Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33564 |
Resumo: | O trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos. |
id |
UFF-2_61723dfa4d30981cf02a2793d656ec44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/33564 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"ÉticaCredibilidadeDesinformaçãoInforme publicitárioJornalismo transgênicoJornalismoÉtica jornalísticaO trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos.24 p.Vieira, Adriana BarsottiMorais , LarissaSchneider , MarcoNeiva, Paula Beatriz Santos2024-07-24T11:47:23Z2024-07-24T11:47:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33564CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-24T11:47:28Zoai:app.uff.br:1/33564Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:32.896294Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" |
title |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" |
spellingShingle |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" Neiva, Paula Beatriz Santos Ética Credibilidade Desinformação Informe publicitário Jornalismo transgênico Jornalismo Ética jornalística |
title_short |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" |
title_full |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" |
title_fullStr |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" |
title_full_unstemmed |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" |
title_sort |
Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida" |
author |
Neiva, Paula Beatriz Santos |
author_facet |
Neiva, Paula Beatriz Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Adriana Barsotti Morais , Larissa Schneider , Marco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neiva, Paula Beatriz Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Credibilidade Desinformação Informe publicitário Jornalismo transgênico Jornalismo Ética jornalística |
topic |
Ética Credibilidade Desinformação Informe publicitário Jornalismo transgênico Jornalismo Ética jornalística |
description |
O trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-24T11:47:23Z 2024-07-24T11:47:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33564 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823680788889600 |