Cuidado foto-afetivo: tecnologia para inserção do acadêmico de enfermagem no cenário da psiquiatria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Matheus Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27190
Resumo: Emoções são estados psíquicos transitórios que tem múltiplas facetas (Morelato SG, et al, 2006), incluindo sentimentos, mudanças fisiológicas, expressões corporais e tendências para agir de uma maneira específica (Frijda NH, 2000). Sua regulação é definida amplamente como a capacidade de gerenciar as próprias respostas emocionais (Koole SL, 2009). Nesse tocante, a inserção do acadêmico no universo psiquiátrico propicia, por vezes, atravessamentos emocionais negativos, potencializando crises, desafios e medos socioestruturais, que podem afetar a adaptação dos estudantes a aprendizagem tornando o período mais estressante (Damásio, 1995). Ao percorrer os ambientes psiquiátricos é observada a necessidade da conduta menos dura no cuidado em saúde ao paciente em sofrimento psíquico. Como medida de cuidado em saúde com a utilização de tecnologias levez surge a oficina de foto-afetividade que se apropria da possibilidade de tornar o não se verbalizado dentro dos consultórios em potências manifestas por meio de fotos. Objetivo: analisar a relevância da intervenção foto-afetiva no processo de cuidar. Metodologia: relato de experiência com inspiração sociopoética. Resultados e Discussão: O relato está baseado nas experiências, encontros, inquietações e intervenção proposta, através da fotografia no manejo de crises, como também das emoções que vivenciei ao longo do período de estágio frente a assistência ao paciente em sofrimento psíquico como possibilidade de reflexões acerca da assistência prestada nestes espaços de cuidado intensivo em concordância com a política de saúde mental vigente. Para isso, este trabalho ao longo do relato são trabalhos os seguintes temas: emoções experienciadas, tecnologias do cuidado assertivas e assistência criativa no cotidiano, associados as fotografias e expressões poéticas vivenciadas dentro do hospital psiquiátrico. Conclusão: Foi demonstrado neste trabalho que a sensibilidade, o estar, o ouvir e o permitir são válidos no tocante ao cuidado terapêutico de pacientes psiquiátricos. Por meio da fotografia, foi possível uma inversão de posições. Aqueles que sempre foram visto, observados e ouviram opiniões sobre si, a partir da fotografia puderam ver, observar, refletir, questionar e opinar sobre si, o que auxiliou no retorno da estima, do autoconhecimento e, principalmente, da sua autonomia enquanto ser.
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Como medida de cuidado em saúde com a utilização de tecnologias levez surge a oficina de foto-afetividade que se apropria da possibilidade de tornar o não se verbalizado dentro dos consultórios em potências manifestas por meio de fotos. Objetivo: analisar a relevância da intervenção foto-afetiva no processo de cuidar. Metodologia: relato de experiência com inspiração sociopoética. Resultados e Discussão: O relato está baseado nas experiências, encontros, inquietações e intervenção proposta, através da fotografia no manejo de crises, como também das emoções que vivenciei ao longo do período de estágio frente a assistência ao paciente em sofrimento psíquico como possibilidade de reflexões acerca da assistência prestada nestes espaços de cuidado intensivo em concordância com a política de saúde mental vigente. Para isso, este trabalho ao longo do relato são trabalhos os seguintes temas: emoções experienciadas, tecnologias do cuidado assertivas e assistência criativa no cotidiano, associados as fotografias e expressões poéticas vivenciadas dentro do hospital psiquiátrico. Conclusão: Foi demonstrado neste trabalho que a sensibilidade, o estar, o ouvir e o permitir são válidos no tocante ao cuidado terapêutico de pacientes psiquiátricos. Por meio da fotografia, foi possível uma inversão de posições. Aqueles que sempre foram visto, observados e ouviram opiniões sobre si, a partir da fotografia puderam ver, observar, refletir, questionar e opinar sobre si, o que auxiliou no retorno da estima, do autoconhecimento e, principalmente, da sua autonomia enquanto ser.Emotions are transient psychic states that have multiple facets (Morelato SG, et al, 2006), including feelings, physiological changes, body expressions, and tendencies to act in a n is broadly defined as the ability to manage one's emotional responses (Koole SL, 2009). In this regard, the insertion of the academic in the psychiatric universe sometimes leads to negative emotional crossings, potentiating crises, challenges and socio-structural fears, which can affect students' adaptation to learning making the period more stressful (Damásio, 1995). When going through the psychiatric environments, it is observed the need for less harsh conduct in health care to patients in psychological distress. As a measure of health care with the use of light technologies emerges the photoaffectivity workshop that appropriates the possibility of making the non-verbalized within the offices in manifested powers through photos. Objective: To analyze the relevance of the photo-affective intervention in the care process. Methodology: experience report with sociopoetic inspiration. Results and Discussion: The report is based on the experiences, encounters, concerns and proposed intervention, through crisis management photography, as well as the emotions experienced by the nursing student during the internship period facing the assistance to patients in psychological distress as well. possibility of reflections on the care provided in these intensive care spaces in accordance with the current mental health policy. For this, this work throughout the report are works on the following themes: experienced emotions, assertive care technologies and creative assistance in daily life, associated with photographs and poetic expressions experienced within the psychiatric hospital. Conclusion: It was demonstrated in this study that sensitivity, being, listening and allowing are valid regarding the therapeutic care of psychiatric patients. Throughphotography, a reversal of positions was possible. Those who have always been seen, observed and heard opinions about themselves, from photography could see, observe, reflect, question and opine about themselves, which helped in the return of esteem, self-knowledge and, especially, their autonomy as a being.68 p.Tavares, Cláudia Mara de Melohttp://lattes.cnpq.br/6927667633888452Muniz, Marcela Pimenta Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/5519189341020316Lima, Thainá Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7303436985049469Polakiewicz, Rafael Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2717880135415248http://lattes.cnpq.br/7282156334282269Ferreira, Matheus Marques2022-12-07T13:50:22Z2022-12-07T13:50:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFerreira, Matheus Marques. Cuidado foto-afetivo: tecnologia para inserção do acadêmico de enfermagem no cenário da psiquiatria . 2019. 68 f. 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