Comunicação pela língua brasileira de sinais no cuidado a criança com deficiência auditiva: uma proposta de qualificação para os profissionais de saúde da atenção primária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32293 |
Resumo: | Objetivo: estruturar uma qualificação na comunicação pela língua brasileira de Sinais para os profissionais de saúde da atenção primária como ferramenta de comunicação em saúde da criança. Método: trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo transversal, realizada com 189 profissionais que atuam no atendimento da criança na atenção primária em saúde no município de Rio Branco — Acre. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foi aplicado um formulário online do Google para a coleta de dados, com o intuito analisar a comunicação do profissional de saúde junto à criança e/ou ao familiar deficiente auditiva; descrever na perspectiva dos profissionais de saúde os conteúdos necessários para capacitação na comunicação com as crianças e/ou os familiares deficientes auditivas e elaborar curso em libras, voltado para o atendimento da criança e/ou ao familiar deficiente auditiva. A segunda etapa traz a organização da qualificação na comunicação em libras para os profissionais da atenção primária que será disponibilizado de forma híbrida com carga horária de 40 horas: para o treinamento dos profissionais da atenção primária, para o desenvolvimento das competências linguísticas que traz os processos didático-pedagógicos das diferentes formas de expressões, de interpretar as regras básicas com variações, bem como sinais em libras na área da saúde. Além disso, a qualificação apresenta quatro produtos: plano de curso, guia de consulta, glossário de termos técnicos e vídeos como ferramentas de aprendizado para estabelecer a comunicação efetiva no processo de prestação do cuidado à criança e/ou familiar com deficiência auditiva. Resultados: as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para se comunicarem com as pessoas com deficiência auditiva, foram gestos e mímicas, seguido do auxílio do acompanhante e da escrita. A maioria dos profissionais não sabe se comunicar em libras, mas sente a necessidade e gostaria que a unidade de saúde na qual trabalham proporcionasse uma qualificação na comunicação por libras. E, apontaram os temas relevantes, como desenvolvimento e crescimento da criança, vacinação e proteção da criança contra a violência para compor a qualificação/capacitação na comunicação em libras para os profissionais da atenção primária. Considerações finais: diante das evidências científicas, sugere-se a qualificação na comunicação em libras para os profissionais de saúde da atenção primária para a prestação do cuidado, manejo e aplicação diária da assistência integral à criança com deficiência auditiva. |
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Comunicação pela língua brasileira de sinais no cuidado a criança com deficiência auditiva: uma proposta de qualificação para os profissionais de saúde da atenção primáriaCommunication through Brazilian sign language in the care of children with hearing impairment: a qualification proposal for primary care health professionalsComunicación a través de la lengua de señas brasileña en el cuidado de niños con discapacidad auditiva: una propuesta de calificación para profesionales de salud de atención primariaPerda AuditivaBarreiras de ComunicaçãoLínguas de SinaisPessoal de SaúdePerda AuditivaBarreiras de ComunicaçãoLínguas de SinaisPessoal de SaúdeHearing LossCommunication BarriersSign LanguageHealth PersonnelPérdida AuditivaBarreras de ComunicaciónLengua de SignosPersonal de SaludObjetivo: estruturar uma qualificação na comunicação pela língua brasileira de Sinais para os profissionais de saúde da atenção primária como ferramenta de comunicação em saúde da criança. Método: trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo transversal, realizada com 189 profissionais que atuam no atendimento da criança na atenção primária em saúde no município de Rio Branco — Acre. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foi aplicado um formulário online do Google para a coleta de dados, com o intuito analisar a comunicação do profissional de saúde junto à criança e/ou ao familiar deficiente auditiva; descrever na perspectiva dos profissionais de saúde os conteúdos necessários para capacitação na comunicação com as crianças e/ou os familiares deficientes auditivas e elaborar curso em libras, voltado para o atendimento da criança e/ou ao familiar deficiente auditiva. A segunda etapa traz a organização da qualificação na comunicação em libras para os profissionais da atenção primária que será disponibilizado de forma híbrida com carga horária de 40 horas: para o treinamento dos profissionais da atenção primária, para o desenvolvimento das competências linguísticas que traz os processos didático-pedagógicos das diferentes formas de expressões, de interpretar as regras básicas com variações, bem como sinais em libras na área da saúde. Além disso, a qualificação apresenta quatro produtos: plano de curso, guia de consulta, glossário de termos técnicos e vídeos como ferramentas de aprendizado para estabelecer a comunicação efetiva no processo de prestação do cuidado à criança e/ou familiar com deficiência auditiva. Resultados: as estratégias utilizadas pelos profissionais de saúde para se comunicarem com as pessoas com deficiência auditiva, foram gestos e mímicas, seguido do auxílio do acompanhante e da escrita. A maioria dos profissionais não sabe se comunicar em libras, mas sente a necessidade e gostaria que a unidade de saúde na qual trabalham proporcionasse uma qualificação na comunicação por libras. E, apontaram os temas relevantes, como desenvolvimento e crescimento da criança, vacinação e proteção da criança contra a violência para compor a qualificação/capacitação na comunicação em libras para os profissionais da atenção primária. Considerações finais: diante das evidências científicas, sugere-se a qualificação na comunicação em libras para os profissionais de saúde da atenção primária para a prestação do cuidado, manejo e aplicação diária da assistência integral à criança com deficiência auditiva.Objective: to structure a qualification in communication through Brazilian Sign Language for primary care health professionals as a communication tool in child health. Method: this is a quantitative, cross-sectional study carried out with 189 professionals who work with children in primary health care in the city of Rio Branco — Acre. The research was carried out in two stages. In the first stage, an online Google form was applied for data collection, with the aim of analyzing the health professional's communication with the hearing impaired child and/or family member; to describe, from the perspective of health professionals, the contents necessary for training in communication with hearing impaired children and/or family members and to develop a course in Libras, aimed at caring for the hearing impaired child and/or family member. The second stage brings the organization of qualification in communication in Libras for primary care professionals, which will be made available in a hybrid form with a workload of 40 hours: for the training of primary care professionals, for the development of language skills that brings the processes didactic-pedagogical of different forms of expressions, to interpret the basic rules with variations, as well as signs in pounds in the area of health. In addition, the qualification features four products: course plan, reference guide, glossary of technical terms and videos as learning tools to establish effective communication in the process of providing care to the child and/or family member with hearing impairment. Results: the strategies used by health professionals to communicate with people with hearing impairment were gestures and mimes, followed by help from a companion and writing. Most professionals do not know how to communicate in Libras, but feel the need and would like the health unit where they work to provide training in Libras communication. And, they pointed out the relevant themes, such as child development and growth, vaccination and child protection against violence to compose the qualification/training in communication in pounds for primary care professionals. Final considerations: in view of the scientific evidence, it is suggested that primary care health professionals be trained in Libras communication to provide care, management and daily application of comprehensive care to children with hearing impairment.Objetivo: estructurar una capacitación en comunicación a través de la Lengua de Signos Brasileña para profesionales de la salud de la atención primaria como herramienta de comunicación en salud del niño. Método: se trata de un estudio cuantitativo, transversal, realizado con 189 profesionales que actúan con niños en la atención primaria de salud en el municipio de Rio Branco — Acre. La investigación se llevó a cabo en dos etapas. En la primera etapa, se aplicó un formulario en línea de Google para la recolección de datos, con el objetivo de analizar la comunicación del profesional de la salud con el niño y/o familiar con discapacidad auditiva; describir, desde la perspectiva de los profesionales de la salud, los contenidos necesarios para la formación en comunicación con niños y/o familiares con deficiencia auditiva y desarrollar un curso en Libras, dirigido al cuidado del niño y/o familiar con deficiencia auditiva. La segunda etapa trae la organización de la capacitación en comunicación en Libras para profesionales de atención primaria, que estará disponible en forma híbrida con una carga horaria de 40 horas: para la formación de profesionales de atención primaria, para el desarrollo de habilidades lingüísticas que procesos didáctico-pedagógicos de diferentes formas de expresión, para interpretar las reglas básicas con variaciones, así como signos en libras en el área de la salud. Además, la titulación cuenta con cuatro productos: plan de estudios, guía de referencia, glosario de términos técnicos y videos como herramientas de aprendizaje para establecer una comunicación efectiva en el proceso de atención al niño y/o familiar con deficiencia auditiva. Resultados: las estrategias utilizadas por los profesionales de la salud para comunicarse con las personas con deficiencia auditiva fueron los gestos y la mímica, seguidas de la ayuda de un acompañante y la escritura. La mayoría de los profesionales no saben cómo comunicarse en Libras, pero sienten la necesidad y les gustaría que la unidad de salud donde trabajan les brinde capacitación en comunicación Libras. Y señalaron los temas relevantes, como el desarrollo y crecimiento infantil, la vacunación y la protección infantil contra la violencia para componer la calificación/formación en comunicación en libras para los profesionales de la atención primaria. Consideraciones finales: frente a la evidencia científica, se sugiere que los profesionales de salud de la atención primaria sean capacitados en la comunicación Libras para brindar atención, manejo y aplicación diaria de la atención integral al niño con deficiencia auditiva.92 f.Silva, Liliane Faria dahttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295Rocha, Greiciane da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4565924808902017Christovam, Barbara Pompeuhttp://lattes.cnpq.br/3282956164183598http://lattes.cnpq.br/4959720695269623Vieira, Domisy de Araújo2024-02-19T14:22:42Z2024-02-19T14:22:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Domisy de Araújo. Comunicação pela língua brasileira de sinais no cuidado a criança com deficiência auditiva: uma proposta de qualificação para os profissionais de saúde da atenção primária. 2022. 92 f. 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