Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Heitor Ornelas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23699
Resumo: Este trabalho buscou a ressignificação do lixo eletrônico no ambiente escolar, possibilitando a construção de aparatos eletrônicos para a aprendizagem de temas que pertencem ao campo de estudo da Física, em específico, do 3º ano do Ensino Médio, trazendo uma interação entre os campos teórico e prático. Entre seus objetivos específicos temos: promover enculturação científica, conscientização ambiental, noções de eletrônica e habilidades de convívio, trazendo um problema presente no dia-a-dia (o lixo eletrônico). A metodologia consistiu em desenvolver projetos que visam compor um laboratório didático sustentável de modo a ressignificar e reutilizar equipamentos/componentes antes descartados, viabilizando um viés de Educação Ambiental que atende a alguns objetivos de desenvolvimento sustentável que fazem parte da Agenda 2030 (ONU/BR, 2020). A etapa inicial da proposta foi desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, através da residência pedagógica, e teve uma segunda etapa, pensando na possibilidade de recriação da experiência investigativa em escolas que não têm foco em ciências da natureza. Como resultados tem-se o relato da experiência desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, o desmonte de equipamentos para retirada de componentes trazendo sugestões para uso, e a elaboração de uma sequência didática por investigação a respeito do tema, para o ensino de eletromagnetismo.
id UFF-2_5fba3bbe30b57ce26fc4e87bbf1cff8f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23699
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didáticoEnsino de FísicaLixo eletrônicoEducação AmbientalEletromagnetismoEnsino de FísicaLixo eletrônicoEducação ambientalEletromagnestismoProdução intelectualTeaching PhysicsEletronic WasteEnvironmental EducationElectromagnetismEste trabalho buscou a ressignificação do lixo eletrônico no ambiente escolar, possibilitando a construção de aparatos eletrônicos para a aprendizagem de temas que pertencem ao campo de estudo da Física, em específico, do 3º ano do Ensino Médio, trazendo uma interação entre os campos teórico e prático. Entre seus objetivos específicos temos: promover enculturação científica, conscientização ambiental, noções de eletrônica e habilidades de convívio, trazendo um problema presente no dia-a-dia (o lixo eletrônico). A metodologia consistiu em desenvolver projetos que visam compor um laboratório didático sustentável de modo a ressignificar e reutilizar equipamentos/componentes antes descartados, viabilizando um viés de Educação Ambiental que atende a alguns objetivos de desenvolvimento sustentável que fazem parte da Agenda 2030 (ONU/BR, 2020). A etapa inicial da proposta foi desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, através da residência pedagógica, e teve uma segunda etapa, pensando na possibilidade de recriação da experiência investigativa em escolas que não têm foco em ciências da natureza. Como resultados tem-se o relato da experiência desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, o desmonte de equipamentos para retirada de componentes trazendo sugestões para uso, e a elaboração de uma sequência didática por investigação a respeito do tema, para o ensino de eletromagnetismo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work sought the redefinition of electronic waste in the school environment, enabling the construction of electronic devices for learning topics that belong to the field of study of Physics, mainly the in the third year of high school, bringing an interaction between the theoretical and practical. Among its specific objectives are: to promote scientific enculturation, environmental awareness, notions of electronics and social skills, bringing a problem present in everyday life (electronic waste). The methodology consisted of developing projects that aim to compose a sustainable teaching laboratory in order to re-signify and reuse equipment / components that were previously discarded, enabling an Environmental Education bias that meets some sustainable development goals that are part of the UN's 2030 Agenda (ONU/BR, 2020). The initial stage of the proposal was developed in C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, through the pedagogical residency, and had a second stage, considering the possibility of recreating the investigative experience in schools that do not focus on natural sciences. The results are the report of the experience developed in the C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, the dismantling of equipment for removal of components, bringing suggestions for use, and the preparation of a didactic sequence for investigation on the subject, to the teaching of electromagnetism.Universidade Federal FluminenseNiteróiChinelli, Maura VenturaChinelli, Maura VenturaBernardo, José Roberto da RochaAlmeida, Lucia da Cruz deAnjos, Roberto Meigikos dosBernardo, José Roberto da RochaPimentel, Heitor Ornelas2021-11-19T16:33:59Z2021-11-19T16:33:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPimentel, Heitor Ornelas. Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23699Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-19T16:33:59Zoai:app.uff.br:1/23699Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:43.882209Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
title Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
spellingShingle Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
Pimentel, Heitor Ornelas
Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação Ambiental
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação ambiental
Eletromagnestismo
Produção intelectual
Teaching Physics
Eletronic Waste
Environmental Education
Electromagnetism
title_short Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
title_full Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
title_fullStr Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
title_full_unstemmed Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
title_sort Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático
author Pimentel, Heitor Ornelas
author_facet Pimentel, Heitor Ornelas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Chinelli, Maura Ventura
Bernardo, José Roberto da Rocha
Almeida, Lucia da Cruz de
Anjos, Roberto Meigikos dos
Bernardo, José Roberto da Rocha
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Heitor Ornelas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação Ambiental
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação ambiental
Eletromagnestismo
Produção intelectual
Teaching Physics
Eletronic Waste
Environmental Education
Electromagnetism
topic Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação Ambiental
Eletromagnetismo
Ensino de Física
Lixo eletrônico
Educação ambiental
Eletromagnestismo
Produção intelectual
Teaching Physics
Eletronic Waste
Environmental Education
Electromagnetism
description Este trabalho buscou a ressignificação do lixo eletrônico no ambiente escolar, possibilitando a construção de aparatos eletrônicos para a aprendizagem de temas que pertencem ao campo de estudo da Física, em específico, do 3º ano do Ensino Médio, trazendo uma interação entre os campos teórico e prático. Entre seus objetivos específicos temos: promover enculturação científica, conscientização ambiental, noções de eletrônica e habilidades de convívio, trazendo um problema presente no dia-a-dia (o lixo eletrônico). A metodologia consistiu em desenvolver projetos que visam compor um laboratório didático sustentável de modo a ressignificar e reutilizar equipamentos/componentes antes descartados, viabilizando um viés de Educação Ambiental que atende a alguns objetivos de desenvolvimento sustentável que fazem parte da Agenda 2030 (ONU/BR, 2020). A etapa inicial da proposta foi desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, através da residência pedagógica, e teve uma segunda etapa, pensando na possibilidade de recriação da experiência investigativa em escolas que não têm foco em ciências da natureza. Como resultados tem-se o relato da experiência desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, o desmonte de equipamentos para retirada de componentes trazendo sugestões para uso, e a elaboração de uma sequência didática por investigação a respeito do tema, para o ensino de eletromagnetismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19T16:33:59Z
2021-11-19T16:33:59Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pimentel, Heitor Ornelas. Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/23699
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Pimentel, Heitor Ornelas. Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823690986291200