Nível de estresse de universitárias(os) de enfermagem associado à fase de formação e a fatores sociodemográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fernanda Michelle Santos e Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34491
Resumo: Objetivos: Descrever o nível de estresse global em universitários de enfermagem pela Escala de Avaliação de Estresse de Estudantes de Enfermagem (AEEE); comparar o nível de estresse, por domínio da AEEE, segundo a fase de formação; e verificar fatores sociodemográficos e acadêmicos associados ao nível de estresse global. Método: Estudo transversal, com 287 universitários. Aplicou-se o instrumento para caracterização sociodemográfica e acadêmica e a Escala AEEE. Os dados foram analisados em proporções, médias e desvio padrão. Para verificar a associação entre o nível de estresse global e as variáveis de interesse utilizou-se o teste Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. As variáveis com valor de p ≤ 0,20 entraram na análise multivariada utilizando-se o Modelo de Regressão Logística de Poisson. Na análise do modelo adotou-se significância estatística de 5%. Resultados: Maior proporção de universitários apresentou nível médio/alto de estresse global. Estudantes do 6º ao 10º semestres apresentaram maiores níveis de estresse comparados aos do 1º ao 5º semestres nos domínios realização das atividades práticas, comunicação profissional (p=0,014), ambiente(p=0,053) e formação profissional (p=0,000). Na análise multivariada, as variáveis que mais contribuíram para o maior nível médio/alto de estresse foram cursar do 6º ao 10º semestre, sexo feminino, renda mensal igual ou menor a um salário mínimo e consideração da renda insuficiente. Conclusão: Estudantes do 6º ao 10º período de formação, mulheres, renda mensal baixa e considerada insuficiente contribuem para maior nível de estresse em acadêmicos de enfermagem.
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spelling Ribeiro, Fernanda Michelle Santos e SilvaMussi, Fernanda CarneiroPires, Cláudia Geovana da SilvaCosta, Ana Lúcia SiqueiraSilva, Rodrigo Marques daGusmão, Maria Enoy Neves2021-11-10T15:12:42Z2021-11-10T15:12:42Z2021-11-102018-08-10http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34491Objetivos: Descrever o nível de estresse global em universitários de enfermagem pela Escala de Avaliação de Estresse de Estudantes de Enfermagem (AEEE); comparar o nível de estresse, por domínio da AEEE, segundo a fase de formação; e verificar fatores sociodemográficos e acadêmicos associados ao nível de estresse global. Método: Estudo transversal, com 287 universitários. Aplicou-se o instrumento para caracterização sociodemográfica e acadêmica e a Escala AEEE. Os dados foram analisados em proporções, médias e desvio padrão. Para verificar a associação entre o nível de estresse global e as variáveis de interesse utilizou-se o teste Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. As variáveis com valor de p ≤ 0,20 entraram na análise multivariada utilizando-se o Modelo de Regressão Logística de Poisson. Na análise do modelo adotou-se significância estatística de 5%. Resultados: Maior proporção de universitários apresentou nível médio/alto de estresse global. Estudantes do 6º ao 10º semestres apresentaram maiores níveis de estresse comparados aos do 1º ao 5º semestres nos domínios realização das atividades práticas, comunicação profissional (p=0,014), ambiente(p=0,053) e formação profissional (p=0,000). Na análise multivariada, as variáveis que mais contribuíram para o maior nível médio/alto de estresse foram cursar do 6º ao 10º semestre, sexo feminino, renda mensal igual ou menor a um salário mínimo e consideração da renda insuficiente. Conclusão: Estudantes do 6º ao 10º período de formação, mulheres, renda mensal baixa e considerada insuficiente contribuem para maior nível de estresse em acadêmicos de enfermagem.Objectives: To describe the global stress level in nursing students by the Nursing Student Stress Assessment Scale (NSSA); to compare the level of stress, by domain of the NSSA, according to the training phase; and to verify sociodemographic and academic factors associated with the overall stress level. Method: Cross-sectional study with 287 university students. The instrument was applied for sociodemographic and academic characterization and the NSSA Scale. Data were analyzed in proportions, average and standard deviation. In order to verify the association between the global stress level and the variables of interest, Pearson's Chi-square test or Fisher's exact test was used. The variables with a value of p ≤ 0.20 entered the multivariate analysis using the Poisson Logistic Regression Model. In the analysis of the model, a statistical significance of 5% was adopted. Results: A higher proportion of university students presented a medium / high level of global stress. Students in the 6th to 10th semesters presented higher levels of stress compared to the 1st to 5th semesters in the areas of practical activities, professional communication (p = 0.014), environment (p = 0.053) and professional training (p = 0.000). In the multivariate analysis, the variables that contributed the highest average / high level of stress were the 6th to 10th semester, female, monthly income equal to or less than a minimum wage and insufficient income. Conclusion: Students in the 6th to 10th training period, women, low monthly income and considered insufficient contribute to a higher level of stress in nursing students.Objetivos: Describir el nivel de estrés global en universitarios de enfermería por la Escala de Evaluación de Estrés de Estudiantes de Enfermería (AEEE); comparar el nivel de estrés, por dominio de la AEEE, según la fase de formación; y verificar factores sociodemográficos y académicos asociados al nivel de estrés global. Método: Estudio transversal, con 287 universitarios. Se aplicó el instrumento para caracterización sociodemográfica y académica y la Escala AEEE. Los datos fueron analizados en proporciones, promedios y desviación estándar. Para verificar la asociación entre el nivel de estrés global y las variables de interés se utilizó la prueba Chi-cuadrado de Pearson o Exacto de Fisher. Las variables con valor de p ≤ 0,20 entraron en el análisis multivariada utilizando el Modelo de Regresión Logística de Poisson. En el análisis del modelo se adoptó significancia estadística del 5%. Resultados: Mayor proporción de universitarios presentó nivel medio / alto de estrés global. Los estudiantes de 6º a 10º semestres presentaron mayores niveles de estrés comparados a los del 1º al 5º semestres en los campos realización de las actividades prácticas, comunicación profesional (p = 0,014), ambiente (p = 0,053) y formación profesional (p = 0,000). En el análisis multivariado, las variables que más contribuyeron al mayor nivel medio / alto de estrésfueron cursar del 6º al 10º semestre, sexo femenino, renta mensual igual o menor a un salario mínimo y consideración de la renta insuficiente. Conclusión: Estudiantes del 6º al 10º período de formación, mujeres, renta mensual baja y considerada insuficiente contribuyen a un mayor nivel de estrés en académicos de enfermería.Submitted by Fernanda Silva (fmss.fernanda@gmail.com) on 2021-10-27T22:44:43Z No. of bitstreams: 1 _Dissertacao_Fatores_associados_estresse_ final.pdf: 2599372 bytes, checksum: d11216e43e0be9a770c99e395397b15c (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2021-11-10T15:12:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 _Dissertacao_Fatores_associados_estresse_ final.pdf: 2599372 bytes, checksum: d11216e43e0be9a770c99e395397b15c (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-10T15:12:42Z (GMT). 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