Loucura e o processo penal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Fernando Amaro Zocal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12958
Resumo: O artigo expõe uma reflexão acerca de como as pessoas que são consideradas loucas, devido ao incidente de insanidade no processo penal, são esquecidas pelo direito, deixando-os desamparados legalmente e alocando-os em um estado perpetuo de exclusão da sociedade. Ao utilizar das ideias de Michel Foucault de como a loucura sempre foi alvo de medidas restritivas que visavam eliminar do meio social tais indivíduos indesejados até a explicação da diferença entre pena e medida de segurança. Propõe-se a problematizar a questão de que o direito não definiu sua atuação ao todo nos processos onde esse tipo de anomalia aparece, preferindo deixar a palavra final nas mãos de um psiquiatra e ignorando, em sua maioria, para sempre o ocorrido, caracterizando, assim, uma medida de caráter perpétuo.
id UFF-2_5f70a0fca1b8eaa10c3dbd74bb41dd3d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12958
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Loucura e o processo penalLoucuraIndividuos indesejadosProcesso PenalLoucuraSociedadeMedidas RestritivasProcesso PenalProcesso penalLoucura e crimeSociedade (ciências sociais)CrazyUnwanted individualsSocietyCriminal procedingseAnswerRestrictive MeasuresO artigo expõe uma reflexão acerca de como as pessoas que são consideradas loucas, devido ao incidente de insanidade no processo penal, são esquecidas pelo direito, deixando-os desamparados legalmente e alocando-os em um estado perpetuo de exclusão da sociedade. Ao utilizar das ideias de Michel Foucault de como a loucura sempre foi alvo de medidas restritivas que visavam eliminar do meio social tais indivíduos indesejados até a explicação da diferença entre pena e medida de segurança. Propõe-se a problematizar a questão de que o direito não definiu sua atuação ao todo nos processos onde esse tipo de anomalia aparece, preferindo deixar a palavra final nas mãos de um psiquiatra e ignorando, em sua maioria, para sempre o ocorrido, caracterizando, assim, uma medida de caráter perpétuo.The article exposes a reflection about how people who are considered insane due to the insanity incident in the criminal process are forgotten by law, leaving them legally abandoned and allocating them in a perpetual state of exclusion from society. Using Michel Foucault's ideas of how madness has always been the subject of restrictive measures aimed at eliminating from the social environment such undesirable individuals until the explanation of the difference between pen and security measure. It is proposed to problematize the question that the law did not define its action at all in the processes where this type of anomaly appears, preferring to leave the final word in the hands of a psychiatrist and ignoring, for the most part, what happened, thus, a measure of perpetual character.Universidade Federal FluminenseNiteróiLopes Filho, Ozéas CorrêaNocelli, Charles da SilvaHansen, GilvanPorto, Paola de AndradeLinhares, Fernando Amaro Zocal2020-02-21T16:59:22Z2020-02-21T16:59:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLINHARES, Fernando Amaro Zocal. Loucura e o processo penal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12958Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-13T17:45:10Zoai:app.uff.br:1/12958Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-05-13T17:45:10Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Loucura e o processo penal
title Loucura e o processo penal
spellingShingle Loucura e o processo penal
Linhares, Fernando Amaro Zocal
Loucura
Individuos indesejados
Processo Penal
Loucura
Sociedade
Medidas Restritivas
Processo Penal
Processo penal
Loucura e crime
Sociedade (ciências sociais)
Crazy
Unwanted individuals
Society
Criminal procedingse
Answer
Restrictive Measures
title_short Loucura e o processo penal
title_full Loucura e o processo penal
title_fullStr Loucura e o processo penal
title_full_unstemmed Loucura e o processo penal
title_sort Loucura e o processo penal
author Linhares, Fernando Amaro Zocal
author_facet Linhares, Fernando Amaro Zocal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes Filho, Ozéas Corrêa
Nocelli, Charles da Silva
Hansen, Gilvan
Porto, Paola de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Fernando Amaro Zocal
dc.subject.por.fl_str_mv Loucura
Individuos indesejados
Processo Penal
Loucura
Sociedade
Medidas Restritivas
Processo Penal
Processo penal
Loucura e crime
Sociedade (ciências sociais)
Crazy
Unwanted individuals
Society
Criminal procedingse
Answer
Restrictive Measures
topic Loucura
Individuos indesejados
Processo Penal
Loucura
Sociedade
Medidas Restritivas
Processo Penal
Processo penal
Loucura e crime
Sociedade (ciências sociais)
Crazy
Unwanted individuals
Society
Criminal procedingse
Answer
Restrictive Measures
description O artigo expõe uma reflexão acerca de como as pessoas que são consideradas loucas, devido ao incidente de insanidade no processo penal, são esquecidas pelo direito, deixando-os desamparados legalmente e alocando-os em um estado perpetuo de exclusão da sociedade. Ao utilizar das ideias de Michel Foucault de como a loucura sempre foi alvo de medidas restritivas que visavam eliminar do meio social tais indivíduos indesejados até a explicação da diferença entre pena e medida de segurança. Propõe-se a problematizar a questão de que o direito não definiu sua atuação ao todo nos processos onde esse tipo de anomalia aparece, preferindo deixar a palavra final nas mãos de um psiquiatra e ignorando, em sua maioria, para sempre o ocorrido, caracterizando, assim, uma medida de caráter perpétuo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-02-21T16:59:22Z
2020-02-21T16:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINHARES, Fernando Amaro Zocal. Loucura e o processo penal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12958
Aluno de Graduação
identifier_str_mv LINHARES, Fernando Amaro Zocal. Loucura e o processo penal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838773626535936