O corpo político e o corpo elétrico: mecanismos de poder e linhas de fuga em o morro dos ventos uivantes e Mrs. Dalloway

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Eduardo Gerdiel Batista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3747
Resumo: O objetivo desta dissertação é a abordagem das relações entre os conceitos de mecanismos de poder e de linhas de fuga – concebidos nas obras dos filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze, respectivamente - e os romances de Emily Brontë e Virginia Woolf que intitulam nosso trabalho. Os mecanismos de poder, segundo Foucault, seriam os dispositivos políticos e filosóficos instalados na sociedade e no pensamento com o intuito de conduzir as relações de conhecimento, as disposições, e os desejos humanos à afirmação e à conservação das relações de poder vigentes. Interessados somente na manutenção das estruturas hegemônicas, os mecanismos de poder investiriam no cultivo de nossas potências tristes e servis para subjugar-nos aos desígnios dominantes, dirigindo-nos, assim, ora à adequação compulsória e à reafirmação espontânea dos regimes hegemônicos, ora ao desespero, à loucura e à morte. As linhas de fuga deleuzianas constituiriam movimentos de ruptura com tais regimes dominantes, que possibilitariam novas relações com a sociedade, com a subjetividade, com a linguagem e com o pensamento; o cultivo de potências ativas e criadoras; e, afinal, a emergência de uma vida estética. Analisando os materiais narrativos de O morro dos ventos uivantes e Mrs. Dalloway observamos como tanto os jogos narrativos dos dois romances quanto os próprios enredos e personagens narrados se engajam nestas mesmas discussões a respeito do confronto entre forças conservadoras e libertárias, do cultivo de potências diminutivas e aumentativas, e da produção de corpos servis e elétricos
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