Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Valéria Trindade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351
Resumo: Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens visuais, seja através da arte, da mídia, da publicidade ou da internet, imagens estas, que contém informações, ideias e conceitos. Nesta perspectiva, esse estudo tem como foco a discussão relacionada com a leitura de imagens visuais entrelaçada com a visualidade, a Arte, a Educação e a reprodutibilidade imagética. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar é conferir sentido a imagem que se vê, e de que elas são manifestações de representações artístico- culturais, desta forma, pertencem a um determinado contexto sócio histórico. O trabalho busca criar uma ponte teórica e analítica com o texto “A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin e com proposições teórico/metodológicas de autores como Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, apresentando iconografia como fonte de conhecimento no processo de visualidade e produção de sentidos da leitura das imagens visuais
id UFF-2_61533ce3d1dda49644dec3bf0a86ce47
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15351
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacionalLeitura de imagens visuaisVisualidadeArteEducaçãoReprodutibilidadeLeituraProcesso educativoAprendizagemInterpretação de imagemEnsino de arteReading visual imagesVisualityArtEducationReproducibilityEm nossa vida diária, estamos rodeados por imagens visuais, seja através da arte, da mídia, da publicidade ou da internet, imagens estas, que contém informações, ideias e conceitos. Nesta perspectiva, esse estudo tem como foco a discussão relacionada com a leitura de imagens visuais entrelaçada com a visualidade, a Arte, a Educação e a reprodutibilidade imagética. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar é conferir sentido a imagem que se vê, e de que elas são manifestações de representações artístico- culturais, desta forma, pertencem a um determinado contexto sócio histórico. O trabalho busca criar uma ponte teórica e analítica com o texto “A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin e com proposições teórico/metodológicas de autores como Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, apresentando iconografia como fonte de conhecimento no processo de visualidade e produção de sentidos da leitura das imagens visuaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn our daily lives, we are surrounded by visual images, whether through art, the media, advertising or the internet, images that contain information, ideas and concepts. In this perspective, this study focuses on the discussion related to the reading of visual images intertwined with visuality, Art, Education and imaging reproducibility. Starting from the assumption that the act of interpreting is to give meaning to the image that is seen, and that they are manifestations of artistic-cultural representations, in this way, belong to a certain socio-historical context. The work seeks to create a theoretical and analytical bridge with the text "The work of art in the era of its technical reproducibility of Walter Benjamin and with theoretical / methodological propositions of authors such as Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, presenting iconography as a source of knowledge in the process of visuality and production of senses of the reading of visual images114 f.Araújo, Flávia Monteiro de BarrosNajjar, Jorge Nassim VieiraMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreJardim, Valéria Trindade2020-10-20T18:13:38Z2020-10-20T18:13:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-23T23:50:57Zoai:app.uff.br:1/15351Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-23T23:50:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
title Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
spellingShingle Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
Jardim, Valéria Trindade
Leitura de imagens visuais
Visualidade
Arte
Educação
Reprodutibilidade
Leitura
Processo educativo
Aprendizagem
Interpretação de imagem
Ensino de arte
Reading visual images
Visuality
Art
Education
Reproducibility
title_short Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
title_full Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
title_fullStr Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
title_full_unstemmed Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
title_sort Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional
author Jardim, Valéria Trindade
author_facet Jardim, Valéria Trindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Flávia Monteiro de Barros
Najjar, Jorge Nassim Vieira
Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Valéria Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de imagens visuais
Visualidade
Arte
Educação
Reprodutibilidade
Leitura
Processo educativo
Aprendizagem
Interpretação de imagem
Ensino de arte
Reading visual images
Visuality
Art
Education
Reproducibility
topic Leitura de imagens visuais
Visualidade
Arte
Educação
Reprodutibilidade
Leitura
Processo educativo
Aprendizagem
Interpretação de imagem
Ensino de arte
Reading visual images
Visuality
Art
Education
Reproducibility
description Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens visuais, seja através da arte, da mídia, da publicidade ou da internet, imagens estas, que contém informações, ideias e conceitos. Nesta perspectiva, esse estudo tem como foco a discussão relacionada com a leitura de imagens visuais entrelaçada com a visualidade, a Arte, a Educação e a reprodutibilidade imagética. Partindo do pressuposto de que o ato de interpretar é conferir sentido a imagem que se vê, e de que elas são manifestações de representações artístico- culturais, desta forma, pertencem a um determinado contexto sócio histórico. O trabalho busca criar uma ponte teórica e analítica com o texto “A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin e com proposições teórico/metodológicas de autores como Ana Mae Barbosa, Donis Dondis, Fernando Hernández, John Berger, apresentando iconografia como fonte de conhecimento no processo de visualidade e produção de sentidos da leitura das imagens visuais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-20T18:13:38Z
2020-10-20T18:13:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351
identifier_str_mv JARDIM, Valéria Trindade. Leitura de imagens visuais: recurso potencializador do ensino e aprendizagem no processo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838829967572992