Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Neto, Vicente de Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490
Resumo: Nesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJ
id UFF-2_5e2f59025c525eee74a0cc20bbadda3c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29490
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPSA proposal for teaching the 2nd law of thermodynamics and entropy through UEPSEntropiaAprendizagem significativaAprendizagem significativa críticaUnidade de ensino potencialmente significativaSegunda lei da termodinâmicaEnsino de físicaEnsino médioTermodinâmica (Motor)EntropyMeaningful learningCritical meaningful learningPotentially significant teaching unitSecond law of thermodynamicsNesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJIn this dissertation, an Educational Product (EP) was constructed containing a didactic sequence (DS) based on a Significant Potential Teaching Unit (SPTU). In order to approach the most relevant concepts of Thermodynamics, especially the 2nd Law of Thermodynamics, also in terms of Entropy, this work propose the use of practical activities through low-cost experiments and Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Meaningful Learning Theory (MLT) and Critical Meaningful Learning applied to Physics Teaching. With this, it is expected to have produced a teaching proposal different from the traditional one. In this sense, the proposal sought to lead students to be members and protagonists in the significant teaching-learning process with a critical bias. The PE contained in this dissertation was applied to a class of the 2nd year of high school, at State high school Olavo Bilac, located in the city of Resende - RJ190Melo, Thiago Martinshttps://lattes.cnpq.br/1626670148427213Espírito Santo, Marco Aurélio dohttps://lattes.cnpq.br/6791881735774872Viana, Davison Rezendehttp://lattes.cnpq.br/4511744463045084http://lattes.cnpq.br/9269792007597235Lopes Neto, Vicente de Paula2023-07-27T17:38:52Z2023-07-27T17:38:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES NETO, Vicente de Paula. Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-27T17:38:56Zoai:app.uff.br:1/29490Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-27T17:38:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
A proposal for teaching the 2nd law of thermodynamics and entropy through UEPS
title Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
spellingShingle Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
Lopes Neto, Vicente de Paula
Entropia
Aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa crítica
Unidade de ensino potencialmente significativa
Segunda lei da termodinâmica
Ensino de física
Ensino médio
Termodinâmica (Motor)
Entropy
Meaningful learning
Critical meaningful learning
Potentially significant teaching unit
Second law of thermodynamics
title_short Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
title_full Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
title_fullStr Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
title_sort Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
author Lopes Neto, Vicente de Paula
author_facet Lopes Neto, Vicente de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Thiago Martins
https://lattes.cnpq.br/1626670148427213
Espírito Santo, Marco Aurélio do
https://lattes.cnpq.br/6791881735774872
Viana, Davison Rezende
http://lattes.cnpq.br/4511744463045084
http://lattes.cnpq.br/9269792007597235
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Neto, Vicente de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Entropia
Aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa crítica
Unidade de ensino potencialmente significativa
Segunda lei da termodinâmica
Ensino de física
Ensino médio
Termodinâmica (Motor)
Entropy
Meaningful learning
Critical meaningful learning
Potentially significant teaching unit
Second law of thermodynamics
topic Entropia
Aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa crítica
Unidade de ensino potencialmente significativa
Segunda lei da termodinâmica
Ensino de física
Ensino médio
Termodinâmica (Motor)
Entropy
Meaningful learning
Critical meaningful learning
Potentially significant teaching unit
Second law of thermodynamics
description Nesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJ
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27T17:38:52Z
2023-07-27T17:38:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES NETO, Vicente de Paula. Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490
identifier_str_mv LOPES NETO, Vicente de Paula. Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135323306622976