Samantha Naves, Santuza Napolitano, Marcos Dias, Marcia Tosta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamarão, Luisa Quarti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação cultural Crítica musical História da música popular brasileira História popular Música popular brasileira Cultura Mediação |
topic |
Mediação cultural Crítica musical História da música popular brasileira História popular Música popular brasileira Cultura Mediação |
description |
A tese trata das mediações culturais que influenciaram na construção da Música Popular Brasileira (MPB) no período entre 1968 e 1982. Para além das análises que priorizavam a trajetória dos movimentos musicais e/ou dos artistas de sucesso, a pesquisa busca mostrar que o êxito simbólico e comercial da MPB deve-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público. Ao proporcionarem a circulação dessa mercadoria, os mediadores culturais facilitaram o acesso do público a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de comunicação que lucravam com essa atividade. Para exemplificar o conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes veículos de três jornalistas da chamada “nova onda” de críticos musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do Brasil. De diferentes formas, os três casos se constituem em importantes espaços de mediação que auxiliaram na divulgação das músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da instituição sócio-política chamada MPB |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2020-03-16T23:50:18Z 2020-03-16T23:50:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13111 Aluno de doutorado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13111 |
identifier_str_mv |
Aluno de doutorado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823651386818560 |