Por uma educação que restaure um diálogo de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCHETTI, Thiara Souza Lugão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22201
Resumo: O presente estudo, realizado por meio de revisão de literaturas e diálogo de saberes, tem como objetivo trazer para o campo da educação a importância de um diálogo de saberes, partindo-se da premissa que todos os sistemas de conhecimento são importantes e legítimos. O presente trabalho professa a favor de uma educação e de uma escola, abertas a uma reorganização, que possibilite uma maior participação da comunidade na construção de uma escola para todos. Nesse sentido, buscou-se, com o presente estudo, constituir uma escrita a favor de um diálogo de saberes na escola de hoje. Partindo de uma metodologia e narrativa autobiográfica, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a possiblidade de resgate do diálogo de saberes na educação e a relação que os educadores precisam estabelecer entre esse diálogo e seu fazer cotidiano em sala de aula. Buscou-se analisar a necessidade de as escolas buscarem um diálogo com a comunidade e as implicações dessa tarefa para a organização escolar e para o trabalho dos professores, bem como analisou-se a contribuição que os saberes constituídos na sociedade e utilizados pelos professores podem contribuir para a formação dos sujeitos inseridos na instituição escolar. Concluiu-se, com o estudo, que a escola que busca se reelaborar todos os dias em um processo de construção e reconstrução de saberes edifica uma nova forma de ser e de se fazer educação
id UFF-2_5acbf65186c7d64aed4c14a092f9a9c9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22201
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Por uma educação que restaure um diálogo de saberesDiálogo de saberesComunidadeFormaçãoPedagogiaKnowledge dialogueCommunityFormationO presente estudo, realizado por meio de revisão de literaturas e diálogo de saberes, tem como objetivo trazer para o campo da educação a importância de um diálogo de saberes, partindo-se da premissa que todos os sistemas de conhecimento são importantes e legítimos. O presente trabalho professa a favor de uma educação e de uma escola, abertas a uma reorganização, que possibilite uma maior participação da comunidade na construção de uma escola para todos. Nesse sentido, buscou-se, com o presente estudo, constituir uma escrita a favor de um diálogo de saberes na escola de hoje. Partindo de uma metodologia e narrativa autobiográfica, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a possiblidade de resgate do diálogo de saberes na educação e a relação que os educadores precisam estabelecer entre esse diálogo e seu fazer cotidiano em sala de aula. Buscou-se analisar a necessidade de as escolas buscarem um diálogo com a comunidade e as implicações dessa tarefa para a organização escolar e para o trabalho dos professores, bem como analisou-se a contribuição que os saberes constituídos na sociedade e utilizados pelos professores podem contribuir para a formação dos sujeitos inseridos na instituição escolar. Concluiu-se, com o estudo, que a escola que busca se reelaborar todos os dias em um processo de construção e reconstrução de saberes edifica uma nova forma de ser e de se fazer educaçãoThe presente study, carried out through literature review and knowledge dialogue, aims to bring to the field of education the importance of a knowledge dialogue, based on the premise that all knowledge systems are importante and legitimate. The presente work professes in favor of na education and a school, open to a reorganization, which allows a greater participation of the community in the construction of a school for all. In this sense, it was sought, with the presente study, to constitute a writing in favor of a dialogue of knowledge in today's school, starting from an autobiographical methodology and narrative, this research aimed to analyze the possibility of rescuing the dialogue of knowledge in education and the relationship that educators need to establish between this dialogue and their daily activities in the classroom. We sought to analyze the need for schools to seek a dialogue with the community and the implications of this task for the school organization and the work of teachers, as well as analyzing the contribution that the knowledge constituted in Society and used by teachers can contribute for the training of subjects inserted in the school institution. It was concluded, with the study, that the school that seeks to re-elaborate it self everyday in a process of construction and reconstruction of knowledge builds a new way of being and of doing educationMELLO, Maristela Barenco Corrêa deMARCHETTI, Thiara Souza Lugão2021-05-26T19:02:57Z2021-05-26T19:02:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22201http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T15:31:49Zoai:app.uff.br:1/22201Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:34.270270Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
title Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
spellingShingle Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
MARCHETTI, Thiara Souza Lugão
Diálogo de saberes
Comunidade
Formação
Pedagogia
Knowledge dialogue
Community
Formation
title_short Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
title_full Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
title_fullStr Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
title_full_unstemmed Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
title_sort Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
author MARCHETTI, Thiara Souza Lugão
author_facet MARCHETTI, Thiara Souza Lugão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MELLO, Maristela Barenco Corrêa de
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCHETTI, Thiara Souza Lugão
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo de saberes
Comunidade
Formação
Pedagogia
Knowledge dialogue
Community
Formation
topic Diálogo de saberes
Comunidade
Formação
Pedagogia
Knowledge dialogue
Community
Formation
description O presente estudo, realizado por meio de revisão de literaturas e diálogo de saberes, tem como objetivo trazer para o campo da educação a importância de um diálogo de saberes, partindo-se da premissa que todos os sistemas de conhecimento são importantes e legítimos. O presente trabalho professa a favor de uma educação e de uma escola, abertas a uma reorganização, que possibilite uma maior participação da comunidade na construção de uma escola para todos. Nesse sentido, buscou-se, com o presente estudo, constituir uma escrita a favor de um diálogo de saberes na escola de hoje. Partindo de uma metodologia e narrativa autobiográfica, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a possiblidade de resgate do diálogo de saberes na educação e a relação que os educadores precisam estabelecer entre esse diálogo e seu fazer cotidiano em sala de aula. Buscou-se analisar a necessidade de as escolas buscarem um diálogo com a comunidade e as implicações dessa tarefa para a organização escolar e para o trabalho dos professores, bem como analisou-se a contribuição que os saberes constituídos na sociedade e utilizados pelos professores podem contribuir para a formação dos sujeitos inseridos na instituição escolar. Concluiu-se, com o estudo, que a escola que busca se reelaborar todos os dias em um processo de construção e reconstrução de saberes edifica uma nova forma de ser e de se fazer educação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-26T19:02:57Z
2021-05-26T19:02:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22201
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823700640530432