Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Paula Beatriz Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33564
Resumo: O trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos.
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