Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antônio, Alan Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721
Resumo: Este trabalho apresenta um produto educacional foi aplicado numa turma de 25 alunos do 3º ano do curso médio. Propõe uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), baseada na teoria de aprendizagem significativa (TAS), sobre a inserção de física quântica à partir de uma atividade experimental, de forma que os próprios alunos possam manipular o experimento, coletar dados e analisar as relações entre as variáveis usando gráfico, a fim de determinar a constante de Planck . Identificando as possíveis influencias em uma atividade experimental, os alunos, através da avaliação do produto educacional, expressaram a necessidade de aulas mais dinâmicas e com uso de tecnologias de ensino. Tais dados demonstram claramente que ouve melhoria no processo de ensino aprendizagem com a obtenção de amplo desenvolvimento cognitivo do tema abordado
id UFF-2_64b438f7027d3e59252ebc7466d639a7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14935
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimentalUEPS proposal for inserting the content of quantum physics through an experimental activityEnsino de físicaFísica quânticaTeoria da aprendizagem significativaFísica (Ensino médio)Tecnologia educacionalAprendizagem significativaPhysics teachingQuantum physicsTheory of meaningful learningEste trabalho apresenta um produto educacional foi aplicado numa turma de 25 alunos do 3º ano do curso médio. Propõe uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), baseada na teoria de aprendizagem significativa (TAS), sobre a inserção de física quântica à partir de uma atividade experimental, de forma que os próprios alunos possam manipular o experimento, coletar dados e analisar as relações entre as variáveis usando gráfico, a fim de determinar a constante de Planck . Identificando as possíveis influencias em uma atividade experimental, os alunos, através da avaliação do produto educacional, expressaram a necessidade de aulas mais dinâmicas e com uso de tecnologias de ensino. Tais dados demonstram claramente que ouve melhoria no processo de ensino aprendizagem com a obtenção de amplo desenvolvimento cognitivo do tema abordadoThis work presents an educational product that was applied to a class of 25 students from the 3rd year of the high school. Proposes a potentially significant teaching unit (UEPS), based on the theory of significant learning (TAS), on the insertion of quantum physics from an experimental activity, so that the students themselves can manipulate the experiment, collect data and analyze the relationships between variables using a graph in order to determine the Planck constant. Identifying the possible influences on an experimental activity, the students, through the evaluation of the educational product, expressed the need for more dynamic classes with the use of teaching technologies. Such data clearly demonstrate that there is an improvement in the teaching-learning process with the achievement of broad cognitive development of the topic addressed144f.Penna, Thadeu Josino PereiraHelayël-Neto, José AbdallaFerreira, Douglas Santos Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2787111051231100http://lattes.cnpq.br/9369928320175297http://lattes.cnpq.br/4044332658989430http://lattes.cnpq.br/0015478917428941Antônio, Alan Pereira2020-09-15T13:42:51Z2020-09-15T13:42:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANTÔNIO, Alan Pereira. Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:59:28Zoai:app.uff.br:1/14935Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:28.694565Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
UEPS proposal for inserting the content of quantum physics through an experimental activity
title Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
spellingShingle Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
Antônio, Alan Pereira
Ensino de física
Física quântica
Teoria da aprendizagem significativa
Física (Ensino médio)
Tecnologia educacional
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Quantum physics
Theory of meaningful learning
title_short Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
title_full Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
title_fullStr Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
title_full_unstemmed Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
title_sort Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
author Antônio, Alan Pereira
author_facet Antônio, Alan Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penna, Thadeu Josino Pereira
Helayël-Neto, José Abdalla
Ferreira, Douglas Santos Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/2787111051231100
http://lattes.cnpq.br/9369928320175297
http://lattes.cnpq.br/4044332658989430
http://lattes.cnpq.br/0015478917428941
dc.contributor.author.fl_str_mv Antônio, Alan Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Física quântica
Teoria da aprendizagem significativa
Física (Ensino médio)
Tecnologia educacional
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Quantum physics
Theory of meaningful learning
topic Ensino de física
Física quântica
Teoria da aprendizagem significativa
Física (Ensino médio)
Tecnologia educacional
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Quantum physics
Theory of meaningful learning
description Este trabalho apresenta um produto educacional foi aplicado numa turma de 25 alunos do 3º ano do curso médio. Propõe uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), baseada na teoria de aprendizagem significativa (TAS), sobre a inserção de física quântica à partir de uma atividade experimental, de forma que os próprios alunos possam manipular o experimento, coletar dados e analisar as relações entre as variáveis usando gráfico, a fim de determinar a constante de Planck . Identificando as possíveis influencias em uma atividade experimental, os alunos, através da avaliação do produto educacional, expressaram a necessidade de aulas mais dinâmicas e com uso de tecnologias de ensino. Tais dados demonstram claramente que ouve melhoria no processo de ensino aprendizagem com a obtenção de amplo desenvolvimento cognitivo do tema abordado
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-15T13:42:51Z
2020-09-15T13:42:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTÔNIO, Alan Pereira. Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721
identifier_str_mv ANTÔNIO, Alan Pereira. Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935
http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823619091726336