Estudo de representações sociais sobre física quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilger, Thaís Rafaela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio, Silveira, Fernando Lang da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132513
Resumo: Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema.
id UFRGS-2_43747c8bdd2dc226e8295c6406a6cc44
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132513
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hilger, Thaís RafaelaMoreira, Marco AntonioSilveira, Fernando Lang da2016-01-29T02:48:00Z20091982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/132513000750259Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema.This paper presents preliminary findings of a research on possible social representations shared by different social groups such as, for example, high school students. The objective is to identify some features of these representations applying multidimensional scaling to data gathered through written and numerical word association tests (TAEC and TANC). The identification of such representations might help in the process of meaningful learning of quantum physics as well as in assessing the influence of how scientific concepts are disseminated by the media on how individuals grasp the meaning of these concepts.application/pdfporRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 2, no. 2 (maio/ago. 2009), p. 1-16Ensino de físicaEnsino e aprendizagemAprendizagem significativaRepresentações sociaisFísica quânticaQuantum physicsSocial representationsMeaningful learningEstudo de representações sociais sobre física quânticaA study on social representations of quantum physics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000750259.pdf000750259.pdfTexto completoapplication/pdf214153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132513/1/000750259.pdf42ffd0b4eb898ea9ae5b9336998256c8MD51TEXT000750259.pdf.txt000750259.pdf.txtExtracted Texttext/plain37607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132513/2/000750259.pdf.txt8be607c9b12e2ba049730c56d5614530MD52THUMBNAIL000750259.pdf.jpg000750259.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132513/3/000750259.pdf.jpge1954ed8e00661e5d4b0697f19dd5c4eMD5310183/1325132024-05-08 06:40:52.480855oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132513Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-08T09:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de representações sociais sobre física quântica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A study on social representations of quantum physics
title Estudo de representações sociais sobre física quântica
spellingShingle Estudo de representações sociais sobre física quântica
Hilger, Thaís Rafaela
Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
Representações sociais
Física quântica
Quantum physics
Social representations
Meaningful learning
title_short Estudo de representações sociais sobre física quântica
title_full Estudo de representações sociais sobre física quântica
title_fullStr Estudo de representações sociais sobre física quântica
title_full_unstemmed Estudo de representações sociais sobre física quântica
title_sort Estudo de representações sociais sobre física quântica
author Hilger, Thaís Rafaela
author_facet Hilger, Thaís Rafaela
Moreira, Marco Antonio
Silveira, Fernando Lang da
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
Silveira, Fernando Lang da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilger, Thaís Rafaela
Moreira, Marco Antonio
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
Representações sociais
Física quântica
topic Ensino de física
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
Representações sociais
Física quântica
Quantum physics
Social representations
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Quantum physics
Social representations
Meaningful learning
description Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-29T02:48:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132513
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-873X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000750259
identifier_str_mv 1982-873X
000750259
url http://hdl.handle.net/10183/132513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 2, no. 2 (maio/ago. 2009), p. 1-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132513/1/000750259.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132513/2/000750259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132513/3/000750259.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 42ffd0b4eb898ea9ae5b9336998256c8
8be607c9b12e2ba049730c56d5614530
e1954ed8e00661e5d4b0697f19dd5c4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224894275387392