O livro didático, o currículo mínimo estadual e o ENEM: uma análise sobre interações intermoleculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanon, Vanessa Sampaio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11446
Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um instrumento de avaliação que permite o acesso à educação superior em escolas federais de todo o país. Devido à sua importância, neste trabalho foi feito um levantamento acerca dos conteúdos de química que são abordados na prova no período compreendido entre 2012 e 2017. Dentre os conteúdos mais recorrentes o assunto forças intermoleculares foi escolhido como objeto de estudo nos livros didáticos que foram indicados no Programa Nacional do Livro Didático/2018 para serem utilizados nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. O livro didático é uma ferramenta importante que auxilia o professor desde a apresentação/explicação do assunto, contendo figuras e esquemas que auxiliam no processo de aprendizagem do aluno, até finalização do conteúdo com uma revisão sob a forma de exercícios. Os livros didáticos foram analisados com relação à adequação ao currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro, à contextualização com o cotidiano do aluno, à interdisciplinaridade com outras matérias e à adequação da linguagem aos alunos do ensino médio. As propostas de práticas experimentais foram avaliadas com relação possibilidade de sua aplicação, levando em consideração que a maioria das escolas públicas não apresenta uma infraestrutura adequada e que a falta de recursos é um quadro comum nas nossas escolas. As listas de exercícios também foram analisadas bem como os recursos visuais utilizados. A pesquisa mostrou que alguns livros de química estão fora dos padrões orientados, apresentando conteúdos sem nenhuma contextualização e interdisciplinaridade, além disso, metade dos livros não apresentou atividade experimental para assunto. Desse modo, o papel do professor se torna ainda mais importante para preencher as lacunas deixadas pelos livros e conseguir tornar os conteúdos mais interdisciplinares como vem sendo observado nas questões do ENEM e como vem sendo exigido atualmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O livro 3 (Ser protagonista) se mostrou o mais indicado para utilização pois foi o que mais se aproximou das características que atualmente tem sido alvo de preocupação com relação ao ensino da química
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O livro didático é uma ferramenta importante que auxilia o professor desde a apresentação/explicação do assunto, contendo figuras e esquemas que auxiliam no processo de aprendizagem do aluno, até finalização do conteúdo com uma revisão sob a forma de exercícios. Os livros didáticos foram analisados com relação à adequação ao currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro, à contextualização com o cotidiano do aluno, à interdisciplinaridade com outras matérias e à adequação da linguagem aos alunos do ensino médio. As propostas de práticas experimentais foram avaliadas com relação possibilidade de sua aplicação, levando em consideração que a maioria das escolas públicas não apresenta uma infraestrutura adequada e que a falta de recursos é um quadro comum nas nossas escolas. As listas de exercícios também foram analisadas bem como os recursos visuais utilizados. A pesquisa mostrou que alguns livros de química estão fora dos padrões orientados, apresentando conteúdos sem nenhuma contextualização e interdisciplinaridade, além disso, metade dos livros não apresentou atividade experimental para assunto. Desse modo, o papel do professor se torna ainda mais importante para preencher as lacunas deixadas pelos livros e conseguir tornar os conteúdos mais interdisciplinares como vem sendo observado nas questões do ENEM e como vem sendo exigido atualmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O livro 3 (Ser protagonista) se mostrou o mais indicado para utilização pois foi o que mais se aproximou das características que atualmente tem sido alvo de preocupação com relação ao ensino da químicaThe Exame Nacional do Ensino Médio is an instrument method that allows the access to higher education degree in public schools across the country. Due to its importance, in this work was made a research about the contents of chemistry approach in this exam between between 2012 and 2017. Among the most recurrent contents intermolecular forces was chosen as object of study in the textbooks. These textbooks were indicated in PNLD/2018 to be used in public schools in the state of Rio de Janeiro. The textbook is an important device that assists the teacher since the presentation/explanation of the subject, containing figures and schemes that helped in the student's learning process, until finalization with a review as exercises. The textbooks were analyzed in relation to; the accordance to the minimum curriculum of the state, the contextualization with the student's daily life, the interdisciplinarity with other subjects and the agreement of the language to the students of the high school. The proposals for experimental procedures were evaluated with regard to the possibility of their application, taking into account that most public schools do not have adequate infrastructure and that the lack of resources is a common framework in our schools. The exercise lists were also analyzed as well as the figures and schemes used. The research has turned out that some chemistry books are out of the standards oriented, without exposure contextualization and interdisciplinarity, in addition, half of the books have not experimental practice for the subject. Thus, the role of the teacher becomes more important to fill the gaps left by the books and to make the contents more interdisciplinary as has been observed in the ENEM issues and as currently required by Lei de Diretrizes e Bases da Educação and Parâmetros Curriculares Nacionais. Book 3 (“Ser protagonista”) has become more suitable for use for the main characteristics of the current target of interest with respect to the teaching of chemistryChacon, Eluzir PedrazziChinelli, Maura VenturaMello, Marcos Vinicius Palmeira deZanon, Vanessa Sampaio2019-09-24T13:51:14Z2019-09-24T13:51:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZANON, Vanessa Sampaio. O livro didático, o currículo mínimo estadual e o ENEM: uma análise sobre interações intermoleculares. 2018. 46 f. 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