A decisão entre os modos rodoviário e ferroviário no transporte dos bens siderúrgicos visando a eco-eficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6466 |
Resumo: | A escolha do modo de transporte responsável pela expedição dos bens acabados é um fator deteminante à eficácia da organização no fechamento do ciclo do produto. O transporte dos bens siderúrgicos possui características impactantes tanto no aspecto operacional como no ambiental. A produção siderúrgica causa impactos ao meio ambiente e a escolha do melhor modo de transporte para o escoamento dos seus produtos pode minimizar essas agressões. O trabalho consiste na comparação, entre as alternativas de meios de transportes utilizados hoje pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e seus principais atributos operacionais (custo, confiabilidade e segurança) e ambientais (emissão de CO2, consumo de energia e emissão de resíduos líquidos) com foco na eco-eficiência. Foi realizada pesquisa bibliográfica para entender melhor os assuntos abordados, seguida de um levantamento de dados através de entrevistas com a CSN e seus fornecedores de serviço de transporte (rodoviários e ferroviários). As informações foram tratadas e a partir de cálculos, os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro comparativo entre os modos. Esses resultados foram analisados por um método de apoio à decisão, anteriormente escolhido, denominado Análise Relacional Grey que indicou o meio ferroviário como a melhor opção de transporte em se tratando de sustentabilidade e eco-eficiência |
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A decisão entre os modos rodoviário e ferroviário no transporte dos bens siderúrgicos visando a eco-eficiênciaEco-eficiênciaTransportesAnálise Relacional GreyEcoeficiênciaTransporte ferroviárioTransporte rodoviárioSiderurgiaEco-efficiencyTransportationGrey Relational AnalysisA escolha do modo de transporte responsável pela expedição dos bens acabados é um fator deteminante à eficácia da organização no fechamento do ciclo do produto. O transporte dos bens siderúrgicos possui características impactantes tanto no aspecto operacional como no ambiental. A produção siderúrgica causa impactos ao meio ambiente e a escolha do melhor modo de transporte para o escoamento dos seus produtos pode minimizar essas agressões. O trabalho consiste na comparação, entre as alternativas de meios de transportes utilizados hoje pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e seus principais atributos operacionais (custo, confiabilidade e segurança) e ambientais (emissão de CO2, consumo de energia e emissão de resíduos líquidos) com foco na eco-eficiência. Foi realizada pesquisa bibliográfica para entender melhor os assuntos abordados, seguida de um levantamento de dados através de entrevistas com a CSN e seus fornecedores de serviço de transporte (rodoviários e ferroviários). As informações foram tratadas e a partir de cálculos, os resultados possibilitaram o desenvolvimento de um quadro comparativo entre os modos. Esses resultados foram analisados por um método de apoio à decisão, anteriormente escolhido, denominado Análise Relacional Grey que indicou o meio ferroviário como a melhor opção de transporte em se tratando de sustentabilidade e eco-eficiênciaThe mode of transport choice responsible for the shipment of finished goods and a detennining factor in the effectiveness of the organization closing the cycle of the product. The transport of goods steel has both features impacting on the operational and the environment. The steel production and highly polluting and choose the best mode of transport for disposal of their products can minimize Damage to the environment. The work is the comparison between the altemative means of transport used today by Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), and its main operational attributes (cost, reliability and safety) and environmental (C02 emission, energy consumption and emission of liquid waste) focus on eco-efficiency. Bibliographic search was conducted to better understand the issues raised followed by a survey of data through interviews with the CSN and its suppliers for transport (road and rail). The information was processed and from calculations, the results enabled the development of a comparison table between modes. These results were analyzed by a method of decision support, previously chosen, called Gray Relational Analysis indicated that the tie between the rail and road environment in operating performance, but in the context of sustainability and eco-efficiency and the best option of rail transportLeal Junior, Ilton CurtyReal, Marcia ValleOliveira, Murilo AlvarengaGama, Rafaela Barcelos2018-05-11T17:46:58Z2018-05-11T17:46:58Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGAMA, Rafaela Barcelos. A decisão entre os modos rodoviário e ferroviário no transporte dos bens siderúrgicos visando a eco-eficiência. 2008. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2008.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6466http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-06T17:50:59Zoai:app.uff.br:1/6466Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:04.172184Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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