A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Vinhas dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4804
Resumo: Os atrativos turísticos culturais, como os museus, recebem diversos tipos de públicos, entre eles, os com deficiência intelectual. Na cidade de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu que tem em seu programa educativo ações voltadas ao visitante com deficiência intelectual. A relação entre um atrativo turístico cultural e os visitantes com deficiência intelectual foi objeto de estudos deste trabalho, que se propõe identificar como se estrutura a visitação para esse público em museus. Optou-se pela pesquisa qualitativa e como método a observação participante durante uma visita de grupo de deficientes intelectuais, acrescida de entrevista com uma das responsáveis pelo programa educativo para públicos especiais do atrativo turístico. Os resultados indicam que o setor educativo do museu promove ações para receber grupos de escolares especiais como parte de programas curriculares. No entanto, ainda não possui projetos e programas que têm como foco o visitante/turista espontâneo deficiente intelectual. Sugere-se ações que possam ser implementadas para atender a esse público de forma mais específica
id UFF-2_631d710ea63f2e95ed914ecee1aa95e6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4804
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São PauloInclusãoMuseuTurismo culturalPessoa com deficiência intelectualPinacoteca do Estado de São PauloPessoa com deficiênciaTurismo culturalInclusão socialPinacoteca do Estado (SP)MuseuInclusionMuseumCultural tourismPerson with intellectual disabilityPinacoteca of the State of São PauloOs atrativos turísticos culturais, como os museus, recebem diversos tipos de públicos, entre eles, os com deficiência intelectual. Na cidade de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu que tem em seu programa educativo ações voltadas ao visitante com deficiência intelectual. A relação entre um atrativo turístico cultural e os visitantes com deficiência intelectual foi objeto de estudos deste trabalho, que se propõe identificar como se estrutura a visitação para esse público em museus. Optou-se pela pesquisa qualitativa e como método a observação participante durante uma visita de grupo de deficientes intelectuais, acrescida de entrevista com uma das responsáveis pelo programa educativo para públicos especiais do atrativo turístico. Os resultados indicam que o setor educativo do museu promove ações para receber grupos de escolares especiais como parte de programas curriculares. No entanto, ainda não possui projetos e programas que têm como foco o visitante/turista espontâneo deficiente intelectual. Sugere-se ações que possam ser implementadas para atender a esse público de forma mais específicaCultural tourist attractions, such as museums, receive different types of public, including those with intellectual disabilities. In the city of São Paulo, the Pinacoteca of the State of São Paulo is a museum that has in its educational program actions aimed at the visitor with intellectual disability. The relationship between a cultural tourism attraction and visitors with intellectual disabilities was the object of studies of this work, which aims to identify how the visitation for this public in museums is structured. Qualitative research was chosen as a participant observation method plus an interview with one of the people responsible for the educational program for special publics of the tourist attraction. The results indicate that the educational sector of the museum promotes actions to receive special groups of students as part of curricular programs. However, it does not yet have projects and programs that focus on the spontaneous intellectual visitor / tourist. It is suggested actions that can be implemented to serve this public in a more specific wayMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaLidizia, Carlos Alberto SoaresCheibub, Bernardo LazarySantos, Vanessa Vinhas dos2017-10-06T14:24:23Z2017-10-06T14:24:23Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4804CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-19T18:40:50Zoai:app.uff.br:1/4804Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-19T18:40:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
title A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
spellingShingle A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
Santos, Vanessa Vinhas dos
Inclusão
Museu
Turismo cultural
Pessoa com deficiência intelectual
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pessoa com deficiência
Turismo cultural
Inclusão social
Pinacoteca do Estado (SP)
Museu
Inclusion
Museum
Cultural tourism
Person with intellectual disability
Pinacoteca of the State of São Paulo
title_short A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_full A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_fullStr A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
title_sort A inclusão de visitantes com deficiência intelectual no atrativo turístico cultural Pinacoteca do Estado de São Paulo
author Santos, Vanessa Vinhas dos
author_facet Santos, Vanessa Vinhas dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Lidizia, Carlos Alberto Soares
Cheibub, Bernardo Lazary
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanessa Vinhas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Museu
Turismo cultural
Pessoa com deficiência intelectual
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pessoa com deficiência
Turismo cultural
Inclusão social
Pinacoteca do Estado (SP)
Museu
Inclusion
Museum
Cultural tourism
Person with intellectual disability
Pinacoteca of the State of São Paulo
topic Inclusão
Museu
Turismo cultural
Pessoa com deficiência intelectual
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pessoa com deficiência
Turismo cultural
Inclusão social
Pinacoteca do Estado (SP)
Museu
Inclusion
Museum
Cultural tourism
Person with intellectual disability
Pinacoteca of the State of São Paulo
description Os atrativos turísticos culturais, como os museus, recebem diversos tipos de públicos, entre eles, os com deficiência intelectual. Na cidade de São Paulo, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um museu que tem em seu programa educativo ações voltadas ao visitante com deficiência intelectual. A relação entre um atrativo turístico cultural e os visitantes com deficiência intelectual foi objeto de estudos deste trabalho, que se propõe identificar como se estrutura a visitação para esse público em museus. Optou-se pela pesquisa qualitativa e como método a observação participante durante uma visita de grupo de deficientes intelectuais, acrescida de entrevista com uma das responsáveis pelo programa educativo para públicos especiais do atrativo turístico. Os resultados indicam que o setor educativo do museu promove ações para receber grupos de escolares especiais como parte de programas curriculares. No entanto, ainda não possui projetos e programas que têm como foco o visitante/turista espontâneo deficiente intelectual. Sugere-se ações que possam ser implementadas para atender a esse público de forma mais específica
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-06T14:24:23Z
2017-10-06T14:24:23Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4804
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135407712796672