Por uma educação que restaure um diálogo de saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22201 |
Resumo: | O presente estudo, realizado por meio de revisão de literaturas e diálogo de saberes, tem como objetivo trazer para o campo da educação a importância de um diálogo de saberes, partindo-se da premissa que todos os sistemas de conhecimento são importantes e legítimos. O presente trabalho professa a favor de uma educação e de uma escola, abertas a uma reorganização, que possibilite uma maior participação da comunidade na construção de uma escola para todos. Nesse sentido, buscou-se, com o presente estudo, constituir uma escrita a favor de um diálogo de saberes na escola de hoje. Partindo de uma metodologia e narrativa autobiográfica, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a possiblidade de resgate do diálogo de saberes na educação e a relação que os educadores precisam estabelecer entre esse diálogo e seu fazer cotidiano em sala de aula. Buscou-se analisar a necessidade de as escolas buscarem um diálogo com a comunidade e as implicações dessa tarefa para a organização escolar e para o trabalho dos professores, bem como analisou-se a contribuição que os saberes constituídos na sociedade e utilizados pelos professores podem contribuir para a formação dos sujeitos inseridos na instituição escolar. Concluiu-se, com o estudo, que a escola que busca se reelaborar todos os dias em um processo de construção e reconstrução de saberes edifica uma nova forma de ser e de se fazer educação |
id |
UFF-2_5acbf65186c7d64aed4c14a092f9a9c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22201 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberesDiálogo de saberesComunidadeFormaçãoPedagogiaKnowledge dialogueCommunityFormationO presente estudo, realizado por meio de revisão de literaturas e diálogo de saberes, tem como objetivo trazer para o campo da educação a importância de um diálogo de saberes, partindo-se da premissa que todos os sistemas de conhecimento são importantes e legítimos. O presente trabalho professa a favor de uma educação e de uma escola, abertas a uma reorganização, que possibilite uma maior participação da comunidade na construção de uma escola para todos. Nesse sentido, buscou-se, com o presente estudo, constituir uma escrita a favor de um diálogo de saberes na escola de hoje. Partindo de uma metodologia e narrativa autobiográfica, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a possiblidade de resgate do diálogo de saberes na educação e a relação que os educadores precisam estabelecer entre esse diálogo e seu fazer cotidiano em sala de aula. Buscou-se analisar a necessidade de as escolas buscarem um diálogo com a comunidade e as implicações dessa tarefa para a organização escolar e para o trabalho dos professores, bem como analisou-se a contribuição que os saberes constituídos na sociedade e utilizados pelos professores podem contribuir para a formação dos sujeitos inseridos na instituição escolar. Concluiu-se, com o estudo, que a escola que busca se reelaborar todos os dias em um processo de construção e reconstrução de saberes edifica uma nova forma de ser e de se fazer educaçãoThe presente study, carried out through literature review and knowledge dialogue, aims to bring to the field of education the importance of a knowledge dialogue, based on the premise that all knowledge systems are importante and legitimate. The presente work professes in favor of na education and a school, open to a reorganization, which allows a greater participation of the community in the construction of a school for all. In this sense, it was sought, with the presente study, to constitute a writing in favor of a dialogue of knowledge in today's school, starting from an autobiographical methodology and narrative, this research aimed to analyze the possibility of rescuing the dialogue of knowledge in education and the relationship that educators need to establish between this dialogue and their daily activities in the classroom. We sought to analyze the need for schools to seek a dialogue with the community and the implications of this task for the school organization and the work of teachers, as well as analyzing the contribution that the knowledge constituted in Society and used by teachers can contribute for the training of subjects inserted in the school institution. It was concluded, with the study, that the school that seeks to re-elaborate it self everyday in a process of construction and reconstruction of knowledge builds a new way of being and of doing educationMELLO, Maristela Barenco Corrêa deMARCHETTI, Thiara Souza Lugão2021-05-26T19:02:57Z2021-05-26T19:02:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22201http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T15:31:49Zoai:app.uff.br:1/22201Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:34.270270Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes |
title |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes |
spellingShingle |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes MARCHETTI, Thiara Souza Lugão Diálogo de saberes Comunidade Formação Pedagogia Knowledge dialogue Community Formation |
title_short |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes |
title_full |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes |
title_fullStr |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes |
title_full_unstemmed |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes |
title_sort |
Por uma educação que restaure um diálogo de saberes |
author |
MARCHETTI, Thiara Souza Lugão |
author_facet |
MARCHETTI, Thiara Souza Lugão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MELLO, Maristela Barenco Corrêa de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCHETTI, Thiara Souza Lugão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogo de saberes Comunidade Formação Pedagogia Knowledge dialogue Community Formation |
topic |
Diálogo de saberes Comunidade Formação Pedagogia Knowledge dialogue Community Formation |
description |
O presente estudo, realizado por meio de revisão de literaturas e diálogo de saberes, tem como objetivo trazer para o campo da educação a importância de um diálogo de saberes, partindo-se da premissa que todos os sistemas de conhecimento são importantes e legítimos. O presente trabalho professa a favor de uma educação e de uma escola, abertas a uma reorganização, que possibilite uma maior participação da comunidade na construção de uma escola para todos. Nesse sentido, buscou-se, com o presente estudo, constituir uma escrita a favor de um diálogo de saberes na escola de hoje. Partindo de uma metodologia e narrativa autobiográfica, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a possiblidade de resgate do diálogo de saberes na educação e a relação que os educadores precisam estabelecer entre esse diálogo e seu fazer cotidiano em sala de aula. Buscou-se analisar a necessidade de as escolas buscarem um diálogo com a comunidade e as implicações dessa tarefa para a organização escolar e para o trabalho dos professores, bem como analisou-se a contribuição que os saberes constituídos na sociedade e utilizados pelos professores podem contribuir para a formação dos sujeitos inseridos na instituição escolar. Concluiu-se, com o estudo, que a escola que busca se reelaborar todos os dias em um processo de construção e reconstrução de saberes edifica uma nova forma de ser e de se fazer educação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-26T19:02:57Z 2021-05-26T19:02:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22201 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823700640530432 |