Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Helder de Pádua
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aratani, Nathan, Aruda, Guilherme Oliveira de, Antonio, Mateus Fernandes, Matos, Heliete Feitosa, Giacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone, Contrera, Luciana, Cardoso, Andreia Insabralde de Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34784
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575
Resumo: Objetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interferindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.
id UFF-2_61819a7975da82a8a0f16326059d1dc7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34784
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativaExperiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approachEstudantes de EnfermagemPandemiasSaúde MentalNursing StudentsPandemicsMental HealthObjetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interferindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.SimObjective: To understand the experience of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic. Method: A exploratory study with a qualitative approach was carried out with 36 nursing students in a Brazilian public university. The data were collected by videoconference, and the semi-structured interviews were submitted for content analysis. Results: Two categories emerged: “Being a nursing student in times of the Covid-19 pandemic and emergency remote teaching” and “Transformations in students’ daily lives at the beginning of the pandemic”. The students’ experiences were exhausting and stressful, interfering with their health and well-being. The participants’ daily lives were marked by changes, especially in the experience withemergency remote teaching, which required the development of adaptive strategies. Conclusion: The planning and use of health promotion strategies and continuoussupport for students who experienced the context of the pandemic through nursing programs become important.Online Brazilian Journal of Nursing2024-09-23T19:20:31Z2024-09-23T19:20:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfapplication/epub+zipapplication/epub+ziptext/htmltext/htmlLIMA, Helder de Pádua et al. Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 21, suppl. 2, p. e20226575, 2022. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6575. Acesso em:https://app.uff.br/riuff/handle/1/34784https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Helder de PáduaAratani, NathanAruda, Guilherme Oliveira deAntonio, Mateus FernandesMatos, Heliete FeitosaGiacon-Arruda, Bianca Cristina CicconeContrera, LucianaCardoso, Andreia Insabralde de Queirozporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T19:20:36Zoai:app.uff.br:1/34784Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T19:20:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach
title Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
spellingShingle Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
Lima, Helder de Pádua
Estudantes de Enfermagem
Pandemias
Saúde Mental
Nursing Students
Pandemics
Mental Health
title_short Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
title_full Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
title_fullStr Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
title_full_unstemmed Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
title_sort Vivências de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19: abordagem qualitativa
author Lima, Helder de Pádua
author_facet Lima, Helder de Pádua
Aratani, Nathan
Aruda, Guilherme Oliveira de
Antonio, Mateus Fernandes
Matos, Heliete Feitosa
Giacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone
Contrera, Luciana
Cardoso, Andreia Insabralde de Queiroz
author_role author
author2 Aratani, Nathan
Aruda, Guilherme Oliveira de
Antonio, Mateus Fernandes
Matos, Heliete Feitosa
Giacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone
Contrera, Luciana
Cardoso, Andreia Insabralde de Queiroz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Helder de Pádua
Aratani, Nathan
Aruda, Guilherme Oliveira de
Antonio, Mateus Fernandes
Matos, Heliete Feitosa
Giacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone
Contrera, Luciana
Cardoso, Andreia Insabralde de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Enfermagem
Pandemias
Saúde Mental
Nursing Students
Pandemics
Mental Health
topic Estudantes de Enfermagem
Pandemias
Saúde Mental
Nursing Students
Pandemics
Mental Health
description Objetivo: Compreender a vivência de estudantes de enfermagem no início da pandemia da Covid-19. Método: Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 36 estudantes de enfermagem, matriculados em universidade pública brasileira. Dados coletados por videoconferência e entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Ser estudante de enfermagem em tempos de pandemia da Covid-19 e ensino remoto de emergência” e “Transformações no cotidiano dos estudantes no início da pandemia”. A vivência dos estudantes se revelou exaustiva e estressante, interferindo na saúde e no bem-estar. O cotidiano dos participantes foi marcado por mudanças, sobretudo, na experiência com o ensino remoto de emergência, que exigiu o desenvolvimento de estratégias adaptativas. Conclusão: O planejamento e o uso de estratégias de promoção da saúde e apoio contínuo aos estudantes que vivenciaram o contexto da pandemia, pelos cursos de enfermagem, tornam-se importantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-09-23T19:20:31Z
2024-09-23T19:20:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Helder de Pádua et al. Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 21, suppl. 2, p. e20226575, 2022. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6575. Acesso em:
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34784
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575
identifier_str_mv LIMA, Helder de Pádua et al. Experiences of nursing students at the beginning of the Covid-19 pandemic: a qualitative approach. Online Brazilian Journal of Nursing, Niterói, v. 21, suppl. 2, p. e20226575, 2022. DOI: https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575. Disponível em: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/6575. Acesso em:
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34784
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20226575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/epub+zip
application/epub+zip
text/html
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Online Brazilian Journal of Nursing
publisher.none.fl_str_mv Online Brazilian Journal of Nursing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551746932736