Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485 |
Resumo: | Quase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes. |
id |
UFPR-4_b6cd22fdcaa09dd6af0b917c51b3ce25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/6485 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativaImage reading and critical understanding of the visual culture: unraveling conceptsleitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual cultureQuase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes.Almost everything from the little we know relating to manufactured knowledge comes to us by means of information and communication. This in turn also build images of the world. Images for pleasure, entertainment, trade, telling us what to wear, to eat, to think, how to look. In our contemporary society there is a debate about the need of a visual education that expresses itself in different denominations such as image reading and critical understanding of the visual culture. Frequent changes in expressions and concepts cause more difficulties in understanding these propositions in the national curriculum, the definition of the teachers responsible for this knowledge and the theoretical reference of it. This article intends to unravel the concepts that establish these different propositions, pointing out their similarities and differences. It contrasts theoretical references of the anthropology, art, education, history, sociology and suggests lines work in environments of learning with the intention of thinking our continued formation as teachers.UFPR2006-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-2191984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/4668https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/31476Sardelich, Maria Emiliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:11:30Zoai:revistas.ufpr.br:article/6485Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:11:30Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa Image reading and critical understanding of the visual culture: unraveling concepts |
title |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa |
spellingShingle |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa Sardelich, Maria Emilia leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual culture |
title_short |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa |
title_full |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa |
title_fullStr |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa |
title_full_unstemmed |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa |
title_sort |
Leitura de imagens e cultura visual: desenredando conceitos para a prática educativa |
author |
Sardelich, Maria Emilia |
author_facet |
Sardelich, Maria Emilia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sardelich, Maria Emilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual culture |
topic |
leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual; reading; image reading; visual artefact; visual culture |
description |
Quase tudo do pouco que conhecemos, em relação ao conhecimento produzido, nos chega pelos meios de informação e comunicação. Estes, por sua vez, também constroem imagens do mundo. Imagens para deleitar, entreter, vender, com mensagens sobre o que devemos vestir, comer, aparentar, pensar. Em nossa sociedade contemporânea discute-se a necessidade de uma alfabetização visual que se expressa em várias designações como: leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Freqüentes mudanças de expressões e conceitos dificultam o entendimento dessas propostas para o currículo escolar, a definição do/a professor/a responsável por tal conhecimento e o referencial teórico do mesmo. Este artigo apresenta os conceitos que fundamentam as propostas da leitura de imagens e cultura visual, sinalizando suas proximidades e distâncias. Contrasta alguns referenciais teóricos da antropologia, arte, educação, história, sociologia, e sugere linhas de trabalho em ambientes de aprendizagem com o intuito de refletir sobre nossa permanente formação como docentes. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/4668 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6485/31476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219 Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219 Educar em Revista; v. 22, n. 27 (2006); p. 203-219 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901453647872 |