A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2087 |
Resumo: | O presente estudo visa esclarecer os pontos de convergência entre Paulo Freire e Anísio Teixeira referentes aos temas da produção da democracia no Brasil de fins da década de 1950. Para tanto, são tomados como fonte os textos de Freire Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade. O cotejo das idéias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, por meio de grandes esforços educativos. Tal proximidade é bastante perceptível até a segunda obra freireana, Educação como prática da liberdade, ficando menos evidente nas obras posteriores. À medida que Freire produz novos textos e participa de novas experiências políticas e educativas, no Chile, junto aos camponeses, suas reflexões priorizam temas como a ruptura entre opressores e oprimidos e a revolução como ação cultural. |
id |
UFU-2_457e5f84ab7677dc353119b3f94a7bb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2087 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo FreireAnísio TeixeirademocraciaeducaçãoescolaPaulo Freire.O presente estudo visa esclarecer os pontos de convergência entre Paulo Freire e Anísio Teixeira referentes aos temas da produção da democracia no Brasil de fins da década de 1950. Para tanto, são tomados como fonte os textos de Freire Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade. O cotejo das idéias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, por meio de grandes esforços educativos. Tal proximidade é bastante perceptível até a segunda obra freireana, Educação como prática da liberdade, ficando menos evidente nas obras posteriores. À medida que Freire produz novos textos e participa de novas experiências políticas e educativas, no Chile, junto aos camponeses, suas reflexões priorizam temas como a ruptura entre opressores e oprimidos e a revolução como ação cultural.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesComparação de textos e idéias de dois autoresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/208710.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2087Educação e Filosofia; v. 24 n. 48 (2010): v.24 n.48 jul./dez. 2010; 247-2721982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2087/5076Copyright (c) 2016 Sérgio César da Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Sérgio César da2021-03-30T17:41:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2087Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T17:41:43Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire |
spellingShingle |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire Fonseca, Sérgio César da Anísio Teixeira democracia educação escola Paulo Freire. |
title_short |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_full |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_fullStr |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire |
title_sort |
A democracia como fim e a escola como meio: convergências entre Anísio Teixeira e Paulo Freire |
author |
Fonseca, Sérgio César da |
author_facet |
Fonseca, Sérgio César da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Sérgio César da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anísio Teixeira democracia educação escola Paulo Freire. |
topic |
Anísio Teixeira democracia educação escola Paulo Freire. |
description |
O presente estudo visa esclarecer os pontos de convergência entre Paulo Freire e Anísio Teixeira referentes aos temas da produção da democracia no Brasil de fins da década de 1950. Para tanto, são tomados como fonte os textos de Freire Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da liberdade. O cotejo das idéias de Anísio e Freire permite observar importantes convergências entre ambos, quanto ao papel da educação na formação dos hábitos democráticos e da construção da sociedade democrática, por meio de grandes esforços educativos. Tal proximidade é bastante perceptível até a segunda obra freireana, Educação como prática da liberdade, ficando menos evidente nas obras posteriores. À medida que Freire produz novos textos e participa de novas experiências políticas e educativas, no Chile, junto aos camponeses, suas reflexões priorizam temas como a ruptura entre opressores e oprimidos e a revolução como ação cultural. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Comparação de textos e idéias de dois autores |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2087 10.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2087 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2087 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v24n48a2010-2087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2087/5076 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sérgio César da Fonseca info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sérgio César da Fonseca |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 24 n. 48 (2010): v.24 n.48 jul./dez. 2010; 247-272 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382879453184 |