Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rafael Nunes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297
Resumo: O seguinte trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abrange algumas das obras mais relevantes de Anísio Teixeira e Paulo Freire produzidas nas décadas de 1930 e 1960. Além disso, utilizou-se o trabalho de Sérgio C. Fonseca como fonte secundária para uma melhor contextualização das obras dos autores. Por meio de uma análise comparativa, buscou-se evidenciar a relação dos diagnósticos sociais elaborados por Anísio e Freire com suas propostas educacionais, a fim de identificar as convergências e divergências dos autores em relação às preocupações sociais abordadas por suas ideias educacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar as questões levantadas pelos autores que continuam relevantes na atualidade. O estudo reafirmou que os autores convergem em relação à importância da educação para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, eles diferem na maneira como suas propostas educacionais visam atingir esse objetivo, bem como nas dimensões priorizadas em um processo de democratização. Enquanto Paulo Freire enfoca principalmente a dimensão cultural, Anísio Teixeira dá ênfase à dimensão institucional.
id UFF-2_5b9f6430498ffe1197675623c7831683
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32297
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo FreireAnísio TeixeiraPaulo FreireSociedade democráticaEducação democráticaFreire, Paulo, 1921-1997Teixeira, Anísio, 1900-1971SociedadeEducaçãoDemocraciaAnísio TexeiraPaulo FreireDemocratic societyDemocratic educationO seguinte trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abrange algumas das obras mais relevantes de Anísio Teixeira e Paulo Freire produzidas nas décadas de 1930 e 1960. Além disso, utilizou-se o trabalho de Sérgio C. Fonseca como fonte secundária para uma melhor contextualização das obras dos autores. Por meio de uma análise comparativa, buscou-se evidenciar a relação dos diagnósticos sociais elaborados por Anísio e Freire com suas propostas educacionais, a fim de identificar as convergências e divergências dos autores em relação às preocupações sociais abordadas por suas ideias educacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar as questões levantadas pelos autores que continuam relevantes na atualidade. O estudo reafirmou que os autores convergem em relação à importância da educação para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, eles diferem na maneira como suas propostas educacionais visam atingir esse objetivo, bem como nas dimensões priorizadas em um processo de democratização. Enquanto Paulo Freire enfoca principalmente a dimensão cultural, Anísio Teixeira dá ênfase à dimensão institucional.The following work was developed based on a bibliographic research that encompasses some of the most relevant works by Anísio Teixeira and Paulo Freire produced in the 1930s and 1960s. Additionally, Sérgio C. Fonseca's work was used as a secondary source to provide a better contextualization of the authors' works. Through a comparative analysis, we sought to highlight the relationship between the social diagnoses developed by Anísio and Freire and their educational proposals, in order to identify the convergences and divergences of the authors regarding the social concerns addressed by their educational ideas. Thus, the aim of this work is to characterize the issues raised by the authors that remain relevant in the present day. The study reaffirmed that the authors converge in terms of the importance of education for the construction of a democratic society. However, they differ in how their educational proposals aim to achieve this objective, as well as in the dimensions prioritized in a process of democratization. While Paulo Freire primarily focuses on the cultural dimension, Anísio Teixeira emphasizes the institutional dimension.54 p.Penna, Fernando de AraújoSepulveda, José Antonio MirandaCarvalho, Rafael Nunes de2024-02-19T15:32:08Z2024-02-19T15:32:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARVALHO, Rafael Nunes de. Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-19T15:32:12Zoai:app.uff.br:1/32297Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-19T15:32:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
title Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
spellingShingle Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
Carvalho, Rafael Nunes de
Anísio Teixeira
Paulo Freire
Sociedade democrática
Educação democrática
Freire, Paulo, 1921-1997
Teixeira, Anísio, 1900-1971
Sociedade
Educação
Democracia
Anísio Texeira
Paulo Freire
Democratic society
Democratic education
title_short Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
title_full Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
title_fullStr Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
title_full_unstemmed Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
title_sort Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire
author Carvalho, Rafael Nunes de
author_facet Carvalho, Rafael Nunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penna, Fernando de Araújo
Sepulveda, José Antonio Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rafael Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Anísio Teixeira
Paulo Freire
Sociedade democrática
Educação democrática
Freire, Paulo, 1921-1997
Teixeira, Anísio, 1900-1971
Sociedade
Educação
Democracia
Anísio Texeira
Paulo Freire
Democratic society
Democratic education
topic Anísio Teixeira
Paulo Freire
Sociedade democrática
Educação democrática
Freire, Paulo, 1921-1997
Teixeira, Anísio, 1900-1971
Sociedade
Educação
Democracia
Anísio Texeira
Paulo Freire
Democratic society
Democratic education
description O seguinte trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica que abrange algumas das obras mais relevantes de Anísio Teixeira e Paulo Freire produzidas nas décadas de 1930 e 1960. Além disso, utilizou-se o trabalho de Sérgio C. Fonseca como fonte secundária para uma melhor contextualização das obras dos autores. Por meio de uma análise comparativa, buscou-se evidenciar a relação dos diagnósticos sociais elaborados por Anísio e Freire com suas propostas educacionais, a fim de identificar as convergências e divergências dos autores em relação às preocupações sociais abordadas por suas ideias educacionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar as questões levantadas pelos autores que continuam relevantes na atualidade. O estudo reafirmou que os autores convergem em relação à importância da educação para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, eles diferem na maneira como suas propostas educacionais visam atingir esse objetivo, bem como nas dimensões priorizadas em um processo de democratização. Enquanto Paulo Freire enfoca principalmente a dimensão cultural, Anísio Teixeira dá ênfase à dimensão institucional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-19T15:32:08Z
2024-02-19T15:32:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Rafael Nunes de. Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297
identifier_str_mv CARVALHO, Rafael Nunes de. Educação e sociedade em Anísio Teixeira e Paulo Freire. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838770856198144