Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Caroline Lourenço
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2929
Resumo: Este trabalho tem por objetivo flagrar os possíveis efeitos patêmicos inscritos em notícias da mídia impressa. Esta pesquisa visa, mais especificamente, refletir sobre o modo como esses efeitos de patemização contribuem para a construção de sentido no gênero focalizado. Para tanto, neste estudo, utilizamos um corpus composto por notícias publicadas no mesmo dia, sobre o mesmo assunto, em dois jornais que circulam no estado do Rio de Janeiro: O Globo, representante do jornalismo de referência, e o Meia Hora, representante do jornalismo popular. Baseados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, especialmente no que concerne ao ato de linguagem como encenação, ao contrato de comunicação midiático e aos efeitos de patemização, procuramos identificar quais são as estratégias linguístico-discursivas utilizadas por cada veículo de comunicação a fim de seduzir o público-alvo. Além disso, mostramos como essas estratégias estão diretamente relacionadas ao modo como cada periódico projeta um interlocutor ideal e de que maneira elas transformam a notícia jornalística num objeto indutor de emoção. Focalizamos nossa análise não nas emoções efetivamente sentidas pelos sujeitos, mas sim nas emoções das quais a linguagem pode ser portadora
id UFF-2_6493901dea57db1268f6d25a865447a6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2929
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popularNotícia jornalísticaSemiolinguísticaPatemizaçãoNotícia jornalísticaSemióticaLinguísticaAnálise do discursoJournalistic newsSemiolinguisticsPatemizationEste trabalho tem por objetivo flagrar os possíveis efeitos patêmicos inscritos em notícias da mídia impressa. Esta pesquisa visa, mais especificamente, refletir sobre o modo como esses efeitos de patemização contribuem para a construção de sentido no gênero focalizado. Para tanto, neste estudo, utilizamos um corpus composto por notícias publicadas no mesmo dia, sobre o mesmo assunto, em dois jornais que circulam no estado do Rio de Janeiro: O Globo, representante do jornalismo de referência, e o Meia Hora, representante do jornalismo popular. Baseados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, especialmente no que concerne ao ato de linguagem como encenação, ao contrato de comunicação midiático e aos efeitos de patemização, procuramos identificar quais são as estratégias linguístico-discursivas utilizadas por cada veículo de comunicação a fim de seduzir o público-alvo. Além disso, mostramos como essas estratégias estão diretamente relacionadas ao modo como cada periódico projeta um interlocutor ideal e de que maneira elas transformam a notícia jornalística num objeto indutor de emoção. Focalizamos nossa análise não nas emoções efetivamente sentidas pelos sujeitos, mas sim nas emoções das quais a linguagem pode ser portadoraThis study aims to catch what the possible effects of patemization enrolled in the print news. This paper aims to, more specifically, reflect on how these patemization effects contribute to the construction of meaning in gender focused. Hence, in this study, we used a corpus of news published on the same day, about the same subject, in two newspapers circulating in the State of Rio de Janeiro: O Globo, representative of the “reference journalism” and the Meia Hora, representative “popular journalism”. Based on theoretical assumptions of Semiolinguistics, of Patrick Charaudeau, especially regarding the speech act as staging, the media communication agreement and the effects of patemization, try to identify what are the linguistic and discursive strategies used by each communication vehicle to seduce the audience. In addition, we show how these strategies are directly related to how each periodic design an ideal partner and how they transform the journalistic news in emotion-inducing object. We focus our analysis not on emotions effectively felt by the subject, but the emotions of which the language can be a carrier135 f.Ribeiro, Patricia Ferreira NevesCosta, Wagner Alexandre dos SantosFeres, Beatriz dos SantosAlencar, Patrícia VargasMonteiro, Caroline Lourenço2017-02-15T13:02:40Z2017-02-15T13:02:40Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2929CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-14T13:50:46Zoai:app.uff.br:1/2929Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:41.507980Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
title Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
spellingShingle Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
Monteiro, Caroline Lourenço
Notícia jornalística
Semiolinguística
Patemização
Notícia jornalística
Semiótica
Linguística
Análise do discurso
Journalistic news
Semiolinguistics
Patemization
title_short Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
title_full Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
title_fullStr Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
title_full_unstemmed Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
title_sort Efeitos de patemização em notícias jornalísticas: entre o jornalismo de referência e o jornalismo popular
author Monteiro, Caroline Lourenço
author_facet Monteiro, Caroline Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Feres, Beatriz dos Santos
Alencar, Patrícia Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Caroline Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Notícia jornalística
Semiolinguística
Patemização
Notícia jornalística
Semiótica
Linguística
Análise do discurso
Journalistic news
Semiolinguistics
Patemization
topic Notícia jornalística
Semiolinguística
Patemização
Notícia jornalística
Semiótica
Linguística
Análise do discurso
Journalistic news
Semiolinguistics
Patemization
description Este trabalho tem por objetivo flagrar os possíveis efeitos patêmicos inscritos em notícias da mídia impressa. Esta pesquisa visa, mais especificamente, refletir sobre o modo como esses efeitos de patemização contribuem para a construção de sentido no gênero focalizado. Para tanto, neste estudo, utilizamos um corpus composto por notícias publicadas no mesmo dia, sobre o mesmo assunto, em dois jornais que circulam no estado do Rio de Janeiro: O Globo, representante do jornalismo de referência, e o Meia Hora, representante do jornalismo popular. Baseados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, especialmente no que concerne ao ato de linguagem como encenação, ao contrato de comunicação midiático e aos efeitos de patemização, procuramos identificar quais são as estratégias linguístico-discursivas utilizadas por cada veículo de comunicação a fim de seduzir o público-alvo. Além disso, mostramos como essas estratégias estão diretamente relacionadas ao modo como cada periódico projeta um interlocutor ideal e de que maneira elas transformam a notícia jornalística num objeto indutor de emoção. Focalizamos nossa análise não nas emoções efetivamente sentidas pelos sujeitos, mas sim nas emoções das quais a linguagem pode ser portadora
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-02-15T13:02:40Z
2017-02-15T13:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2929
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823681507164160