Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490 |
Resumo: | Nesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJ |
id |
UFF-2_5e2f59025c525eee74a0cc20bbadda3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29490 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPSA proposal for teaching the 2nd law of thermodynamics and entropy through UEPSEntropiaAprendizagem significativaAprendizagem significativa críticaUnidade de ensino potencialmente significativaSegunda lei da termodinâmicaEnsino de físicaEnsino médioTermodinâmica (Motor)EntropyMeaningful learningCritical meaningful learningPotentially significant teaching unitSecond law of thermodynamicsNesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJIn this dissertation, an Educational Product (EP) was constructed containing a didactic sequence (DS) based on a Significant Potential Teaching Unit (SPTU). In order to approach the most relevant concepts of Thermodynamics, especially the 2nd Law of Thermodynamics, also in terms of Entropy, this work propose the use of practical activities through low-cost experiments and Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the context of Meaningful Learning Theory (MLT) and Critical Meaningful Learning applied to Physics Teaching. With this, it is expected to have produced a teaching proposal different from the traditional one. In this sense, the proposal sought to lead students to be members and protagonists in the significant teaching-learning process with a critical bias. The PE contained in this dissertation was applied to a class of the 2nd year of high school, at State high school Olavo Bilac, located in the city of Resende - RJ190Melo, Thiago Martinshttps://lattes.cnpq.br/1626670148427213Espírito Santo, Marco Aurélio dohttps://lattes.cnpq.br/6791881735774872Viana, Davison Rezendehttp://lattes.cnpq.br/4511744463045084http://lattes.cnpq.br/9269792007597235Lopes Neto, Vicente de Paula2023-07-27T17:38:52Z2023-07-27T17:38:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLOPES NETO, Vicente de Paula. Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-27T17:38:56Zoai:app.uff.br:1/29490Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:02.831037Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS A proposal for teaching the 2nd law of thermodynamics and entropy through UEPS |
title |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS Lopes Neto, Vicente de Paula Entropia Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa crítica Unidade de ensino potencialmente significativa Segunda lei da termodinâmica Ensino de física Ensino médio Termodinâmica (Motor) Entropy Meaningful learning Critical meaningful learning Potentially significant teaching unit Second law of thermodynamics |
title_short |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS |
title_full |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS |
title_sort |
Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS |
author |
Lopes Neto, Vicente de Paula |
author_facet |
Lopes Neto, Vicente de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Thiago Martins https://lattes.cnpq.br/1626670148427213 Espírito Santo, Marco Aurélio do https://lattes.cnpq.br/6791881735774872 Viana, Davison Rezende http://lattes.cnpq.br/4511744463045084 http://lattes.cnpq.br/9269792007597235 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Neto, Vicente de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entropia Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa crítica Unidade de ensino potencialmente significativa Segunda lei da termodinâmica Ensino de física Ensino médio Termodinâmica (Motor) Entropy Meaningful learning Critical meaningful learning Potentially significant teaching unit Second law of thermodynamics |
topic |
Entropia Aprendizagem significativa Aprendizagem significativa crítica Unidade de ensino potencialmente significativa Segunda lei da termodinâmica Ensino de física Ensino médio Termodinâmica (Motor) Entropy Meaningful learning Critical meaningful learning Potentially significant teaching unit Second law of thermodynamics |
description |
Nesta dissertação foi construído um Produto Educacional (PE) contendo uma sequência didática (SD) baseada em uma Unidade Ensino Potencial Significativa (UEPS). Com o objetivo de abordar os conceitos mais relevantes da Termodinâmica, em especial a 2ª Lei da Termodinâmica, também em termos da Entropia, este trabalho propôs a utilização de atividades práticas por meio de experimentos de baixo custo e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) e da Aprendizagem Significativa Crítica aplicada ao Ensino de Física. Com isso, espera-se ter produzido uma proposta de ensino diferente da tradicional. Neste sentido, a proposta buscou levar os estudantes a serem integrantes e protagonistas no processo de ensinoaprendizagem significativo com viés crítico. O PE contido nessa dissertação foi aplicado em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Resende – RJ |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27T17:38:52Z 2023-07-27T17:38:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES NETO, Vicente de Paula. Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490 |
identifier_str_mv |
LOPES NETO, Vicente de Paula. Uma proposta para o ensino da 2ª lei da termodinâmica e entropia por meio das UEPS. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823616596115456 |