Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614 |
Resumo: | Neste trabalho, discutimos a problemática do ensino da Geometria no Brasil ao longo dos anos, fazendo um breve histórico que nos leva a compreender como chegamos ao momento atual. Além disso, analisamos as concepções de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense e de recém-formados do mesmo Curso, acerca da sua (futura) prática docente na área de Geometria. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico onde os participantes expuseram suas opiniões sobre sua formação em Geometria, mostrando como seu Curso contribuiu para que a Geometria seja levada para as salas de aula da Educação Básica. Após a análise dos dados coletados, entendemos que o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense vem colaborando de forma positiva para a formação dos professores de Geometria. Em contrapartida, as respostas coletadas apontaram certa deficiência de disciplinas com foco em Geometria no currículo do Curso. |
id |
UFF-2_600f4ac8bfe3595962302a1faa9b64e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28614 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da GeometriaEnsino de GeometriaHistória do ensino da Geometria no BrasilFormação docenteCurso de Licenciatura em MatemáticaGeometriaEnsino de MatemáticaFormação docenteTeaching GeometryHistory of Geometry Teaching in BrazilDegree in MathematicsNeste trabalho, discutimos a problemática do ensino da Geometria no Brasil ao longo dos anos, fazendo um breve histórico que nos leva a compreender como chegamos ao momento atual. Além disso, analisamos as concepções de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense e de recém-formados do mesmo Curso, acerca da sua (futura) prática docente na área de Geometria. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico onde os participantes expuseram suas opiniões sobre sua formação em Geometria, mostrando como seu Curso contribuiu para que a Geometria seja levada para as salas de aula da Educação Básica. Após a análise dos dados coletados, entendemos que o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense vem colaborando de forma positiva para a formação dos professores de Geometria. Em contrapartida, as respostas coletadas apontaram certa deficiência de disciplinas com foco em Geometria no currículo do Curso.In this work, we discuss the problem of teaching Geometry in Brazil over the years, making a brief history that leads us to understand how we arrived at the present moment. In addition, we analyzed the conceptions of some students of the Mathematics Degree Course at Universidade Federal Fluminense and recent graduates of the same Course, about their (future) teaching practice in the area of Geometry . Data were collected through an electronic form where participants expressed their opinions about their training in Geometry , showing how their Course contributed to bring Geometry to Basic Education classrooms. After analyzing the collected data, we understand that the Licentiate in Mathematics Course at Universidade Federal Fluminense has been collaborating in a positive way for the formation of Geometry teachers. On the other hand, the responses collected indicated a certain deficiency of disciplines focused on Geometry in the Course's curriculum.55 f.Crissaff, Lhaylla dos SantosPesco, Dirce UesuDias, Mônica Souto da SilvaPereira, Thamilys Vasquez Elias2023-04-25T18:19:07Z2023-04-25T18:19:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Thamilys Vasquez Elias. Reflexões Sobre A Problemática Histórica E Atual Do Ensino Da Geometria. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-25T18:19:10Zoai:app.uff.br:1/28614Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:53:50.071531Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria |
title |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria |
spellingShingle |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria Pereira, Thamilys Vasquez Elias Ensino de Geometria História do ensino da Geometria no Brasil Formação docente Curso de Licenciatura em Matemática Geometria Ensino de Matemática Formação docente Teaching Geometry History of Geometry Teaching in Brazil Degree in Mathematics |
title_short |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria |
title_full |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria |
title_fullStr |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria |
title_sort |
Reflexões sobre a problemática histórica e atual do ensino da Geometria |
author |
Pereira, Thamilys Vasquez Elias |
author_facet |
Pereira, Thamilys Vasquez Elias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crissaff, Lhaylla dos Santos Pesco, Dirce Uesu Dias, Mônica Souto da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Thamilys Vasquez Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geometria História do ensino da Geometria no Brasil Formação docente Curso de Licenciatura em Matemática Geometria Ensino de Matemática Formação docente Teaching Geometry History of Geometry Teaching in Brazil Degree in Mathematics |
topic |
Ensino de Geometria História do ensino da Geometria no Brasil Formação docente Curso de Licenciatura em Matemática Geometria Ensino de Matemática Formação docente Teaching Geometry History of Geometry Teaching in Brazil Degree in Mathematics |
description |
Neste trabalho, discutimos a problemática do ensino da Geometria no Brasil ao longo dos anos, fazendo um breve histórico que nos leva a compreender como chegamos ao momento atual. Além disso, analisamos as concepções de alguns estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense e de recém-formados do mesmo Curso, acerca da sua (futura) prática docente na área de Geometria. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico onde os participantes expuseram suas opiniões sobre sua formação em Geometria, mostrando como seu Curso contribuiu para que a Geometria seja levada para as salas de aula da Educação Básica. Após a análise dos dados coletados, entendemos que o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense vem colaborando de forma positiva para a formação dos professores de Geometria. Em contrapartida, as respostas coletadas apontaram certa deficiência de disciplinas com foco em Geometria no currículo do Curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-25T18:19:07Z 2023-04-25T18:19:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Thamilys Vasquez Elias. Reflexões Sobre A Problemática Histórica E Atual Do Ensino Da Geometria. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Thamilys Vasquez Elias. Reflexões Sobre A Problemática Histórica E Atual Do Ensino Da Geometria. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823601265934336 |