A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Samara Candido Menezes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32378
Resumo: No decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão enquanto graduanda negra, assim como as narrativas de outras professoras negras. O intuito dessa escrita monográfica é, a partir de questionamentos, investigar como os encontros coletivos podem contribuir para uma Educação Infantil que considere a étnico-racialidade como indissociável do fazer docente. Enquanto metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica, a interação e observação participante, assim como a base da Escrevivência de Conceição Evaristo me acompanharam neste percurso. Como aporte teórico para abordar um viés afroperspectivista, dialoguei com Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) e Noguera (2019). Em suma, essa pesquisa se fez necessária por ter percebido que um dos resultados que a formação continuada gerou foi o desejo de construir novas maneiras de ser e de estar na profissão docente tomando por referência as crianças pretas e evidenciando a coletividade e a ancestralidade como saberes que o povo preto tem consigo e que o sustentam.
id UFF-2_641781b96ab23f2c06dbb29f12b95b73
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32378
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negrasInfâncias negrasFormação continuadaEducação infantilPovo negroColetividadeEducação infantilNegroRelação étnico-racialColetividadeInfancias negrasFormación contínuaEducación infantilPersonas de raza negraColectivoNo decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão enquanto graduanda negra, assim como as narrativas de outras professoras negras. O intuito dessa escrita monográfica é, a partir de questionamentos, investigar como os encontros coletivos podem contribuir para uma Educação Infantil que considere a étnico-racialidade como indissociável do fazer docente. Enquanto metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica, a interação e observação participante, assim como a base da Escrevivência de Conceição Evaristo me acompanharam neste percurso. Como aporte teórico para abordar um viés afroperspectivista, dialoguei com Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) e Noguera (2019). Em suma, essa pesquisa se fez necessária por ter percebido que um dos resultados que a formação continuada gerou foi o desejo de construir novas maneiras de ser e de estar na profissão docente tomando por referência as crianças pretas e evidenciando a coletividade e a ancestralidade como saberes que o povo preto tem consigo e que o sustentam.Durante la Licenciatura en Pedagogía quedó claro que no era posible disociar el ser negro de la profesión docente. Mi punto de partida fue mi inserción en proyectos de extensión como estudiante negro, así como las narrativas de otros profesores negros. El propósito de este escrito monográfico es, a partir de preguntas, investigar cómo los encuentros colectivos pueden contribuir a una Educación Infantil que considere la étnico-racialidad como inseparable de la enseñanza. Como metodología de investigación, la revisión bibliográfica, la interacción y la observación participante, así como la base de la Escrevivência de Conceição Evaristo, me acompañaron en este viaje. Como apoyo teórico para abordar un sesgo afroperspectivista conversé con Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) y Noguera (2019). En definitiva, esta investigación fue necesaria porque nos dimos cuenta de que uno de los resultados que generaba la formación continua era el deseo de construir nuevas formas de ser en la profesión docente, tomando como referente a los niños negros y resaltando la colectividad y la ascendencia como saberes que tienen los negros. la gente tiene con ellos y que los apoyan.57 p.Monteiro, ElaineMattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deRodrigues, Samara Candido Menezes2024-02-26T13:11:21Z2024-02-26T13:11:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Samara Candido Menezes. A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32378CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-26T13:11:26Zoai:app.uff.br:1/32378Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:40.220290Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
title A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
spellingShingle A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
Rodrigues, Samara Candido Menezes
Infâncias negras
Formação continuada
Educação infantil
Povo negro
Coletividade
Educação infantil
Negro
Relação étnico-racial
Coletividade
Infancias negras
Formación contínua
Educación infantil
Personas de raza negra
Colectivo
title_short A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
title_full A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
title_fullStr A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
title_full_unstemmed A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
title_sort A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
author Rodrigues, Samara Candido Menezes
author_facet Rodrigues, Samara Candido Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Elaine
Mattos, Maria Nazareth de Souza Salutto de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Samara Candido Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Infâncias negras
Formação continuada
Educação infantil
Povo negro
Coletividade
Educação infantil
Negro
Relação étnico-racial
Coletividade
Infancias negras
Formación contínua
Educación infantil
Personas de raza negra
Colectivo
topic Infâncias negras
Formação continuada
Educação infantil
Povo negro
Coletividade
Educação infantil
Negro
Relação étnico-racial
Coletividade
Infancias negras
Formación contínua
Educación infantil
Personas de raza negra
Colectivo
description No decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão enquanto graduanda negra, assim como as narrativas de outras professoras negras. O intuito dessa escrita monográfica é, a partir de questionamentos, investigar como os encontros coletivos podem contribuir para uma Educação Infantil que considere a étnico-racialidade como indissociável do fazer docente. Enquanto metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica, a interação e observação participante, assim como a base da Escrevivência de Conceição Evaristo me acompanharam neste percurso. Como aporte teórico para abordar um viés afroperspectivista, dialoguei com Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) e Noguera (2019). Em suma, essa pesquisa se fez necessária por ter percebido que um dos resultados que a formação continuada gerou foi o desejo de construir novas maneiras de ser e de estar na profissão docente tomando por referência as crianças pretas e evidenciando a coletividade e a ancestralidade como saberes que o povo preto tem consigo e que o sustentam.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26T13:11:21Z
2024-02-26T13:11:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Samara Candido Menezes. A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32378
identifier_str_mv RODRIGUES, Samara Candido Menezes. A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823681450541056