Educação e a miséria do saber na crise do capital: os embates em torno da escola no Brasil do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Helton Messini da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31741
Resumo: As primeiras décadas do século XXI apresentaram um vasto conjunto de transformações econômicas, políticas, culturais e sociais em várias partes do mundo. A expansão da racionalidade neoliberal e sua capilarização espacial e espiritual para além dos limites da racionalidade econômica, nos âmbitos éticos, políticos, estéticos e culturais, decorrentes, dentre outras causas, dos efeitos políticos e ideológicos do colapso da União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), bem como, das novas dinâmicas de acumulação capitalista em tempos de crise, lograram o aprofundamento da hegemonia do sistema do capital. Ao ponto que, sua aparente naturalização, isto é, a ideia de que a ordem capitalista de dominação e sua correspondente democracia liberal representam o estágio derradeiro de desenvolvimento da humanidade, um desenvolvimento natural e em acordo com as vontades e necessidades de toda a humanidade, atingira um máximo realismo, ocultando e mistificando, dessa forma, o esgarçamento das contradições do capital que, acelera as desigualdades, aprofunda a concentração da riqueza, reitera e justifica a violência e as opressões de todas as ordens, acentua e, ao mesmo tempo, dissimula a emergência climática etc. Intempéries que, manifestam ao conjunto da humanidade um excedente de barbárie e, por isso, as designamos em nossas reflexões de mais-barbárie. A seu turno, o campo da educação não esteve alheio a este movimento. Circunscrita às disputas pelo seu potencial formativo e, não obstante, pela possibilidade de proporcionar acumulação de capital, a educação, em geral e, a escola, em particular, encontram-se nestas primeiras décadas do século XXI no centro dos embates capitaneados tanto, pelo avanço da extrema direita em várias partes do mundo e o recrudescimento da ofensiva neoliberal quanto, pelas lutas dos movimentos sociais e populares. Destas observações, a pesquisa aqui empreendida concentrou-se em investigar e analisar estas disputas e embates na especificidade da sociedade brasileira, balizada, no que diz respeito à educação e à escola, por fenômenos que buscam inverter e interditar sua capacidade ontocriadora outorgando-a à adaptabilidade ao estado de coisas apresentado e à desumanização. Interdição que, envolta às mediações conjunturais e estruturais da sociedade brasileira, aos aspectos relativos à formação desta sociedade e suas contradições, na totalidade da dinâmica do capital em crise, que fomenta o recrudescimento da ofensiva neoliberal, denominamos no escopo da pesquisa de miséria do saber. Frente a este contexto, procuramos inferir, a partir das experiências desenvolvidas na longa história de lutas pela educação brasileira, pontos inegociáveis ao enfrentamento da miséria do saber, postulando questões que perseguem um horizonte revolucionário de uma educação para a formação do humano no humano.
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Ao ponto que, sua aparente naturalização, isto é, a ideia de que a ordem capitalista de dominação e sua correspondente democracia liberal representam o estágio derradeiro de desenvolvimento da humanidade, um desenvolvimento natural e em acordo com as vontades e necessidades de toda a humanidade, atingira um máximo realismo, ocultando e mistificando, dessa forma, o esgarçamento das contradições do capital que, acelera as desigualdades, aprofunda a concentração da riqueza, reitera e justifica a violência e as opressões de todas as ordens, acentua e, ao mesmo tempo, dissimula a emergência climática etc. Intempéries que, manifestam ao conjunto da humanidade um excedente de barbárie e, por isso, as designamos em nossas reflexões de mais-barbárie. A seu turno, o campo da educação não esteve alheio a este movimento. Circunscrita às disputas pelo seu potencial formativo e, não obstante, pela possibilidade de proporcionar acumulação de capital, a educação, em geral e, a escola, em particular, encontram-se nestas primeiras décadas do século XXI no centro dos embates capitaneados tanto, pelo avanço da extrema direita em várias partes do mundo e o recrudescimento da ofensiva neoliberal quanto, pelas lutas dos movimentos sociais e populares. Destas observações, a pesquisa aqui empreendida concentrou-se em investigar e analisar estas disputas e embates na especificidade da sociedade brasileira, balizada, no que diz respeito à educação e à escola, por fenômenos que buscam inverter e interditar sua capacidade ontocriadora outorgando-a à adaptabilidade ao estado de coisas apresentado e à desumanização. Interdição que, envolta às mediações conjunturais e estruturais da sociedade brasileira, aos aspectos relativos à formação desta sociedade e suas contradições, na totalidade da dinâmica do capital em crise, que fomenta o recrudescimento da ofensiva neoliberal, denominamos no escopo da pesquisa de miséria do saber. Frente a este contexto, procuramos inferir, a partir das experiências desenvolvidas na longa história de lutas pela educação brasileira, pontos inegociáveis ao enfrentamento da miséria do saber, postulando questões que perseguem um horizonte revolucionário de uma educação para a formação do humano no humano.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThe first decades of the 21st century presented a vast set of economic, political, cultural and social transformations in various parts of the world. The expansion of neoliberal rationality and its spatial and spiritual capillarization beyond the limits of economic rationality, in the ethical, political, aesthetic and cultural spheres, resulting, among other causes, from the political and ideological effects of the collapse of the Union of Soviet Socialist Republics (USSR), as well as the new dynamics of capitalist accumulation in times of crisis, achieved the deepening of the hegemony of the capital system. To the point that, its apparent naturalization, that is, the idea that the capitalist order of domination and its corresponding liberal democracy represent the ultimate stage of humanity's development, a natural development in accordance with the wills and needs of all humanity, had achieved maximum realism, thus concealing and mystifying the fraying of the contradictions of capital, which accelerates inequalities, deepens the concentration of wealth, reiterates and justifies violence and oppression of all kinds, accentuates and, at the same time, hides the climate emergency, etc. Weather that manifests a surplus of barbarism to humanity as a whole and, therefore, we designate in our reflections as surplus- barbarism. In turn, the field of education was not oblivious to this movement. Limited to disputes for their training potential and, nevertheless, for the possibility of providing capital accumulation, education, in general, and schools, in particular, find themselves in these first decades of the 21st century at the center of clashes led by both, advance of the extreme right in various parts of the world and the resurgence of the neoliberal offensive as well as the struggles of social and popular movements. From these observations, the research undertaken here focused on investigating and analyzing these disputes and clashes in the specificity of Brazilian society, marked, with regard to education and school, by phenomena that seek to invert and prohibit its onto-creative granting it adaptability to the presented state of affairs and dehumanization. An interdiction that, surrounded by the conjunctural and structural mediations of Brazilian society, the aspects related to the formation of this society and its contradictions, in the totality of the dynamics of capital in crisis, which encourages the resurgence of the neoliberal offensive, we call in the scope of the research misery of knowledge. Faced with this context, we seek to infer, based on of the experiences developed in the long history of fights for Brazilian education, non-negotiable points for confronting the misery of knowledge, postulating questions that pursue a revolutionary horizon of an education for the formation of the human in the human.367 p.Semeraro, GiovanniLombardi, José ClaudineiSecco, Lincoln FerreiraCunha, Pedro Cláudio Cunca Brando BocayuvaSepúlveda, José Antonio MirandaGomes, Victor Leandro ChavesCosta, Helton Messini da2023-12-29T16:59:39Z2023-12-29T16:59:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Helton Messini da. Educação e a miséria do saber na crise do capital: os embates em torno da escola no Brasil do século XXI. 2023. 367f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31741CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-29T16:59:43Zoai:app.uff.br:1/31741Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-12-29T16:59:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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