Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351 |
Resumo: | Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens visuais, seja através da arte, da mídia, da publicidade ou da internet, imagens estas, que contém informações, ideias e conceitos. Nesta perspectiva, esse estudo tem como foco a discussão relacionada com a leitura de imagens visuais entrelaçada com a visualidade, a Arte, a Educação e a reprodutibilidade imagética. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar é conferir sentido a imagem que se vê, e de que elas são manifestações de representações artístico- culturais, desta forma, pertencem a um determinado contexto sócio histórico. O trabalho busca criar uma ponte teórica e analítica com o texto “A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin e com proposições teórico/metodológicas de autores como Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, apresentando iconografia como fonte de conhecimento no processo de visualidade e produção de sentidos da leitura das imagens visuais |
id |
UFF-2_61533ce3d1dda49644dec3bf0a86ce47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15351 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacionalLeitura de imagens visuaisVisualidadeArteEducaçãoReprodutibilidadeLeituraProcesso educativoAprendizagemInterpretação de imagemEnsino de arteReading visual imagesVisualityArtEducationReproducibilityEm nossa vida diária, estamos rodeados por imagens visuais, seja através da arte, da mídia, da publicidade ou da internet, imagens estas, que contém informações, ideias e conceitos. Nesta perspectiva, esse estudo tem como foco a discussão relacionada com a leitura de imagens visuais entrelaçada com a visualidade, a Arte, a Educação e a reprodutibilidade imagética. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar é conferir sentido a imagem que se vê, e de que elas são manifestações de representações artístico- culturais, desta forma, pertencem a um determinado contexto sócio histórico. O trabalho busca criar uma ponte teórica e analítica com o texto “A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin e com proposições teórico/metodológicas de autores como Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, apresentando iconografia como fonte de conhecimento no processo de visualidade e produção de sentidos da leitura das imagens visuaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn our daily lives, we are surrounded by visual images, whether through art, the media, advertising or the internet, images that contain information, ideas and concepts. In this perspective, this study focuses on the discussion related to the reading of visual images intertwined with visuality, Art, Education and imaging reproducibility. Starting from the assumption that the act of interpreting is to give meaning to the image that is seen, and that they are manifestations of artistic-cultural representations, in this way, belong to a certain socio-historical context. The work seeks to create a theoretical and analytical bridge with the text "The work of art in the era of its technical reproducibility of Walter Benjamin and with theoretical / methodological propositions of authors such as Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, presenting iconography as a source of knowledge in the process of visuality and production of senses of the reading of visual images114 f.Araújo, Flávia Monteiro de BarrosNajjar, Jorge Nassim VieiraMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreJardim, Valéria Trindade2020-10-20T18:13:38Z2020-10-20T18:13:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T23:50:57Zoai:app.uff.br:1/15351Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T23:50:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional |
title |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional |
spellingShingle |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional Jardim, Valéria Trindade Leitura de imagens visuais Visualidade Arte Educação Reprodutibilidade Leitura Processo educativo Aprendizagem Interpretação de imagem Ensino de arte Reading visual images Visuality Art Education Reproducibility |
title_short |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional |
title_full |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional |
title_fullStr |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional |
title_full_unstemmed |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional |
title_sort |
Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional |
author |
Jardim, Valéria Trindade |
author_facet |
Jardim, Valéria Trindade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Flávia Monteiro de Barros Najjar, Jorge Nassim Vieira Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Valéria Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura de imagens visuais Visualidade Arte Educação Reprodutibilidade Leitura Processo educativo Aprendizagem Interpretação de imagem Ensino de arte Reading visual images Visuality Art Education Reproducibility |
topic |
Leitura de imagens visuais Visualidade Arte Educação Reprodutibilidade Leitura Processo educativo Aprendizagem Interpretação de imagem Ensino de arte Reading visual images Visuality Art Education Reproducibility |
description |
Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens visuais, seja através da arte, da mídia, da publicidade ou da internet, imagens estas, que contém informações, ideias e conceitos. Nesta perspectiva, esse estudo tem como foco a discussão relacionada com a leitura de imagens visuais entrelaçada com a visualidade, a Arte, a Educação e a reprodutibilidade imagética. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar é conferir sentido a imagem que se vê, e de que elas são manifestações de representações artístico- culturais, desta forma, pertencem a um determinado contexto sócio histórico. O trabalho busca criar uma ponte teórica e analítica com o texto “A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin e com proposições teórico/metodológicas de autores como Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, apresentando iconografia como fonte de conhecimento no processo de visualidade e produção de sentidos da leitura das imagens visuais |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-20T18:13:38Z 2020-10-20T18:13:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351 |
identifier_str_mv |
JARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838829967572992 |