Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um produto educacional foi aplicado numa turma de 25 alunos do 3º ano do curso médio. Propõe uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), baseada na teoria de aprendizagem significativa (TAS), sobre a inserção de física quântica à partir de uma atividade experimental, de forma que os próprios alunos possam manipular o experimento, coletar dados e analisar as relações entre as variáveis usando gráfico, a fim de determinar a constante de Planck . Identificando as possíveis influencias em uma atividade experimental, os alunos, através da avaliação do produto educacional, expressaram a necessidade de aulas mais dinâmicas e com uso de tecnologias de ensino. Tais dados demonstram claramente que ouve melhoria no processo de ensino aprendizagem com a obtenção de amplo desenvolvimento cognitivo do tema abordado |
id |
UFF-2_64b438f7027d3e59252ebc7466d639a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14935 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimentalUEPS proposal for inserting the content of quantum physics through an experimental activityEnsino de físicaFísica quânticaTeoria da aprendizagem significativaFísica (Ensino médio)Tecnologia educacionalAprendizagem significativaPhysics teachingQuantum physicsTheory of meaningful learningEste trabalho apresenta um produto educacional foi aplicado numa turma de 25 alunos do 3º ano do curso médio. Propõe uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), baseada na teoria de aprendizagem significativa (TAS), sobre a inserção de física quântica à partir de uma atividade experimental, de forma que os próprios alunos possam manipular o experimento, coletar dados e analisar as relações entre as variáveis usando gráfico, a fim de determinar a constante de Planck . Identificando as possíveis influencias em uma atividade experimental, os alunos, através da avaliação do produto educacional, expressaram a necessidade de aulas mais dinâmicas e com uso de tecnologias de ensino. Tais dados demonstram claramente que ouve melhoria no processo de ensino aprendizagem com a obtenção de amplo desenvolvimento cognitivo do tema abordadoThis work presents an educational product that was applied to a class of 25 students from the 3rd year of the high school. Proposes a potentially significant teaching unit (UEPS), based on the theory of significant learning (TAS), on the insertion of quantum physics from an experimental activity, so that the students themselves can manipulate the experiment, collect data and analyze the relationships between variables using a graph in order to determine the Planck constant. Identifying the possible influences on an experimental activity, the students, through the evaluation of the educational product, expressed the need for more dynamic classes with the use of teaching technologies. Such data clearly demonstrate that there is an improvement in the teaching-learning process with the achievement of broad cognitive development of the topic addressed144f.Penna, Thadeu Josino PereiraHelayël-Neto, José AbdallaFerreira, Douglas Santos Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/2787111051231100http://lattes.cnpq.br/9369928320175297http://lattes.cnpq.br/4044332658989430http://lattes.cnpq.br/0015478917428941Antônio, Alan Pereira2020-09-15T13:42:51Z2020-09-15T13:42:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfANTÔNIO, Alan Pereira. Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T20:59:28Zoai:app.uff.br:1/14935Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:28.694565Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental UEPS proposal for inserting the content of quantum physics through an experimental activity |
title |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental |
spellingShingle |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental Antônio, Alan Pereira Ensino de física Física quântica Teoria da aprendizagem significativa Física (Ensino médio) Tecnologia educacional Aprendizagem significativa Physics teaching Quantum physics Theory of meaningful learning |
title_short |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental |
title_full |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental |
title_fullStr |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental |
title_full_unstemmed |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental |
title_sort |
Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental |
author |
Antônio, Alan Pereira |
author_facet |
Antônio, Alan Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penna, Thadeu Josino Pereira Helayël-Neto, José Abdalla Ferreira, Douglas Santos Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2787111051231100 http://lattes.cnpq.br/9369928320175297 http://lattes.cnpq.br/4044332658989430 http://lattes.cnpq.br/0015478917428941 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antônio, Alan Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Física quântica Teoria da aprendizagem significativa Física (Ensino médio) Tecnologia educacional Aprendizagem significativa Physics teaching Quantum physics Theory of meaningful learning |
topic |
Ensino de física Física quântica Teoria da aprendizagem significativa Física (Ensino médio) Tecnologia educacional Aprendizagem significativa Physics teaching Quantum physics Theory of meaningful learning |
description |
Este trabalho apresenta um produto educacional foi aplicado numa turma de 25 alunos do 3º ano do curso médio. Propõe uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), baseada na teoria de aprendizagem significativa (TAS), sobre a inserção de física quântica à partir de uma atividade experimental, de forma que os próprios alunos possam manipular o experimento, coletar dados e analisar as relações entre as variáveis usando gráfico, a fim de determinar a constante de Planck . Identificando as possíveis influencias em uma atividade experimental, os alunos, através da avaliação do produto educacional, expressaram a necessidade de aulas mais dinâmicas e com uso de tecnologias de ensino. Tais dados demonstram claramente que ouve melhoria no processo de ensino aprendizagem com a obtenção de amplo desenvolvimento cognitivo do tema abordado |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-15T13:42:51Z 2020-09-15T13:42:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANTÔNIO, Alan Pereira. Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935 Aluno de Mestrado http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721 |
identifier_str_mv |
ANTÔNIO, Alan Pereira. Proposta de UEPS para inserção do conteúdo de física quântica através de uma atividade experimental. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2019. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14935 http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.12462431721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823619091726336 |