A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32378 |
Resumo: | No decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão enquanto graduanda negra, assim como as narrativas de outras professoras negras. O intuito dessa escrita monográfica é, a partir de questionamentos, investigar como os encontros coletivos podem contribuir para uma Educação Infantil que considere a étnico-racialidade como indissociável do fazer docente. Enquanto metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica, a interação e observação participante, assim como a base da Escrevivência de Conceição Evaristo me acompanharam neste percurso. Como aporte teórico para abordar um viés afroperspectivista, dialoguei com Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) e Noguera (2019). Em suma, essa pesquisa se fez necessária por ter percebido que um dos resultados que a formação continuada gerou foi o desejo de construir novas maneiras de ser e de estar na profissão docente tomando por referência as crianças pretas e evidenciando a coletividade e a ancestralidade como saberes que o povo preto tem consigo e que o sustentam. |
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A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negrasInfâncias negrasFormação continuadaEducação infantilPovo negroColetividadeEducação infantilNegroRelação étnico-racialColetividadeInfancias negrasFormación contínuaEducación infantilPersonas de raza negraColectivoNo decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia, foi notório não ser possível dissociar ser negra da profissão docente. Meu ponto de partida foi a minha inserção em projetos de extensão enquanto graduanda negra, assim como as narrativas de outras professoras negras. O intuito dessa escrita monográfica é, a partir de questionamentos, investigar como os encontros coletivos podem contribuir para uma Educação Infantil que considere a étnico-racialidade como indissociável do fazer docente. Enquanto metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica, a interação e observação participante, assim como a base da Escrevivência de Conceição Evaristo me acompanharam neste percurso. Como aporte teórico para abordar um viés afroperspectivista, dialoguei com Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) e Noguera (2019). Em suma, essa pesquisa se fez necessária por ter percebido que um dos resultados que a formação continuada gerou foi o desejo de construir novas maneiras de ser e de estar na profissão docente tomando por referência as crianças pretas e evidenciando a coletividade e a ancestralidade como saberes que o povo preto tem consigo e que o sustentam.Durante la Licenciatura en Pedagogía quedó claro que no era posible disociar el ser negro de la profesión docente. Mi punto de partida fue mi inserción en proyectos de extensión como estudiante negro, así como las narrativas de otros profesores negros. El propósito de este escrito monográfico es, a partir de preguntas, investigar cómo los encuentros colectivos pueden contribuir a una Educación Infantil que considere la étnico-racialidad como inseparable de la enseñanza. Como metodología de investigación, la revisión bibliográfica, la interacción y la observación participante, así como la base de la Escrevivência de Conceição Evaristo, me acompañaron en este viaje. Como apoyo teórico para abordar un sesgo afroperspectivista conversé con Evaristo (2020), Cavalleiro (2020) y Noguera (2019). En definitiva, esta investigación fue necesaria porque nos dimos cuenta de que uno de los resultados que generaba la formación continua era el deseo de construir nuevas formas de ser en la profesión docente, tomando como referente a los niños negros y resaltando la colectividad y la ascendencia como saberes que tienen los negros. la gente tiene con ellos y que los apoyan.57 p.Monteiro, ElaineMattos, Maria Nazareth de Souza Salutto deRodrigues, Samara Candido Menezes2024-02-26T13:11:21Z2024-02-26T13:11:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Samara Candido Menezes. A coletividade como caminho para uma educação para/nas relações étnico-raciais: por uma perspectiva que considere as crianças negras. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32378CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-26T13:11:26Zoai:app.uff.br:1/32378Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:40.220290Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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