Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Fábio Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3633
Resumo: O presente trabalho versa sobre como avaliar um conjunto de alternativas mediante um método quantitativo que apóie decisões em compras de automóveis. Desse modo, a Análise Relacional Grey será utilizada no ordenamento de carros lançados em 2009 e cujo preço esteja compreendido entre 35 mil e 50 mil reais desse ano, conforme critérios selecionados em fonte documental subjetivamente. Devido à intensificação da competitividade no setor e o conseqüente aprimoramento nos produtos, toma-se relevante utilizar meios estruturados para priorizar opções de compra. Os critérios Preço, Peso, Autonomia, Comprimento, Largura e Porta-Malas foram trabalhados em cinco veículos, sendo elaboradas duas análises paralelas, cada uma sugerindo a própria priorização de alternativas. Foram observados: a) a identificação de uma opção ideal de compra; b) a posição de cada alternativa de compra perante a opção ideal e o ordenamento dessas alternativas em importância decrescente; c) a proximidade entre o ordenamento gerado pela GRA e o das vendas listadas em fontes documentais
id UFF-2_e3cca443cd58fe96720c3220447c1ff0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3633
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveisDecisão de compraAvaliação de alternativasAnálise Relacional GreyCompraAutomóvelAnálise Relacional GreyPurchasing decisionAltematives evaluationGrey Relational AnalysisO presente trabalho versa sobre como avaliar um conjunto de alternativas mediante um método quantitativo que apóie decisões em compras de automóveis. Desse modo, a Análise Relacional Grey será utilizada no ordenamento de carros lançados em 2009 e cujo preço esteja compreendido entre 35 mil e 50 mil reais desse ano, conforme critérios selecionados em fonte documental subjetivamente. Devido à intensificação da competitividade no setor e o conseqüente aprimoramento nos produtos, toma-se relevante utilizar meios estruturados para priorizar opções de compra. Os critérios Preço, Peso, Autonomia, Comprimento, Largura e Porta-Malas foram trabalhados em cinco veículos, sendo elaboradas duas análises paralelas, cada uma sugerindo a própria priorização de alternativas. Foram observados: a) a identificação de uma opção ideal de compra; b) a posição de cada alternativa de compra perante a opção ideal e o ordenamento dessas alternativas em importância decrescente; c) a proximidade entre o ordenamento gerado pela GRA e o das vendas listadas em fontes documentaisThe present paper shows how to evaluate a group of altematives using a quantitative method which supports purchasing car decisions. Therefore, the Grey Relational Analysis will be used in arranging cars released in 2009 and whose price is between it year's R$35,OOO.OO and R$50,000.OO according to criteria subjectively selected from documental sources. Due to the more intense automobile industry competitive leveIs and the consequential product improvements, it becomes relevant to use structured methods to priorise purchasing options. The criteria Price, Weight, Autonomy, Length, Width and Boot have been worked in tive vehicles and two parallel analysis have been conducted, each one of the latter suggesting its own option ranking. Have been veritied: a) the identification of an ideal purchasing option b) the position each altemative has taken in relation to the ideal option and those altematives' decreasing relevance order; c) the comparison between priorisation list produced by Grey Relational Analysis and the other one shown in car sales ranking found in documental sourcesGarcia, PauliTeodoro, PítiasMotta, GustavoBrito, Fábio Ribeiro2017-05-17T16:23:48Z2017-05-17T16:23:48Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3633CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T21:54:38Zoai:app.uff.br:1/3633Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:06.160073Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
title Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
spellingShingle Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
Brito, Fábio Ribeiro
Decisão de compra
Avaliação de alternativas
Análise Relacional Grey
Compra
Automóvel
Análise Relacional Grey
Purchasing decision
Altematives evaluation
Grey Relational Analysis
title_short Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
title_full Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
title_fullStr Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
title_full_unstemmed Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
title_sort Aplicação da análise relacional Grey para avaliar alternativas na compra de automóveis
author Brito, Fábio Ribeiro
author_facet Brito, Fábio Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Pauli
Teodoro, Pítias
Motta, Gustavo
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Fábio Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Decisão de compra
Avaliação de alternativas
Análise Relacional Grey
Compra
Automóvel
Análise Relacional Grey
Purchasing decision
Altematives evaluation
Grey Relational Analysis
topic Decisão de compra
Avaliação de alternativas
Análise Relacional Grey
Compra
Automóvel
Análise Relacional Grey
Purchasing decision
Altematives evaluation
Grey Relational Analysis
description O presente trabalho versa sobre como avaliar um conjunto de alternativas mediante um método quantitativo que apóie decisões em compras de automóveis. Desse modo, a Análise Relacional Grey será utilizada no ordenamento de carros lançados em 2009 e cujo preço esteja compreendido entre 35 mil e 50 mil reais desse ano, conforme critérios selecionados em fonte documental subjetivamente. Devido à intensificação da competitividade no setor e o conseqüente aprimoramento nos produtos, toma-se relevante utilizar meios estruturados para priorizar opções de compra. Os critérios Preço, Peso, Autonomia, Comprimento, Largura e Porta-Malas foram trabalhados em cinco veículos, sendo elaboradas duas análises paralelas, cada uma sugerindo a própria priorização de alternativas. Foram observados: a) a identificação de uma opção ideal de compra; b) a posição de cada alternativa de compra perante a opção ideal e o ordenamento dessas alternativas em importância decrescente; c) a proximidade entre o ordenamento gerado pela GRA e o das vendas listadas em fontes documentais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17T16:23:48Z
2017-05-17T16:23:48Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3633
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823688490680320