Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Paula Beatriz Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33564
Resumo: O trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos.
id UFF-2_61723dfa4d30981cf02a2793d656ec44
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33564
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"ÉticaCredibilidadeDesinformaçãoInforme publicitárioJornalismo transgênicoJornalismoÉtica jornalísticaO trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos.24 p.Vieira, Adriana BarsottiMorais , LarissaSchneider , MarcoNeiva, Paula Beatriz Santos2024-07-24T11:47:23Z2024-07-24T11:47:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33564CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-24T11:47:28Zoai:app.uff.br:1/33564Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:32.896294Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
title Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
spellingShingle Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
Neiva, Paula Beatriz Santos
Ética
Credibilidade
Desinformação
Informe publicitário
Jornalismo transgênico
Jornalismo
Ética jornalística
title_short Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
title_full Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
title_fullStr Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
title_full_unstemmed Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
title_sort Ética e credibilidade no jornalismo: o caso "Manifesto pela vida"
author Neiva, Paula Beatriz Santos
author_facet Neiva, Paula Beatriz Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Adriana Barsotti
Morais , Larissa
Schneider , Marco
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva, Paula Beatriz Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Credibilidade
Desinformação
Informe publicitário
Jornalismo transgênico
Jornalismo
Ética jornalística
topic Ética
Credibilidade
Desinformação
Informe publicitário
Jornalismo transgênico
Jornalismo
Ética jornalística
description O trabalho pretende discutir a ética e a credibilidade no jornalismo, buscando compreender de que forma o atravessamento dos limites éticos no campo jornalístico pode impactar em sua credibilidade. O debate se desenvolve a partir da publicação de um informe publicitário em defesa do suposto tratamento precoce contra a Covid-19, realizada em ao menos oito jornais impressos brasileiros, no dia 23 de fevereiro de 2021, pela associação Médicos Pela Vida. A pesquisa parte da hipótese de que a publicação do informe publicitário fere a ética jornalística por se tratar de uma peça de desinformação veiculada em jornais impressos. Para entender se e quais limites éticos foram ultrapassados com a publicação do informe publicitário e constatar se a publicação põe em risco a credibilidade do jornalismo, foram utilizados os conceitos de jornalismo como crença verdadeira justificada e de credibilidade constituída e percebida (LISBOA, 2012), além da ideia de jornalismo transgênico (MARSHALL, 2001). Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foram entrevistas em profundidade (DUARTE, 2005) com os pesquisadores em jornalismo Eugênio Bucci, Patrícia Maurício, Rogério Christofoletti, Sílvia Lisboa e Sylvia Moretzsohn. Embora tenha sido um informe publicitário, a pesquisa concluiu que os limites éticos e a credibilidade foram comprometidos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-24T11:47:23Z
2024-07-24T11:47:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/33564
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823680788889600