Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thamilys Vasquez Elias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614
Resumo: Neste trabalho, discutimos a problemática do ensino da Geometria no Brasil ao longo dos anos, fazendo um breve histórico que nos leva a compreender como chegamos ao momento atual. Além disso, analisamos as concepções de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense e de recém-formados do mesmo Curso, acerca da sua (futura) prática docente na área de Geometria. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico onde os participantes expuseram suas opiniões sobre sua formação em Geometria, mostrando como seu Curso contribuiu para que a Geometria seja levada para as salas de aula da Educação Básica. Após a análise dos dados coletados, entendemos que o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense vem colaborando de forma positiva para a formação dos professores de Geometria. Em contrapartida, as respostas coletadas apontaram certa deficiência de disciplinas com foco em Geometria no currículo do Curso.
id UFF-2_600f4ac8bfe3595962302a1faa9b64e1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28614
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da GeometriaEnsino de GeometriaHistória do ensino da Geometria no BrasilFormação docenteCurso de Licenciatura em MatemáticaGeometriaEnsino de MatemáticaFormação docenteTeaching GeometryHistory of Geometry Teaching in BrazilDegree in MathematicsNeste trabalho, discutimos a problemática do ensino da Geometria no Brasil ao longo dos anos, fazendo um breve histórico que nos leva a compreender como chegamos ao momento atual. Além disso, analisamos as concepções de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense e de recém-formados do mesmo Curso, acerca da sua (futura) prática docente na área de Geometria. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico onde os participantes expuseram suas opiniões sobre sua formação em Geometria, mostrando como seu Curso contribuiu para que a Geometria seja levada para as salas de aula da Educação Básica. Após a análise dos dados coletados, entendemos que o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense vem colaborando de forma positiva para a formação dos professores de Geometria. Em contrapartida, as respostas coletadas apontaram certa deficiência de disciplinas com foco em Geometria no currículo do Curso.In this work, we discuss the problem of teaching Geometry in Brazil over the years, making a brief history that leads us to understand how we arrived at the present moment. In addition, we analyzed the conceptions of some students of the Mathematics Degree Course at Universidade Federal Fluminense and recent graduates of the same Course, about their (future) teaching practice in the area of Geometry . Data were collected through an electronic form where participants expressed their opinions about their training in Geometry , showing how their Course contributed to bring Geometry to Basic Education classrooms. After analyzing the collected data, we understand that the Licentiate in Mathematics Course at Universidade Federal Fluminense has been collaborating in a positive way for the formation of Geometry teachers. On the other hand, the responses collected indicated a certain deficiency of disciplines focused on Geometry in the Course's curriculum.55 f.Crissaff, Lhaylla dos SantosPesco, Dirce UesuDias, Mônica Souto da SilvaPereira, Thamilys Vasquez Elias2023-04-25T18:19:07Z2023-04-25T18:19:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Thamilys Vasquez Elias. Reflexões Sobre A Problemática Histórica E Atual Do Ensino Da Geometria. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-25T18:19:10Zoai:app.uff.br:1/28614Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:50.071531Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
title Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
spellingShingle Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
Pereira, Thamilys Vasquez Elias
Ensino de Geometria
História do ensino da Geometria no Brasil
Formação docente
Curso de Licenciatura em Matemática
Geometria
Ensino de Matemática
Formação docente
Teaching Geometry
History of Geometry Teaching in Brazil
Degree in Mathematics
title_short Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
title_full Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
title_fullStr Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
title_full_unstemmed Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
title_sort Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
author Pereira, Thamilys Vasquez Elias
author_facet Pereira, Thamilys Vasquez Elias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crissaff, Lhaylla dos Santos
Pesco, Dirce Uesu
Dias, Mônica Souto da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thamilys Vasquez Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geometria
História do ensino da Geometria no Brasil
Formação docente
Curso de Licenciatura em Matemática
Geometria
Ensino de Matemática
Formação docente
Teaching Geometry
History of Geometry Teaching in Brazil
Degree in Mathematics
topic Ensino de Geometria
História do ensino da Geometria no Brasil
Formação docente
Curso de Licenciatura em Matemática
Geometria
Ensino de Matemática
Formação docente
Teaching Geometry
History of Geometry Teaching in Brazil
Degree in Mathematics
description Neste trabalho, discutimos a problemática do ensino da Geometria no Brasil ao longo dos anos, fazendo um breve histórico que nos leva a compreender como chegamos ao momento atual. Além disso, analisamos as concepções de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense e de recém-formados do mesmo Curso, acerca da sua (futura) prática docente na área de Geometria. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico onde os participantes expuseram suas opiniões sobre sua formação em Geometria, mostrando como seu Curso contribuiu para que a Geometria seja levada para as salas de aula da Educação Básica. Após a análise dos dados coletados, entendemos que o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense vem colaborando de forma positiva para a formação dos professores de Geometria. Em contrapartida, as respostas coletadas apontaram certa deficiência de disciplinas com foco em Geometria no currículo do Curso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-25T18:19:07Z
2023-04-25T18:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Thamilys Vasquez Elias. Reflexões Sobre A Problemática Histórica E Atual Do Ensino Da Geometria. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614
identifier_str_mv PEREIRA, Thamilys Vasquez Elias. Reflexões Sobre A Problemática Histórica E Atual Do Ensino Da Geometria. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823601265934336