Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira, Tainara Terra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24500
Resumo: Considerando o contexto de pandemia do COVID-19 em que vivemos nos anos de 2020 e 2021, as aulas presenciais precisaram ser repensadas para que não houvesse uma paralização total do ensino público e privado. Muitas foram as dificuldades encontradas para adaptar o ensino presencial à modalidade remota, pois contrariamente ao ensino a distância, as práticas pedagógicas da academia não foram elaboradas para funcionar a distância, e sim de forma presencial. Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada na disciplina Ética e Informação, da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro período de 2020, iniciado no mês de setembro, destacando a importância da monitoria neste processo e quais foram as estratégias adotadas, que estratégias foram bem sucedidas, o que podemos fazer para melhorar o aproveitamento. Buscamos também oferecer orientações e sugestões para os próximos professores e monitores que possam vir a enfrentar o mesmo dilema. Pudemos nos apoiar em nossa experiencia própria, consignada em um diário de bordo, em informações coletadas através de questionários aplicados aos alunos da nossa disciplina em relação à situação socioeconômica e possíveis dificultadores para o decorrer das aulas (aplicado no início do semestre) e sobre experiência com a monitoria e do ensino remoto como um todo (aplicado no final do semestre). Além disso, a partir de entrevistas remotas, abordamos as experiências de outros professores do departamento que também puderam contar com a ajuda de monitores durante esse período atípico, destacando a importância da monitoria no ensino remoto.
id UFF-2_60590a736f4cfa34271c0e14fccfd285
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24500
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFFMonitoria remotaMonitoria na graduaçãoEnsino remoto na pandemiaMonitoriaPandemiaEnsino superiorRemote monitoringMonitoring in the graduation courseRemote teaching during the pandemicConsiderando o contexto de pandemia do COVID-19 em que vivemos nos anos de 2020 e 2021, as aulas presenciais precisaram ser repensadas para que não houvesse uma paralização total do ensino público e privado. Muitas foram as dificuldades encontradas para adaptar o ensino presencial à modalidade remota, pois contrariamente ao ensino a distância, as práticas pedagógicas da academia não foram elaboradas para funcionar a distância, e sim de forma presencial. Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada na disciplina Ética e Informação, da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro período de 2020, iniciado no mês de setembro, destacando a importância da monitoria neste processo e quais foram as estratégias adotadas, que estratégias foram bem sucedidas, o que podemos fazer para melhorar o aproveitamento. Buscamos também oferecer orientações e sugestões para os próximos professores e monitores que possam vir a enfrentar o mesmo dilema. Pudemos nos apoiar em nossa experiencia própria, consignada em um diário de bordo, em informações coletadas através de questionários aplicados aos alunos da nossa disciplina em relação à situação socioeconômica e possíveis dificultadores para o decorrer das aulas (aplicado no início do semestre) e sobre experiência com a monitoria e do ensino remoto como um todo (aplicado no final do semestre). Além disso, a partir de entrevistas remotas, abordamos as experiências de outros professores do departamento que também puderam contar com a ajuda de monitores durante esse período atípico, destacando a importância da monitoria no ensino remoto.Considering the COVID-19 pandemic context on which we have been living in the years 2020 and 2021, presential classes had to be reconsidered in order to avoid a complete interruption of public and private education. There were many difficulties encountered in adapting face-to-face teaching to the remote modality, because unlike distance learning, the academy's pedagogical practices were not designed to work at a distance, but in person. This work aims to report the experience during the subject of “Ethics and Information”, at Universidade Federal Fluminense, in the first term of 2020, beginning in September, through a logbook, highlighting the importance of monitory in this process and its adopted strategies, what worked out, and what could be improved, seeking to provide directions to the coming professors and assistants who may come to face the same dilemma. Moreover, it approaches briefly the experiences of other departments’ professors who could rely on their assistants’ help through this atypical period, highlighting the importance of monitory on online teaching. Finally, it presents the results obtained through questionnaires applied to the students of our subject concerning their socioeconomic situation and possible hindering factors to the course of the classes (applied in the beginning of the semester) and their experience with monitoring and remote teaching as a whole (applied in the end of the semester). In addition, from remote interviews, we approached the experiences of other professors in the department who were also able to count on the help of monitors during this atypical period, highlighting the importance of monitoring in remote education.Universidade Federal FluminenseNiteróiBossy, Marcia JurkiewiczMattos, Renato deLück, Esther HermesJunqueira, Tainara Terra2022-02-04T13:29:59Z2022-02-04T13:29:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfJunqueira, Tainara Terra. Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24500Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-04T13:30:02Zoai:app.uff.br:1/24500Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-04T13:30:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
title Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
spellingShingle Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
Junqueira, Tainara Terra
Monitoria remota
Monitoria na graduação
Ensino remoto na pandemia
Monitoria
Pandemia
Ensino superior
Remote monitoring
Monitoring in the graduation course
Remote teaching during the pandemic
title_short Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
title_full Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
title_fullStr Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
title_full_unstemmed Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
title_sort Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF
author Junqueira, Tainara Terra
author_facet Junqueira, Tainara Terra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bossy, Marcia Jurkiewicz
Mattos, Renato de
Lück, Esther Hermes
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira, Tainara Terra
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria remota
Monitoria na graduação
Ensino remoto na pandemia
Monitoria
Pandemia
Ensino superior
Remote monitoring
Monitoring in the graduation course
Remote teaching during the pandemic
topic Monitoria remota
Monitoria na graduação
Ensino remoto na pandemia
Monitoria
Pandemia
Ensino superior
Remote monitoring
Monitoring in the graduation course
Remote teaching during the pandemic
description Considerando o contexto de pandemia do COVID-19 em que vivemos nos anos de 2020 e 2021, as aulas presenciais precisaram ser repensadas para que não houvesse uma paralização total do ensino público e privado. Muitas foram as dificuldades encontradas para adaptar o ensino presencial à modalidade remota, pois contrariamente ao ensino a distância, as práticas pedagógicas da academia não foram elaboradas para funcionar a distância, e sim de forma presencial. Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada na disciplina Ética e Informação, da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro período de 2020, iniciado no mês de setembro, destacando a importância da monitoria neste processo e quais foram as estratégias adotadas, que estratégias foram bem sucedidas, o que podemos fazer para melhorar o aproveitamento. Buscamos também oferecer orientações e sugestões para os próximos professores e monitores que possam vir a enfrentar o mesmo dilema. Pudemos nos apoiar em nossa experiencia própria, consignada em um diário de bordo, em informações coletadas através de questionários aplicados aos alunos da nossa disciplina em relação à situação socioeconômica e possíveis dificultadores para o decorrer das aulas (aplicado no início do semestre) e sobre experiência com a monitoria e do ensino remoto como um todo (aplicado no final do semestre). Além disso, a partir de entrevistas remotas, abordamos as experiências de outros professores do departamento que também puderam contar com a ajuda de monitores durante esse período atípico, destacando a importância da monitoria no ensino remoto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-04T13:29:59Z
2022-02-04T13:29:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Junqueira, Tainara Terra. Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24500
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Junqueira, Tainara Terra. Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053679052849152