Medidas socioeducativas: criminalização da pobreza e institucionalização de jovens negros e pobres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29862 |
Resumo: | Com o surgimento do capitalismo a sociedade dividiu-se em classes, burguesia e proletariado. O sistema estabelece que a classe dominante, a burguesia, terá o domínio do modo de produção e o proletariado serão os que produzirão as riquezas, mas não terão acesso ao produto final. Visto que estes trabalhadores não tinham as mesmas condições da elite burguesa, seus filhos foram expostos a leis que os criminalizavam. No Brasil, após sua “libertação”, os escravos, ficaram a parte da sociedade e não tinham oportunidades de trabalho e moradia. Assim, colocou-se os pretos de favelas como perigosos e potencial criminosos. Leis e instituições foram criadas para adolescentes em conflito com a lei, em uma construção social de exploração e abnegação da classe trabalhadora e sua prole. As consequências sociais da divisão de classe na análise de dados do CRIAAD são notáveis: cor e posição social dos adolescentes que estão em medida socioeducativa evidenciam bem as condições da criminalização da pobreza e o recolhimento dos jovens na maioria pobre e negra nas unidades de medida socioeducativa. A instituição que abordaremos será o CRIAAD de Macaé - uma estrutura institucional preconceituosa nas execuções da legislação, pois a Proteção Integral não é completamente absorvida e adotada por instituições de abordagem dos jovens. |
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Medidas socioeducativas: criminalização da pobreza e institucionalização de jovens negros e pobresCriminalizaçãoCapitalismoAdolescentesNegrosServiço SocialCapitalismoAdolescenteNegroCriminalizationCapitalismAdolescentsBlack peopleCom o surgimento do capitalismo a sociedade dividiu-se em classes, burguesia e proletariado. O sistema estabelece que a classe dominante, a burguesia, terá o domínio do modo de produção e o proletariado serão os que produzirão as riquezas, mas não terão acesso ao produto final. Visto que estes trabalhadores não tinham as mesmas condições da elite burguesa, seus filhos foram expostos a leis que os criminalizavam. No Brasil, após sua “libertação”, os escravos, ficaram a parte da sociedade e não tinham oportunidades de trabalho e moradia. Assim, colocou-se os pretos de favelas como perigosos e potencial criminosos. Leis e instituições foram criadas para adolescentes em conflito com a lei, em uma construção social de exploração e abnegação da classe trabalhadora e sua prole. As consequências sociais da divisão de classe na análise de dados do CRIAAD são notáveis: cor e posição social dos adolescentes que estão em medida socioeducativa evidenciam bem as condições da criminalização da pobreza e o recolhimento dos jovens na maioria pobre e negra nas unidades de medida socioeducativa. A instituição que abordaremos será o CRIAAD de Macaé - uma estrutura institucional preconceituosa nas execuções da legislação, pois a Proteção Integral não é completamente absorvida e adotada por instituições de abordagem dos jovens.With the capitalism emergence, the society was divided in classes: the bourgeoisie, and the proletariat. The system states that the dominant class, the bourgeoisie, will have mastery of the production mode, and the proletariat will be who produces riches but will not have access to the final product. The time exploration (workforce) for salary will be the payment method in order to make workers exercise their activities, however with no possibilities of acquiring the built riches. Since this work-people had not the same condition as the bourgeoisie elite, their children was exposed to laws that criminalized themselves. In Brazil, it was evidenced, after the slaves’ liberation, the physical characteristics as color and race. The colored people then was put apart from society once they didn’t have work or dwelling opportunities. Their progeny ended up being criminalized afterwards for their social condition, and also for their skin color. Therefore, on the capitalism creation, black people who lived in slums were given the role of dangerous people and potential criminals. Laws and institutions were created for teenagers in conflict with the rules, analyzing this laws in the social impact, in a social construction of exploration and abnegation of working class and their offspring. Analyzing the data of CRIAAD, the social consequences of class division can be noticed: color, and social position of teenagers evidences the criminalization condition of poorness, once the majority retreat in unities of socio-educational standard are of black and poor adolescents. The Institution approach in this work is going to be CRIAAD in Macaé – Rio de Janeiro, a prejudice institutional structure on the legislation execution, because the Integral Protection is not complete absorbed and adopted by institutions which approach young people.53 f.Rio das OstrasTeixeira, BrunoMelo, Wanderson Fábio deSilva Junior, Edson Teixeira daTeixeira, BrunoAmaral, Márcia Adelino dos Santos2023-08-09T20:29:42Z2023-08-09T20:29:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Márcia Adelino dos Santos. Medidas socioeducativas: criminalização da pobreza e institucionalização de jovens negros e pobres. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29862Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-09T20:29:46Zoai:app.uff.br:1/29862Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:48.276014Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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