Educação permanente no contexto do SUS: breve análise da dinâmica das oficinas de trabalho e sua contribuição para equipes do PSF de Volta Redonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Carolina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3236
Resumo: O objetivo principal desse trabalho é analisar a dinâmica percebida na interação dos coordenadores de equipes do PSF a partir das experiências com as oficinas de trabalho realizadas mensalmente no município de Volta Redonda. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica; observação não participativa das oficinas e pesquisa de Call1pO.Os partlcipalites da pesquisa foram os coordenadores de equipes do PSF. Para fms de observação, apenas um dos três grupos de coorderladores foi acol11palllladü, duraííte Uiií período de se~ nie565. No campo, foram distribuídos questionários semi-abertos para todos os participantes dos três grupos, embora apel1as doze questiollários tel11íaííí sido de~volvido5. Tanto os dadvs da observação quanto os do questionário foram tratados pela análise do conteúdo. Quanto aos resultados desse estudo, pode-se dizer que as oficllias de traballio são uni dispô5iti~vOpropicio para as trocas de saberes e vivências cotidianas dessas equipes. Observou-se nas respostas dos questionários que as oficil1as estão proporCiOiíalido a percepçãô dos participaii~s de quo 05 problemas vivenciados por eles não são individualizados, mas fazem parte do coletivo dos traball1adores do PSF. Isso velll deíííoiístrar que a flietodologia utiliLada nas oficiua.5 faz ressonância com o que é preconizado na cartilha da Educação Permanente em Saúde. Conclui-se que, até o momento, essa experiência tem sido valorizada pelos participruítes no sentido de ampliar suas caixas de ferramentas; possibilitar maior vínculo com os colegas de profissão; propiciar trocas de experiências e desenvolver soluções coletivas com o auxílio dos docentes consultores
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