Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297 |
Resumo: | O seguinte trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abrange algumas das obras mais relevantes de Anísio Teixeira e Paulo Freire produzidas nas décadas de 1930 e 1960. Além disso, utilizou-se o trabalho de Sérgio C. Fonseca como fonte secundária para uma melhor contextualização das obras dos autores. Por meio de uma análise comparativa, buscou-se evidenciar a relação dos diagnósticos sociais elaborados por Anísio e Freire com suas propostas educacionais, a fim de identificar as convergências e divergências dos autores em relação às preocupações sociais abordadas por suas ideias educacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar as questões levantadas pelos autores que continuam relevantes na atualidade. O estudo reafirmou que os autores convergem em relação à importância da educação para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, eles diferem na maneira como suas propostas educacionais visam atingir esse objetivo, bem como nas dimensões priorizadas em um processo de democratização. Enquanto Paulo Freire enfoca principalmente a dimensão cultural, Anísio Teixeira dá ênfase à dimensão institucional. |
id |
UFF-2_5b9f6430498ffe1197675623c7831683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32297 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo FreireAnísio TeixeiraPaulo FreireSociedade democráticaEducação democráticaFreire, Paulo, 1921-1997Teixeira, Anísio, 1900-1971SociedadeEducaçãoDemocraciaAnísio TexeiraPaulo FreireDemocratic societyDemocratic educationO seguinte trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abrange algumas das obras mais relevantes de Anísio Teixeira e Paulo Freire produzidas nas décadas de 1930 e 1960. Além disso, utilizou-se o trabalho de Sérgio C. Fonseca como fonte secundária para uma melhor contextualização das obras dos autores. Por meio de uma análise comparativa, buscou-se evidenciar a relação dos diagnósticos sociais elaborados por Anísio e Freire com suas propostas educacionais, a fim de identificar as convergências e divergências dos autores em relação às preocupações sociais abordadas por suas ideias educacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar as questões levantadas pelos autores que continuam relevantes na atualidade. O estudo reafirmou que os autores convergem em relação à importância da educação para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, eles diferem na maneira como suas propostas educacionais visam atingir esse objetivo, bem como nas dimensões priorizadas em um processo de democratização. Enquanto Paulo Freire enfoca principalmente a dimensão cultural, Anísio Teixeira dá ênfase à dimensão institucional.The following work was developed based on a bibliographic research that encompasses some of the most relevant works by Anísio Teixeira and Paulo Freire produced in the 1930s and 1960s. Additionally, Sérgio C. Fonseca's work was used as a secondary source to provide a better contextualization of the authors' works. Through a comparative analysis, we sought to highlight the relationship between the social diagnoses developed by Anísio and Freire and their educational proposals, in order to identify the convergences and divergences of the authors regarding the social concerns addressed by their educational ideas. Thus, the aim of this work is to characterize the issues raised by the authors that remain relevant in the present day. The study reaffirmed that the authors converge in terms of the importance of education for the construction of a democratic society. However, they differ in how their educational proposals aim to achieve this objective, as well as in the dimensions prioritized in a process of democratization. While Paulo Freire primarily focuses on the cultural dimension, Anísio Teixeira emphasizes the institutional dimension.54 p.Penna, Fernando de AraújoSepulveda, José Antonio MirandaCarvalho, Rafael Nunes de2024-02-19T15:32:08Z2024-02-19T15:32:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Rafael Nunes de. Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T15:32:12Zoai:app.uff.br:1/32297Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-19T15:32:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire |
spellingShingle |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire Carvalho, Rafael Nunes de Anísio Teixeira Paulo Freire Sociedade democrática Educação democrática Freire, Paulo, 1921-1997 Teixeira, Anísio, 1900-1971 Sociedade Educação Democracia Anísio Texeira Paulo Freire Democratic society Democratic education |
title_short |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_full |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_fullStr |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_sort |
Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire |
author |
Carvalho, Rafael Nunes de |
author_facet |
Carvalho, Rafael Nunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penna, Fernando de Araújo Sepulveda, José Antonio Miranda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rafael Nunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anísio Teixeira Paulo Freire Sociedade democrática Educação democrática Freire, Paulo, 1921-1997 Teixeira, Anísio, 1900-1971 Sociedade Educação Democracia Anísio Texeira Paulo Freire Democratic society Democratic education |
topic |
Anísio Teixeira Paulo Freire Sociedade democrática Educação democrática Freire, Paulo, 1921-1997 Teixeira, Anísio, 1900-1971 Sociedade Educação Democracia Anísio Texeira Paulo Freire Democratic society Democratic education |
description |
O seguinte trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abrange algumas das obras mais relevantes de Anísio Teixeira e Paulo Freire produzidas nas décadas de 1930 e 1960. Além disso, utilizou-se o trabalho de Sérgio C. Fonseca como fonte secundária para uma melhor contextualização das obras dos autores. Por meio de uma análise comparativa, buscou-se evidenciar a relação dos diagnósticos sociais elaborados por Anísio e Freire com suas propostas educacionais, a fim de identificar as convergências e divergências dos autores em relação às preocupações sociais abordadas por suas ideias educacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar as questões levantadas pelos autores que continuam relevantes na atualidade. O estudo reafirmou que os autores convergem em relação à importância da educação para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, eles diferem na maneira como suas propostas educacionais visam atingir esse objetivo, bem como nas dimensões priorizadas em um processo de democratização. Enquanto Paulo Freire enfoca principalmente a dimensão cultural, Anísio Teixeira dá ênfase à dimensão institucional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-19T15:32:08Z 2024-02-19T15:32:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Rafael Nunes de. Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Rafael Nunes de. Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838770856198144 |