Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brigatto, Agda Cristina, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449
Resumo: Orientador: Lucia Helena Reily
id UNICAMP-30_8a534c4d8125d43cff332a3af88d9f26
oai_identifier_str oai::1238436
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arteAccessibility services for persons with intellectual disabilities : the experience of art museum educatorsPinacoteca do Estado de São PauloMuseu de Arte Moderna de São PauloAcessibilidadeMuseus de arteDeficiência intelectualPinacoteca of the State of São PauloModern Art Museum of São PauloAccessibilityArt museumsIntellectual disabilityOrientador: Lucia Helena ReilyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A fruição e o fazer artístico fazem parte de práticas culturais às quais todos têm direito. No entanto, a pessoa adulta com deficiência intelectual, em geral, esteve afastada da aprendizagem de códigos específicos em arte, desenvolvida nas escolas regulares, por ter sido segregada em instituições especializadas que raramente trabalham o conhecimento artístico. Reconhecendo seu papel de responsabilidade social, as instituições culturais vêm desenvolvendo serviços de acessibilidade para atender o público não habitual do museu. Paralelo a esse movimento, a luta pelos direitos da pessoa com deficiência e as políticas de inclusão cultural têm possibilitado que esse público possa adentrar, cada vez mais, diversas áreas sociais como a arte e a cultura. O objetivo desta pesquisa foi estudar os serviços de acessibilidade da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM - SP), voltados para pessoas com deficiência intelectual, do ponto de vista dos educadores de ambos os museus. Por meio de observação participante, a pesquisadora acompanhou visitas mediadas para públicos com deficiência intelectual dos museus e o curso semestral de performance do Programa Igual Diferente do MAM. Além disso, os educadores foram entrevistados e responderam a um questionário institucional. Também foram analisados documentos institucionais e registros financeiros de cada museu. Esta pesquisa não pretendeu realizar uma análise qualitativa comparativa entre as instituições, mas sim apontar para as soluções desenvolvidas em cada um dos museus, construindo, assim, um olhar de como os serviços de acessibilidade se organizam e atuam, a partir da contribuição dos educadores e das especificidades de cada instituição. A análise dos dados permitiu construir um panorama sobre as políticas institucionais, a estrutura dos programas, as estratégias, as abordagens em relação à acessibilidade e, ainda, possibilitou identificar questões institucionais que impactam nos serviços oferecidos. Além disso, foi possível identificar as estratégias, desafios e significados das experiências atribuídas pelos educadores dos museus ao atender esse público. Neste estudo verificamos que o processo de assegurar acessibilidade cultural no museu é uma via de mão dupla, pois as demandas dos públicos com deficiência intelectual que chegam à instituição transformam os serviços e ações oferecidas. Enquanto o museu oferece experiências transformadoras para o público com deficiência, ele também se transforma e pode irradiar esse discurso de valorização da diversidade para outros espaços culturais e sociais a favor do acesso à arteAbstract: Fruition and artmaking are part of the cultural practices that everyone has the right to participate in. Nevertheless, in general, adult persons with intellectual disabilities have been left out of opportunities to learn specific art codes that are developed in regular schools because they were often segregated in institutionalized settings that rarely further knowledge in art. Recognizing their social responsibility, cultural institutions have currently been concerned with developing accessibility services to receive visitors that do not usually go to museums. Alongside this movement, the fight for the rights of persons with disabilities and public policies for cultural inclusion have opened the doors to this public in various social areas such as art and culture. The aim of this research project was to study the accessibility services offered by the Pinacoteca do Estado and the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), for people with intellectual disabilities, from the perspective of the educators of both museums. Using participant observation, the researcher accompanied mediated visits for groups with intellectual disability in the museum and participated in the semester Performance course in MAM’s Igual Diferente Program. Furthermore, the educators were interviewed and they answered an institutional questionnaire. Museum documents and financial records were also analyzed. This study did not intend to carry out a comparative qualitative analysis of the institutions, but rather to point out the solutions developed in each museum in order to construct an understanding of how the accessibility services are organized and how they work, based on the contributions of the educators and the specificities of each institution. The analysis of the data enabled us to build a panorama of the programs’ institutional policies, strategies, approaches to accessibility and also to identify institutional issues that impact on the proposed services. Furthermore, we were able to identify the museum educators’ view of the strategies, challenges and meaning of the experiences on working with this clientele. The results showed that the process of ensuring cultural accessibility in the museum is a two-way street, because the demands raised by groups with intellectual disability that visit the institution transform the services and proposals that are carried out. Just as the museum offers transformational experiences to the visitors with disability, it is also transformed, and can then spread this discourse of valuing diversity to other cultural and social spaces in favor of access to artDoutoradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoDoutora em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoCNPQ01-P3376/2017[s.n.]Reily, Lucia Helena, 1952-Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca daFrançozo, Maria de Fátima de CamposCorrêa, Ricardo SanthiagoMartins, Miriam Celeste Ferreira DiasUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrigatto, Agda Cristina, 1985-20212021-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (263 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449BRIGATTO, Agda Cristina. Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual: a experiência dos educadores de museus de arte. 2021. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1238436Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-05T13:36:54Zoai::1238436Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-04-05T13:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
Accessibility services for persons with intellectual disabilities : the experience of art museum educators
title Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
spellingShingle Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
Brigatto, Agda Cristina, 1985-
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Acessibilidade
Museus de arte
Deficiência intelectual
Pinacoteca of the State of São Paulo
Modern Art Museum of São Paulo
Accessibility
Art museums
Intellectual disability
title_short Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
title_full Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
title_fullStr Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
title_full_unstemmed Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
title_sort Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
author Brigatto, Agda Cristina, 1985-
author_facet Brigatto, Agda Cristina, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reily, Lucia Helena, 1952-
Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
Françozo, Maria de Fátima de Campos
Corrêa, Ricardo Santhiago
Martins, Miriam Celeste Ferreira Dias
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brigatto, Agda Cristina, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Pinacoteca do Estado de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Acessibilidade
Museus de arte
Deficiência intelectual
Pinacoteca of the State of São Paulo
Modern Art Museum of São Paulo
Accessibility
Art museums
Intellectual disability
topic Pinacoteca do Estado de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Acessibilidade
Museus de arte
Deficiência intelectual
Pinacoteca of the State of São Paulo
Modern Art Museum of São Paulo
Accessibility
Art museums
Intellectual disability
description Orientador: Lucia Helena Reily
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449
BRIGATTO, Agda Cristina. Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual: a experiência dos educadores de museus de arte. 2021. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449
identifier_str_mv BRIGATTO, Agda Cristina. Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual: a experiência dos educadores de museus de arte. 2021. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1238436
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (263 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138569174908928